TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Realidade Virtual e Aumentada Realidade Virtual e Aumentada muito além dos games

Nessa trilha serão apresentadas aplicações, hardware, software, e oportunidades de negócios nas áreas de Realidade Virtual e Aumentada e áreas afins, com o objetivo de discutir, trocar experiências e aprimorar o desenvolvimento dessas tecnologias.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Expectativa x Realidade Aumentada: como se aventurar nesse mundo aumentado!
Vanessa Camargo

Você já ouviu falar em Realidade Aumentada, mas não entende direito o que é? Você já quis se aventurar nesse oceano azul, mas não sabe por onde começar? Nessa talk você aprenderá as noções básicas dessa tecnologia, além de conhecer uma aplicação simples e prática que o ajudará a surfar a onda da Realidade Aumentada. Mãos na massa!

Extended Reality: o lado da Força além da realidade virtual
Márcio Maestrelo Funes
As realidades virtual, aumentada e misturada se unem para formar um novo conceito denominado XR (Extended Reality), apontado como o futuro da imersividade. Venha para o lado da Força em uma área inovadora e cheia de oportunidades. Veja como uma tecnologia consegue oferecer outros tipos de interação além da visão, audição ou tato, permitindo maiores sensações através de simuladores. Desperte seu Jedi interior nessa palestra e descubra como se tornar um mestre no desenvolvimento desta nova tecnologia. Sinta a Força!
11:10 às 12:00 Projeto Cavalo: a experiência de desenvolver um app com AR em 48h
Marina Xavier / Pedro Cavalcante

Seis adolescentes receberam uma proposta um tanto quanto inusitada e quase impossivel, criar um app para uma das maiores feiras de artesanato do mundo em menos de 48h. Após muito trabalho e dedicaçao eles enviaram o projeto pronto. Esses adolescentes corajosos irão mostrar que nada é impossivel. Com muito trabalho e dedicação eles irão apresentar suas tecnicas um tanto quanto inusitadas mas nada falhas, e o resultado desse projeto de tirar o sono.

12:10 às 13:00 Realidade Aumentada na Web com JSARtoolKit
Anderson Burnes / Danilo Joaquim

Você conhece o termo realidade aumentada que vem ganhando mercado nos últimos anos, como no fenômeno do Pokemon Go? Saiba como funcionam jogos e aplicativos que podem utilizar a Realidade Aumentada e o JSARToolKit, ferramenta Javascript, capaz de criar Aplicações e Jogos para Web, utilizando WebGL e HTML5. Veja exemplos de aplicações e como iniciar nesse mundo maravilhoso da Realidade Aumentada para Web.

Criando Conteúdos para Realidades Imersivas
Erick Simões

Seja Realidade Virtual, Aumentada, Mista ou qualquer outra abordagem de realidade imersiva, essas novas mídias necessitam de atenção especial para que seus conteúdos sejam adequados, atendendo as especificidades desses novos formatos. Essa palestra aborda as boas práticas, cuidados e peculiaridades das tecnologias e plataformas imersivas.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como lançamos o 1o Game Brasileiro no PlayStation VR
Pedro Kayatt

Um breve relato sobre como a empresa Naked Monkey Games se transformou na VRMonkey e como ao deixar de produzir jogos acabamos produzindo o primeiro jogo Brasileiro a ser lançado para o PlayStation VR!

15:10 às 16:00 O que a Realidade Virtual e os Jogos podem te ensinar sobre um futuro mais saudável?
Fabiane Barili

Inspirada na Game Designer Jane McGonigal e no plano de ?Convencer mais pessoas a gastarem mais tempo jogando jogos maiores e melhores?, tenho como desafio unir grandes conceitos e tecnologias em prol de uma saúde melhor para as pessoas. Meu desafio é: Como a fisioterapia pode ser beneficiada de tecnologias como Realidade Virtual e Jogos? Eu tenho um plano e quero dividir ele com o mundo!

Realidade Aumentada e Marketing: do awareness às vendas com chatbots
Marcos Trinca
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16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Realidade Mista e Gamificação para Inovar
Clarissa Camargo

Entenda os conceitos de Realidade Mista e Gamificação que vêm sendo utilizados como ferramentas para inovar e melhorar processos em diversas áreas, como ensino e negócios.

A realidade virtual e seu uso como mecanismo para proporcionar qualidade de vida aos idosos acamados.
Bruce Rocha

Perante a crescente população de idosos que está ocorrendo no Brasil, nesse contexto cresce junto a demanda nos alojamentos de públicos que em cinco anos teve um aumento de 33%, em uma Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas localizado na cidade de Manaus - AM, foi feito um estudo e criação de meios para que o idoso obtenha uma evolução na sua condição de bem estar. Em vista disso, essa essa experimentação teve como objetivo expor os idosos acamados a realidade virtual como forma de lazer e observar como se comportaram após o uso. Vou relatar a experiência de conduzir essa pesquisa, quais as evoluções dos comportamentos dos idosos após a experimentação.

17:40 às 18:30 Games e gamificação: do analógico à realidade aumentada
Michele Souza / Leonardo da Silva Pereira Nunes

Na era do pensamento exponencial, onde tudo é muito rápido, instantâneo, dinâmico, ensinar parece uma tarefa complexa e desafiadora. Entretanto, motivar, engajar e mediar o conhecimento pode se tornar uma atividade assertiva e divertida por meio de técnicas de gamificação, que usam as mecânicas e design de jogos para criar soluções e experiências pedagógicas de alto impacto, além do próprio uso de jogos, incluindo para isso, as mais variadas tecnologias.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa com interesse em desenvolver, aplicar e/ou conhecer as áreas de Realidade Virtual, Aumentada e afins.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Anderson Burnes
Anderson Burnes
CEICM/Vida de Programador
Bruce Rocha
Bruce Rocha
Softplan
Clarissa Camargo
Clarissa Camargo
Universidade de Rio Verde
Erick Simões
Erick Simões
CESAR School | Mergulho VR
Fabiane Barili
Fabiane Barili
Game Developer
Marina Xavier
Marina Xavier
Oxe, bora!
Michele Souza
Michele Souza
SmartEnsino
Vanessa Camargo
Vanessa Camargo
F/Malta (a serviço para Google)

Patrocinadores

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Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


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instituição Parceira

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