TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Requisitos Ágeis Requisitos dinâmicos em um mundo de transformação ágil

A forma de elicitar os requisitos vem mudando ano após ano com a utilização de metodologias ágeis pelo mundo, afim de atender um mercado cada vez mais dinâmico e globalizado.

Como a elicitação de requisitos está sendo executada em projetos ágeis?

Como são gerenciados esses requisitos?

Quais os novos métodos? Quais são as novas práticas.

Qual o novo mindset desses profissionais que estão se adequando à nova realidade?

É isso que esta trilha se destina, para compartilhar as experiências de profissionais e organizações que buscam melhorar as suas soluções.


Esta trilha foi duplicada devido à grade procura. Veja a grade de palestras da outra sala

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Outcome vs Output
Fabrício Laguna
Contrate uma equipe para desenvolver um software e é isso que eles farão. Antes, vão fazer uma especificação com todas as funcionalidades e requisitos não funcionais para fechar o escopo e te dar um orçamento preciso. Nada de criatividade. “Nos peça e fazemos o que você pediu.” É isso o que vem acontecendo no seu negócio? Você não está sozinho. Muitas empresas vivem a mesma situação com clientes insatisfeitos reclamando que a solução não resolve o “problema” e desenvolvedores inconformados: “Que problema? Fizemos exatamente o que foi pedido! O cliente não sabe o que quer!” Esta situação tem que mudar. Conheça técnicas simples para fazer a transformação em sua empresa!
Transformando a visão da gestão pública um requisito por vez
Edson Orivaldo Lessa Junior
A Gestão Pública é conhecida como burocrática com formalizações e requisitos endurecidos pelo processo, sem falar em funcionalidades que não atendiam o negócio como um todo, mas uma necessidade de um pequeno grupo (muitas vezes uma única pessoa). Nesta palestra irei demonstrar alguns cases e técnicas que obtive sucesso na elicitação dos requisitos, adaptando a cada cenário as técnicas que melhor demonstrem as soluções e prioridades de cada evolução de softwares e serviços prestados realizados na Gestão Pública do Governo do Estado de Santa Catarina.
11:10 às 12:00 Uma figura vale mais que mil palavras: validando requisitos com prototipação
Fabrício Ramalho
Com a crescente adoção de metodologias ágeis, a prototipação surge como uma opção de ferramenta poderosa, para validarmos funcionalidades e regras de negócio. Nesta palestra te convido a refletir sobre como mapear requisitos em times ágeis com prototipação.
BUG, Problema, Incidente !!! É um requisito ?
Edson Shozo Nishi / Camila de Melo Primasi
Criar requisitos para novas funcionalidade é muito "COOL" e depois de disponibilizar o a funcionalidade em produção acaba a historia ? O que fazer os BUG's ? Como escrever esta historia ? Como priorizar ? Será que as técnicas que utilizei para as novas funcionalidades funcionam ? Vamos compartilhar o aprendizado na criação do banco C6 Bank.
User Story Mapping: Entregando valor
Renata Cristina Medeiros / Rodrigo Pereira
Como User Story Mapping pode contribuir para a escrita de User Stories que representem um fluxo de trabalho fim a fim e entreguem valor, seja testável e apta para produção; e não apenas uma parte pequena, mas sem valor.
12:10 às 13:00 Requisitos e Design: Os processos criativos de um Produto
Bianca Casale Caffaro
É muito importante para o sucesso do produto ou projeto, que a estrutura esteja organizada antes mesmo de começar a desenvolver. Estruturar um conceito e materializar uma ideia não é fácil. Ter um processo de design e definir bem os requisitos antes de desenvolver sua ideia pode economizar tempo e esforço, minimizar os custos e agregar mais valor ao cliente. Vamos apresentar alguns métodos usados no mercado (como Design Thinking, Design Sprint, Crazy Eights) e entender a importância de Requisitos e Design no começo dessa Jornada. Essas duas áreas andam de mãos dadas e possuem um único objetivo: deixar o cliente feliz da maneira mais rápida possível.
Levantamento de requisitos em times ágeis - lições aprendidas (da pior forma possível!)
Mariana Elisa Moisés / Jeniffer Lensk
Você já esteve em um time em que todos se esforçavam pra entregar o melhor para o cliente mas a entrega nunca era o que ele esperava? Os requisitos nunca eram bem descritos? A pessoa responsável pelos requisitos estimava sozinha o desenvolvimento sem consular o time técnico? Nessa talk iremos falar sobre nossa experiência em um time pequeno e nada funcional, os erros que cometemos e as lições aprendidas!
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Backlog: a única fonte de requisitos!
Fábio Aguiar
A definição de Backlog no Guia do Scrum se resume em "Backlog é a única fonte de requisitos", com isso, quando falamos de requisitos ágeis podemos afirmar que é "Backlog". Nesta palestra irei apresentar o PBB (Product Backlog Building), uma técnica de criação de backlog, ou seja, uma técnica de construção de requisitos de forma ágil.
Trilhando o caminho da inclusão, plantando empatia e colhendo valor.
Lucas Tito
Tomemos como premissa que cada indivíduo compreende aquilo que viveu. Percebamos que o diferente e a diversidade faz parte do constante aprendizado humano em seus variados campos. E é a abertura a aprender aquilo que se desconhece, muitas vezes tendo como origem a vivência de terceiros, sem julgamentos e com respeito é o que chamamos de empatia. Como esses valores e práticas estão incluídos na agilidade? como eles interferem nos requisitos? quais técnicas usar e como lidar no dia a dia com o que não se conhece? são algumas das perguntas que debateremos nesse encontro e tentaremos responder de forma colaborativa.
15:10 às 16:00 Ágil não é bagunça!
MAISA FONSECA
Um dos maiores equívocos com respeito a agilidade é achar que pra ser ágil, não pode usar documentação. Nessa palestra vamos falar sobre agilidade e requisitos, mostrando possibilidades para a documentação do seu produto.
Facilitando a Vida do PO e Dando Segurança para o Time de Desenvolvimento com o uso do BDD
RAFAEL T SANTOS / Gleica Pires Reinert

Garantir a qualidade de um produto complexo antes de colocá-lo em produção é pré requisito. Mas como fazer isso em um cenário com centenas de regras de negócio diferentes e específicas por UFs, municípios e clientes? E como garantir que todos os membros do time tenham capacidade de testar, conheçam as regras e se sintam seguros? Nessa palestra, vamos demonstrar como usamos a técnica de BDD com linguagem Gherkin na nossa empresa para fomentar o uso de uma linguagem ubíqua e gerar uma comunicação assertiva entre o Dev Team e o PO. Este case permitiu o compartilhamento de conhecimento, garantindo que as regras e cenários de negócio mais críticos fossem entendidos e automatizados com SpecFlow.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Value Streaming - um time de experiência focado em fluxo de valor, gerando negócios além do desenvolvimento de software
Alessandra Peguim Rosa / Patrícia Araujo
Nesta palestra um time multidisciplinar focado em gerar valor para o usuário mobile de um grande banco nacional apresentará um estudo de caso onde o uso das ferramentas de lean atreladas ao design thinking e aos princípios ágeis vem gerando valor, insights e reestruturação de equipes para diversas áreas, considerando as experiências online e off-line do usuário.
Levando a Experiência do Usuário para o DevTeam, o momento do QA e PO unirem forças
Rodrigo Vieira
As suas features de casos de testes são o que o seu produto precisa nesse momento? O QA está próximo do PO o suficiente para alinhar a expectativa do produto e ajudar a fluir isso no DevTeam? Quando obtenho uma visão realista do desempenho do produto, utilizando ferramentas como Google Analytics, posso realizar análises que influenciam os casos de testes, e assim aumentar a cobertura com mais qualidade. QA pensando em comportamento do usuário, se aprofundando no negócio, trabalhando em pair com o PO, ajudando a estreitar o relacionamento entre produto e DevTeam e ainda amadurecendo suas habilidades técnicas! Afinal, o QA deve ser somente técnico ou pensar em negócios também?
17:40 às 18:30 Funil do Produto Enxuto - Os desafios de se entender o que realmente precisa ser feito
Marcelo Neves
Trabalhar com requisitos ágeis significa procurar entender o que realmente precisa ser feito para entregar ao cliente o que ele precisa. São muitos os desafios na construção de um produto de software. Uma técnica que criei e utilizo é a do Funil do Produto Enxuto. Somente o que passa pelo funil se prova útil de ser implementado. Nesta palestra vamos conversar sobre como funciona e como implementar esta técnica que tenho adotado nos últimos anos para entregar para o cliente aquilo que ele precisa e não apenas o que ele diz precisar.
Pocket Lean Inception - como fizemos Inceptions que cabem no nosso tempo
Teo Inke
Lean Inceptions são muito úteis, mas sempre há resistência em passar uma semana inteira em dinâmicas. Na XP adaptamos o método para rodar em um dia, e vem rendendo ótimos resultados! Vamos falar como fazemos essa 'Pocket Lean Inception' e quais os prós e contras de cada etapa.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócio, Analista de requisitos, Product Owners, Business Owners, Analistas de testes, QA, GPs, Analistas de sistemas, desenvolvedores, líderes de equipe, scrum master, agile coach


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Edson Orivaldo Lessa Junior
Edson Orivaldo Lessa Junior
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Edson Shozo Nishi
Edson Shozo Nishi
C6 Bank / Globalcode
Fábio Aguiar
Fábio Aguiar
ACCENTURE
Fabrício Laguna
Fabrício Laguna
Gigante Consultoria Empresarial Ltda
Jeniffer Lensk
Jeniffer Lensk
Itau Unibanco
MAISA FONSECA
MAISA FONSECA
Knowledge21
Marcelo Neves
Marcelo Neves
CANAL VALOR
RAFAEL T SANTOS
RAFAEL T SANTOS
GovernançaBrasil S/A
Rodrigo Vieira
Rodrigo Vieira
Platform Builders
Teo Inke
Teo Inke
Accenture

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online