TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Serverless Menos gerenciamento de servidores, mais tempo pro negócio!

Todas as nuances de se trabalhar com arquitetura "sem servidor abordando responsabilidade única com funções como Microservices, Nanoservices e conectando serviços de forma automática como Filas, API Gateway, Streaming de Eventos, Banco de Dados e etc.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Entendendo Serverless
Lucas Santos

Cansado de ter que se preocupar com suas máquinas e custos na nuvem? Imagine como seria bom pagar somente pelo que você usa e nunca mais ter de se preocupar com servidores consumindo seu budget, bem vindo ao universo serverless!

? now - Vou lhes apresentar um novo conceito para serverless, agora!
Fernando Migliorini Tenório
Vou falar um pouco sobre o serverless de verdade: o now. E vou contar como ele vem crescendo e como ele é realmente fácil de utilizar.
11:10 às 12:00 Desmistificando FaaS
William Almeida / Kimmy Wu
Quando falamos em desenvolvimento de aplicações um dos maiores problemas é a falta de agilidade oferecida pelas soluções tradicionais, em que é necessário providenciar, configurar e gerenciar a toda a infraestrutura necessária. Soluções serverless vieram para resolver isso e uma solução particularmente interessante para os desenvolvedores são as Function as a Service. A abstração que FaaS providencia é você fazer seu deploy na nuvem e não se preocupar com administração por trás disso, algo que tem sido oferecido por muitas empresas de Cloud.
Função como Serviço (FaaS), onde e porque errei ao usar?
Alexandre Rodrigues da Silva
Função como serviço é um bom exemplo de Serverless, um tema da moda, e um serviço fantástico, sem dúvida, mas em alguns casos pode ser uma grande "trapalhada" o seu uso. Nessa apresentação mostrarei alguns erros comuns que são cometidos ao desenhar uma solução, pontos que muita gente só vê depois que implementou e já é tarde demais, e pior, para corrigir terá um trabalho enorme.
12:10 às 13:00 Microservices com Azure Functions + Triggers - Muito além do HttpTrigger
GUSTAVO CESAR GONÇALVES SOARES
Em uma arquitetura Microservices encontramos inúmeros desafios relacionados a comunicação, integração e integridade dos dados. Quando levamos essa arquitetura para o contexto serverless na Azure Cloud nos deparamos com muitos exemplos utilizando o difundido Azure Functions HttpTrigger. Mas será que somente ele é suficiente? Será que não existem formas mais fáceis para se estruturar um microservice? Nessa palestra veremos que o poder de uma Azure Function vai muito além de um simples HttpTrigger. Utilizaremos Blob Storage, Eventhub, CosmosDb, dentre outros produtos altamente integrados com Azure Functions. Bora lá?
Azure Function + Código Front-end = Deu bom!
Igor Luiz Halfeld

Eu trabalho em uma empresa que tem muitas landing pages e queríamos padronizar elas com um repositório de componentes Vue.js que temos aqui para as dashboards. Então usamos Server Side Rendering com Vue.js e as Azure Functions, resumindo, temos uma function para cada landing e um custo bem baixo de cloud, quero mostrar esse case e como fazer :D

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Crie seu jardim inteligente totalmente serverless!
Maria Ane Dias / Fernando Sapata
Crie seu jardim inteligente e nunca mais deixe suas plantinhas morrerem. Com uma arquitetura 100% Serverless você vai interagir com suas plantas usando chatbot, Echo, tirar fotos do seu jardim e gerar um time-lapse para acompanhar o crescimento das suas plantas, além de monitorar o ambiente com sensores e poder tomar decisão de águar ou não sua planta usando processamento na borda.
Se juntássemos Serveless com Containers, o que daria? Um novo paradigma de Serveless, conhecam o FN project!
Alberto Cardoso / Davi Piala
Crie aquela função amável, depois veja ela rodando em todos os lugares. Veja como esse projeto funciona e como ele pode ajudar você ou sua empresa a democratizar o conceito de serveless em containers. O Fn Project é uma plataforma serveless open-source no qual você consegue fazer um deploy de funções em servidor Fn no qual automaticamente executa e gerencia essas funções. Se aprochegue e aprenda na prática!
15:10 às 16:00 Serverless e Java: essa combinação é possível
Evandro Pires da Silva
Sim, é possível desenvolver aplicações serverless usando Java. Entenda os conceitos básicos sobre Serverless e como você pode fazer suas aplicações usando Java adotando as melhores práticas para isto, tudo baseado em exemplos já aplicados na prática.
Serverless + Containers = Uma combinação perfeita
Douglas Augusto Ferreira Araujo
Nessa palestra irei demonstrar com mão na massa, passo a passo de criar um container e usar um serviço gerenciado serverless para escalar esse workload. Este serviço é baseaso no Knative e vou desmotrar esse mesmo workload rodando dentro de um cluster de Kubernetes também de forma serverless.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Kubernetes, Istio e Knative: A nova cloud stack
Luram Archanjo
Ao longo dos anos, os estilos arquiteturais vem se evoluindo com o Microservice, Service Mesh e Serverless. Não seria bacana termos todas elas trabalhando em conjunto para agregar valor ao nosso negócio? Pois bem, apresento a nova cloud stack: Kubernetes, Istio e Knative que são totalmente Open Source. Portanto, nesta palestra apresentarei o mais novo integrante do time, o Knative! Que traz características serverless em nossa arquitetura, usufruindo do Istio para roteamento de tráfego entre funções versionadas, dentre outras funcionalidades e estratégias que irei demonstrar ao decorrer da palestra.
17:40 às 18:30 Atingindo desacoplamento total com CloudEvents
Paulo Alberto Simões

Nessa sessão iremos explorar como atingir um dos paradigmas da Cloud Native, o desacoplamento de soluções, através da adoção de padrão CloudEvents. CloudEvents é uma projeto da Cloud Native Computing Foundation que tem obtido uma rapida evolução devido ao interesse de grandes players como Oracle, Azure, dentre outros.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos de Sistemas, Desenvolvedores, Analistas de Infraestrutura e interessados por tendências tecnológicas na área de TI.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Fernando Sapata
Fernando Sapata
Amazon Web Services
Igor Luiz Halfeld
Igor Luiz Halfeld
TC (tradersclub)
Luram Archanjo
Luram Archanjo
Mercado Livre

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online