TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Quarta Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Micronaut: Mudando a maneira como construímos microservices
Luram Archanjo
Ao longo dos anos a arquitetura de microservices vem sendo amplamente adotada em conjunto com o Spring Boot. Mas recentemente, estamos presenciando a ascensão dos microframeworks como Micronaut, que inovou o modo de como construímos microservices provendo baixo consumo de memória, rápido startup, non-blocking e outras importantes características que irei demonstrar e conceituar nesta palestra.
Designing Bulletproof Code
Otávio Santana

There is no doubt about the benefits of good coding practices bring, such as clean code, easy maintaining, and a fluent API. However, do best practices help with data integrity? This discussion came up, mainly, with new storage technologies, such as the NoSQL database, that do not have native validation that the developer usually faces when working to SQL schema. A good topic that covers clean code is whose objects expose behavior and hide data, which differs from structured programming. The goal of this presentation is to explain the benefits of using a rich model against the anemic model to get data integrity and bulletproof code.

11:10 às 12:00 Menos docker, mais serverless!
Andre Baltieri

Docker assumiu um papel importante no cenário atual, inclusive para desenvolvedores, mas você já parou para pensar como será o futuro das infras de nossas aplicações? Com a popularização do Serverless, ainda terá espaço para o Docker no futuro?

12:10 às 13:00 2 Ferramentas para Entregar Código 2x Mais Rápido (Ainda HOJE!)
Rodrigo Moutinho / Elder Moraes
Já parou para pensar na quantidade de tarefas que você precisa fazer todos os dias que poderiam ser muito mais rápidas e confiáveis? Pois é! Com a correria do dia-a-dia as vezes não percebemos o quão improdutivo estamos resolvendo apenas um problema um atrás do outro. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas duas em especial podem transformar totalmente sua produtividade em tempo de desenvolvimento. Participe dessa palestra e aprenda como turbinar seu ambiente com um único comando, entregando seu código muito mais rápido!
Automatizando testes Android e iOS com o mesmo código
Eduardo Finotti

A automação de testes para dispositivos móveis ainda assombra muitos profissionais do meio da qualidade de software. Porém, é tão simples quanto escrever testes pra web.

Em 2 meses foram implementados todos os fluxos principais do aplicativo da Delivery Much, e pasmem: Android e iOS. E agora a cereja do bolo: COM O MESMO CÓDIGO!

Vou mostrar o caminho das pedras, de como iniciar o projeto de automação de testes mobile (Android e iOS), utilizando o framework CodeceptJS + Appium.

13:10 às 14:00 Como a Análise de Sentimento em Áudio pode nos ajudar a atender melhor os nossos clientes?
Peterson Katagiri Zilli / José Maia

O cliente tem uma dúvida ou um problema e liga para o SAC. Do outro lado da linha, um atendente ouve atentamente o áudio da ligação e resolve o problema. Esta apresentação vai mostrar como você pode alavancar o poder deste áudio puro para detectar automaticamente momentos de stress na ligação. Apresentarei a construção de um modelo a partir de dados públicos e também as dificuldades enfrentadas por nós na implantação de um modelo similar em um banco.

14:10 às 15:00 Backlog: a única fonte de requisitos!
Fábio Aguiar
A definição de Backlog no Guia do Scrum se resume em "Backlog é a única fonte de requisitos", com isso, quando falamos de requisitos ágeis podemos afirmar que é "Backlog". Nesta palestra irei apresentar o PBB (Product Backlog Building), uma técnica de criação de backlog, ou seja, uma técnica de construção de requisitos de forma ágil.
Trilhando o caminho da inclusão, plantando empatia e colhendo valor.
Lucas Tito
Tomemos como premissa que cada indivíduo compreende aquilo que viveu. Percebamos que o diferente e a diversidade faz parte do constante aprendizado humano em seus variados campos. E é a abertura a aprender aquilo que se desconhece, muitas vezes tendo como origem a vivência de terceiros, sem julgamentos e com respeito é o que chamamos de empatia. Como esses valores e práticas estão incluídos na agilidade? como eles interferem nos requisitos? quais técnicas usar e como lidar no dia a dia com o que não se conhece? são algumas das perguntas que debateremos nesse encontro e tentaremos responder de forma colaborativa.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 UX research real oficial - As coisas que ninguém fala sobre pesquisa
Rafaela de Souza da Silva
É muito comum vermos muitos resultados de pesquisa e suas aplicações. Mas na prática, quando se fala de UX research, as grandes descobertas escondem uma parte que não costumamos ver, a parte anterior as apresentações de resultados, que ditam o sucesso da pesquisa, mas que dificilmente são mostradas. Nesta palestra falo da prática do UX research, a parte nada glamurosa, porém muito necessária: as dificuldades em selecionar método, delimitar perfil, quantidade de participantes, definição de recompensa, local, configuração de atividades, entre tantos outros e os problemas recorrentes nesta preparação para que seja
UX para crianças: projetar, melhorar e tornar as experiências digitais incríveis.
Anne
Projetar boas experiências digitais para crianças pode ser uma tarefa extremamente difícil, levando em consideração uma série de limitações. Na verdade, a criança precisa de uma interface que leve em conta as características de desenvolvimento em cada estágio e o conjunto de habilidades que possui em diferentes idades. Vamos descobrir como as crianças se relacionam com a tecnologia e a evolução da UX neste contexto.
16:40 às 17:30 Por que e como ter aplicações com mais privacidade e segurança: um estudo de caso do WhatsApp para Android
Marcelo Ricardo Quinta
O que é privacidade e o que isso tem a ver com a segurança da sua aplicação e o protocolo que você está usando? Vamos discutir alguns detalhes de como fizemos isso no WhatsApp e o que você pode fazer no seu aplicativo Android.
17:40 às 18:30 Technical Project Management at Nubank
Vinicius Andrade

Venha descobrir como é praticado Technical Product Management no Nubank. Entenda porque criamos equipes que atendem a engenharia como cliente interno, e os desafios de gerenciar produtos de alta complexidade técnica. Vamos compartilhar exemplos reais dos nossos times, práticas e ferramentas, ilustrando como é possível alinhar as necessidades técnicas e de negócio.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Anne
Anne
Santander Brasil
Fábio Aguiar
Fábio Aguiar
ACCENTURE
José Maia
José Maia
Santander
Luram Archanjo
Luram Archanjo
Mercado Livre
Marcelo Ricardo Quinta
Marcelo Ricardo Quinta
Software Engineer
Rafaela de Souza da Silva
Rafaela de Souza da Silva
Gerente de UX Design
Rodrigo Moutinho
Rodrigo Moutinho
Square Enix Montreal

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online