TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Sábado Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Precisamos ter ? Skin in the Game? para gerarmos melhores resultados !
Ari do Amaral Torres Filho

Agora mais uma buzzword apareceu como fruto do mais novo livro do Nassim Taleb : ? Skin in the game ? . Mas isso não já existia anteriormente? - O que é de fato Skin the game ? - Quem precisa ter ? - Se eu não tiver Skin the game o que acontece? -Skin the game potencializa os resultados do meu trabalho? - Questionaremos o Skin in the game de alguns pápeis como agile coach, Scrum Master, PO, Consultor, Trainer e a importância ou não de possuir o polêmico Skin in the game.

Coletamos a opinão de vários famosos agilistas sobre o assunto e queremos questionar dúvidar das verdades estabelecidas !

Topam o desafio? Vamos juntos !
11:10 às 12:00 Docker - do zero a produção
Francisco Freire

Nessa apresentação, iremos abordar desde o ínicio como subir um projeto para produção, como modelar, como planejar e pensar no que é necessário para subir sua aplicação em um ambiente docker.

12:10 às 13:00 Aplicação de Inteligência Artificial em Segurança da Informação
Pedro Bezerra

O dia a dia da segurança da informação apresenta diversas atividades recorrentes, aumentando a probabilidade de pequenos erros. Estes pequenos erros podem gerar grandes problemas como vazamento de dados e invasões. Será que podemos pedir ajuda para uma Inteligência Artificial? Veja nesta talk protótipos de inteligência artificial ajudando o profissional de segurança.

Explorando segurança em Kubernetes
Carol Valencia
Explorar as camadas de segurança no container e orquestrador Kubernetes, ferramentas que nos ajudem a evitar vulnerabilidades e implementar politicas de segurança.
13:10 às 14:00 Inclusão a partir da codificação
Alexandre Santos Costa

Uma boa base de código não é apenas questÃo de qualidade e garantia de evoluçÃo de seu produo. Técnicas de Clean Code permite que pessoas de diferentes backgrounds se beneficiem de diferentes formas. Trago nesta palestra o que má práticas implicam na inclusão de pessoas com deficiencia

14:10 às 15:00 Técnicas de virtualização de dados com PostgreSQL
Dickson Guedes

Será apresentado o conceito de virtualização de dados aplicado na prática utilizando o PostgreSQL como a plataforma para gerenciá-la. Serão apresentados técnicas, conceitos, limitações, utilidades e o valor desta arquitetura alinhado à governança como um todo.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Mobile DevOps: O caminho do sucesso para desenvolvimento de aplicativos
Letticia Nicoli

Entenda como a cultura DevOps no mundo Mobile pode nos ajudar a antecipar problemas e alcançar uma melhoria contínua desde o desenvolvimento até após o lançamento do seu aplicativo.

Building your own ride share app
Richard Sueselbeck
When was the last time you were truly lost? Thanks to the maps and location technology in our phones, a whole generation has now grown up in a world where getting lost is truly a thing of the past. Location technology goes far beyond maps in the palm of our hand, however. Today it is at the heart of a broad range of applications, from logistics to games, from social networks to ridesharing. In this talk, we will explore how a ridesharing app works. How do we discover our destination? How do we find the closest driver? How do we find the best route to the destination? To answer these questions, we will be learning about a variety of location APIs, including Maps, Positioning, Geocoding etc.
16:40 às 17:30 REST ou GraphQL: E agora?
Rodrigo Branas

Nesta palestra, vamos abordar as origens do protocolo HTTP entendendo seu propósito incial e a evolução até Roy Fielding propor a utilização dos seus recursos na modelagem de uma nova forma de interagir por meio do REST. Além disso, o objetivo é entender onde estão os pontos fracos do REST e como eles podem impactar a sua aplicação e por fim entender como o GraphQL amadurece este modelo por meio da formalização de uma query language.

17:40 às 18:30 Estrutura de Dados é <3
FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
Eu amo Estrutura de Dados. Apresentação para iniciantes! Se você acredita que isso é possível, venha curtir uma pequena amostra de códigos e discussões apaixonadas. Recursão. Vetores. Pilhas e Filas. Algoritmos de Ordenação: inserção, seleção, mergesort, quicksort. Algoritmos de Enumeração. Boyer-Moore. Teoria dos Grafos. Deixe seus traumas e venha ser feliz.
O melhor do typing: é opcional
Luciano Ramalho
Outro dia eu codava um algoritmo complexo em Python, e topei com um bug que me perturbou por algumas horas. Daí resolvi colocar type hints no código e logo o Mypy me falou onde eu tinha errado! Se alguém me falasse em 2010 que no futuro próximo Python adotaria tipagem estática, eu perguntaria o que a pessoa fumou. Cá estamos em 2019 e o módulo typing está na biblioteca padrão, é suportado por ferramentas livres (ex. Mypy) e proprietárias (ex. PyCharm), e foi adotado em algumas empresas (ex. Dropbox, onde trabalha o Guido van Rossum, que por acaso é o 2º maior contribuidor do Mypy). Eu via com muita desconfiança essa inovação recente do Python, até que resolvi experimentar e estou curtindo. Ajuda a tornar o código mais legível, ao especificar o que as funções?
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carol Valencia
Carol Valencia
Solution Architect
Luciano Ramalho
Luciano Ramalho
ThoughtWorks
Pedro Bezerra
Pedro Bezerra
Grupo DPSP

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online