TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Sexta Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Microservices RESTLess e Event-Driven Architecture
Edson Yanaga

Já aprendemos como criar nossos endpoints REST com sucesso. Entretanto, mesmo que REST sobre HTTP seja importante neste novo mundo de APIs, grande parte das integrações entre serviços corporativos ainda deve utilizar uma Arquitetura Orientada a Eventos sobre uma plataforma baseada em mensagens.

A maioria dos desenvolvedores tem um mindset de requisição/resposta na cabeça, e há aqueles que acreditem que serviços de comunicação baseados em mensagem seja "difíceis". Quer pensar diferente? Então junte-se a nós nesta palestra para entender como tecnologias como ActiveMQ, Kafka e Camel podem criar arquiteturas de Microservices distribuídas, resilientes, e performáticas.

11:10 às 12:00 IaaC - Autonomia, rastreabilidade, agilidade com Terraform e Pipeline
Diego Ragazzi / Smailli Moraes
Dar autonomia para mudanças na infraestrustura para várias pessoas pode ser um desafio ou um pesadelo em muitos lugares. A ideia dessa talk é apresentar como alcançamos isso utilizando Terraform e a lógica que criamos com pipeline libraries (Jenkins) para promoção de criação da infra como código passando pelos ambientes de sandbox, staging e produção. Apresentarei como demos essa autonomia em conjunto de controle para que os próprios desenvolvedores possam fazer alterações em um ambiente controlado, com aprovações e registros de cada ação.
12:10 às 13:00 Arquitetura Evolutiva, o segredo da arquitetura ágil
André Paulovich

Ao começar qualquer iniciativa digital, seja um produto ou serviço que envolva tecnologia, a única grande certeza que temos é que tudo que planejamos no inicio fatalmente irá mudar. Neste contexto de grandes incertezas, como fica o papel de um arquiteto de softwares que tem a responsabilidade de garantir que a tecnologia seja sempre bem empregada. Como planejar o futuro de um software que não sabemos exatamente onde irá chegar? Como garantir evoluções seguras para necessidades que ainda não conhecemos? Se você também já passou por situações parecidas... acredite, existem estratégias para absorver mudanças contínuas numa arquitetura de software, vamos conhecê-las.

TI Bimodal: Lá e de Volta Outra Vez - Uma Abordagem com Data Driven Architecture
Rodrigo Felicio dos Santos
A prática de Arquitetura Corporativa nunca foi tão complexa. Com a demanda inegável de uma TI Bimodal nas empresas, conseguir endereçar temas tradicionais da organização e temas modernos, provenientes do mundo digital torna-se cada vez mais desafiador. Nessa sessão pretendo endereçar tais desafios e apresentar uma solução baseada em arquitetura orientada a dados tendo um case da indústria de Financial Services e Insurance como referência para a discussão.
13:10 às 14:00 Como a transformação digital impacta o modelo de negócios no segmento do Turismo
Mariana Mello Campos
A apresentação visa mostrar como a transformação digital está impactando a indústria do turismo, seja através de sistemas integrados (entrada) com fornecedores, a plataformas de distribuição (saída). A indústria do turismo vêm atualizando a maneira como constrói o seu modelo de negócios para atender uma demanda cada vez mais conectada e exigente. Com a minha experiência de mais de 15 anos no turismo, passando pelas maiores empresas do país e atuando em diversos segmentos do setor, gostaria de apresentar o novo modelo de negócios de turismo, bem como apontar que apesar da semelhança com o Varejo, é um setor completamente diferente.
O desafio da agilidade no setor público. Por onde começar?
Danieli de Paula

Em 2018 iniciamos o projeto Pátio Digital, uma iniciativa criada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo(SME) que tem como um dos seus objetivos desenvolver serviços digitais e ferramentas tecnológicas para atender às necessidades da comunidade escolar. Estamos passando pelo processo de transformação digital no qual enfrentamos diversos desafios adaptando o Scrum à realidade do serviço público.

Como estamos conseguindo superar as adversidades de atuar em parceria com os servidores públicos na rede de educação que possui mais de 1 milhão de alunos matriculados?

Nesta palestra, abordarei sobre as nossas estratégias e os primeiros passos realizados até aqui.

14:10 às 15:00 Como colocar modelos TensorFlow em produção com C++ (Desktop e Android)
Arnaldo Gualberto de Andrade e Silva
Nem sempre é possível disponibilizar modelos de Deep Learning como um serviço através de API. Além disso, às vezes também é necessário que esse mesmo modelo rode num dispositivo Android sem necessidade de conexão com a internet. Nesses casos, o Python pode não ser a linguagem mais adequada para essas tarefas. Nessa palestra, nós vamos aprender como utilizar modelos TensorFlow treinados no Python diretamente no C++ para fazer inferência. Todo o processo será detalhado: desde o build do TensorFlow a partir do código fonte original até a configuração do projeto e utilização da API C++ do TensorFlow em CPU e GPU.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Porque é tão difícil usar o modelo evolucionário em equipes e organizações
Samuel Moro Bergamo Cavalcante / Lula Rodrigues

As palavras Kaizen e Kaikaku, provavelmente você já ouviu falar. Mas se Kakushin e Kaiaku? Vamos falar um pouco sobre os 4 Ks que permeiam o sistema organizacional entrando no porque aceitamos tanto a ideia de fórmulas prontas (Squad).

16:40 às 17:30 Power BI - Realtime Data, Text Sentimental Analysis with local audience
Fernando Garcia

Dados em tempo real, mostraremos duas maneiras de consumir dados no Power BI: 1 - IoT gerando dados simulados de sensores via Azure Stream Analytics e consumindo em tempo real no Power BI; 2 - Utilizaremos apps presentes no Office 365, essa DEMO irá construir um formulário (Microsoft Forms) para garantir o input de dados da platéia em um Real-time data set que será visualizado em tempo real no Power BI com análise de sentimentos via Azure Cognitive Services para o público presente.

17:40 às 18:30 Usando event sourcing e Typescript para auditar sua aplicação
Lucas Santos

Você já pensou em controlar cada aspecto de sua aplicação? Poder voltar no tempo e desfazer o que foi feito sem nenhum problema? Corrigir erros e bugs em um piscar de olhos? Então provavelmente o Event Sourcing é o que você está procurando, e ele fica ainda melhor quando usamos Typescript!

Nesta talk vamos ver:

  • Organização de código baseada em uma arquitetura DDD + MVC
  • Como usar Typescript para tipar seu código usando eventos e melhorar drasticamente sua produtividade
  • Como usar Typescript para gerenciar entidades e eventos de forma que você possa controlar o fluxo de dados completamente
  • Como aplicar o padrão event sourcing em sua aplicação
Analisando código usando o compilador do TypeScript
Giovanni Bassi

O compilador do TypeScript é aberto e possui APIs que podemos utilizar para entender as estruturar de código TypeScript, JavaScript, e até mesmo JSON. Nessa palestra veremos como fazer para ler esse código, entender sua AST (Abstract Syntax Tree) e até mesmo fazer modificações.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

André Paulovich
André Paulovich
ION Sistemas
Fernando Garcia
Fernando Garcia
Canal Planilheiros
Smailli Moraes
Smailli Moraes
Sitio do Mandaqui

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online