TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Terça Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Falhem comigo e sejamos melhores
Juliano de Paulo Ribeiro
Só os melhores vencem. Só os fortes sobrevivem. Não são permitidas falhas nesse mundo competitivo e cada erro será cobrado de você de maneira que não o cometa novamente. Parece um discurso exagerado, meio darwinista, mas posso afirmar com pouca chance de errar que muitas empresas, gestores e mesmo os seus funcionários ainda pensam dessa forma. Nesse cenário tão hostil, como implantar uma cultura ágil?
O que aprendi ao expandir meu papel de Agile Coach além dos times
Wesley Zapellini
Após o final de 2017 minha atuação como Agile Coach se expandiu. Era antes limitado a um time e passei a lidar com desafios de organizações ou áreas inteiras. Tive a oportunidade de vivenciar experiências muito enriquecedoras pessoal e profissionalmente nestes últimos 2 anos. Nesta sessão pretendo compartilhar estas experiências enquanto agente de mudança, na forma de lições aprendidas e recomendações. Abordarei assuntos relacionados a todo o ciclo de vida de uma mudança/evolução, desde a "venda" da ideia até o encerramento das atividades. Se você está realizando ou gostaria de realizar uma mudança no seu ambiente de trabalho e gostaria de se preparar melhor, venha comigo!
11:10 às 12:00 .NET Core 3.0 e ASP.NET Core 3.0 Deep Dive: conhecendo as principais novidades
Renato Groffe

O .NET Core e o ASP.NET Core mudaram completamente a forma como Desenvolvedores .NET implementam soluções, caminhando agora para a sua versão 3.0 e passando sempre por uma grande evolução a cada novo release. Acompanhe esta apresentação para saber mais sobre destaques atuais do .NET Core 3.0 e do ASP.NET Core 3.0, bem como de que forma estas novidades podem ser úteis na construção de aplicações modernas.

.NET CORE 3.0: SignalR - configurando suporte para Streaming
Alessandra Soares Santos

Demonstrar de forma prática, a configuração de streaming usando SignalR para a versão .NET Core 3.0 Preview 2. Abordar, rapidamente, o conceito de SignalR e suas principais funcionalidades. Benefícios dessa nova feature inserida no SignalR.

12:10 às 13:00 Seu cliente já pode ter cancelado (e você não sabe)
Hiram Damin
Quais são os principais pontos de alerta de contas que podem estar sinalizando cancelamento desde o primeiro mês até o momento da renovação. Dicas importantes para evitar futuros cancelamentos. Insights, dicas e como monitorar contas durante 12 meses de gerenciamento e ter sucesso com seus clientes.
Porque você deveria ter Customer Success na sua empresa
Roberta Silva
O Customer Success é mais do que um método, um departamento ou um profissional. É a cultura da empresa. Como entender essa mudança no comportamento do consumidor e construir uma cultura dentro do negócio, atingindo todos os departamentos e processos da empresa para garantir satisfação, por consequência expansões, fidelidade, indicações e renovação dos clientes.
13:10 às 14:00 Design Thinking & Kanban na criação de estratégia de negócios e projetos - Uma combinação perfeita
Samuel Thome

Que tal utilizar o Design Thinking para mapear as principais estratégias de equipes multidisciplinares ou novos projetos e ainda acompanhar tudo isso através de um Portfolio Kanban? Isso é super possível e se tornou uma boa prática, através de alguns exemplos e técnicas, iremos mostrar como a utilização de processos claros e simples podem trazer resultados surpreendentes, criando estratégias e projetos bottom-up, com formas diferentes de se aplicar o Design Thinking e mostrando a utilização do Portfolio Kanban incentivando assim, a sinergia entre times multidisciplinares.

Emergindo comportamento: das entrevistas com usuários para as personas
Rodrigo Luiz Carneiro de Souza

Pesquisas com usuário envolvem dias de preparação, execução e tabulação. Mas após coletar esse material, como resumi-lo em personas? Como fazer emergir das pesquisas personas representativas? Tive esse desafio após 30 entrevistas aprofundadas, páginas de anotação e quase 48 horas de conteúdo em áudio. Para resumir a pesquisa utilizei o artigo sobre criação de personas do fluidproject.org, uma plataforma open source. O ganho dessa abordagem foi "a escala de afinidade", uma lista de 8 a 15 itens, utilizados para classificar comportamentos dos entrevistados. Cada item foi avaliado de 1 a 4. Ao final desse processo foi criado um ?caminho visual? que foi a base do compartamento das personas.

14:10 às 15:00 The quest to the language Graal: one JVM to rule them all
Elder Moraes
É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs). Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem! Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e constrói software.
Conhecendo e aplicando um outro paradigma sem sair de sua linguagem favorita
Rafael Nunes Vieira
Muito se tem falado sobre o paradigma de programação funcional, linguagens com este paradigma tem se popularizado por fornecerem ao software uma melhor legibilidade, torná-lo menos suscetível a erros e permitir de forma mais fácil seu processamento em paralelo. Nesta palestra iremos entender os conceitos por trás deste paradigma e como esta nova forma de pensar pode tornar você desenvolvedor um melhor profissional, escrevendo códigos mais legíveis e coesos, menos suscetíveis a falhas (less error prone) e não menos importante mais performáticos. E tudo isso sem sair de sua linguagem favorita, o Java é claro!
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Arquitetura de dados pra Power BI. O que é? Aonde vive? O que come?
Claudio Bonel da Silva / Fernando Garcia

Neste Talk, os MVPs Fernando Garcia e Claudio Bonel apresentarão como uma arquitetura de dados bem implantada pode trazer diversos ganhos de performance, manutenção e gestão do dado.

Será 99% prática, utilizando o Azure SQL DB, Azure Analysis Services e o Power BI, de modo que ao final da palestra tanto Bonel, quanto o Garcia, quanto você possamos descobrir o maravilhoso e fantástico mundo da Arquitetura de dados para Business Intelligence! Te aguardamos na trilha!

16:40 às 17:30 Programando a Internet do Futuro por meio das Redes Definidas por Software
João Maia
A área de redes de computadores é bem tradicional e bem provável mesmo que não sendo da área você conheça roteadores Ciscos e tenha noção de preços e o quão são fechados esses hardwares. Esses aparelhos de mercado são verdadeiras caixas misteriosas que não permitem grandes modificações e não temos garantias de privacidade. Software-defined networking (SDN) é a tecnologia que promete mudar isso e já é uma realidade no mercado com o OpenFlow permitindo programar redes tanto na camada de plano de dados quanto na de controle. Além disso, essa abordagem nos da outros benefícios como mudar a forma de roteamento da rede, soluções melhores de balanço de carga, monitoria e muito mais.
17:40 às 18:30 Porque saber o que você quer pode te deixar menos ágil
Evandro Silvestre

Frequentemente falamos sobre desenvolvimento iterativo incremental. Mas realmente sabemos o que é isso? É comum ver times pensando em MVP (ou features), quebrando em histórias e fazendo entregas pequenas. Só que essas entregas são incrementais pois acreditam que sabem o que querem. Mas no mundo dinâmico que vivemos, saber o que quer é menos eficaz e te deixa enviesado quando analisa o feedback do cliente. Precisamos abraçar a incerteza e pensar em produtos sem saber o que queremos e trabalhar de forma mais interativa do que incremental. Nessa talk, vamos falar sobre como navegar pelo desconhecido, a diferença entre iterativo e incremental, quando usar um, quando usar outro ou quando combinar

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Fernando Garcia
Fernando Garcia
Planilheiros
Hiram Damin
Hiram Damin
Manual do Customer Success
João Maia
João Maia
Pagar.me
Juliano de Paulo Ribeiro
Juliano de Paulo Ribeiro
Aspercom Educação Corporativa
Renato Groffe
Renato Groffe
Microsoft
Roberta Silva
Roberta Silva
Consultoria de Sucesso
Rodrigo Luiz Carneiro de Souza
Rodrigo Luiz Carneiro de Souza
UX Design and Professor
Samuel Thome
Samuel Thome
Globo.com
Wesley Zapellini
Wesley Zapellini
Plataformatec

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online