TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha XP Práticas de engenharia ágil muito além dos post-its na parede!

Você se preocupa com a qualidade do que é entregue pelo seu time?

Seu time acredita que sua atuação está além de assuntos de gestão de processos?

Está transcendendo as práticas apresentadas por Kent Beck e inovando?

Instiga o seu time a pensar em práticas de engenharia apresentadas pela eXtreme Programming?

A comunidade ágil brasileira começou a notar que estamos cada vez mais discutindo sobre gestão e deixando uma dívida em relação a qualidade técnica sobre o que entregamos. Se você também está refletindo sobre o assunto e assim como os signatários do Manifesto Ágil pretendem fornecer um ambiente seguro para o desenvolvedor...seu lugar é aqui!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como acabar com seu débito técnico!
Wagner Mendes Voltz - Fusca
Seu time de desenvolvimento de software está com dificuldades no ágil? Alterar algo no código fonte é custoso? Está difícil escalar a aplicação? O projeto parece engessado? Existe dúvida quanto a confiabilidade da cobertura de testes? Existem testes? Atrasos em entregas estão ficando constantes? A tecnologia está ficando defasada e as pessoas desenvolvedoras estão buscando novas tecnologias? Seu legado está cada vez mais pesado de administrar? Pois bem, você tem débito técnico e eu vou mostrar como resolver este problema. É rápido, fácil e simples. Mas para acabar com a sua dívida técnica é outra conversa! Disciplina, simplicidade, métricas e excelência técnica irão te ajudar com a dívida
11:10 às 12:00 Um relato sobre práticas de XP: Como começar? Onde busco conhecimento? Como mostro os resultados?
Tiago Mello
Que práticas core de XP: Pair programming, Mob programming, TDD, Design Simples são importantes está cada vez mais claro para a maior parte das pessoas envolvidas em desenvolvimento de software. Já usar e mostrar os resultados dessas práticas ainda é muito difícil. O meu objetivo aqui é mostrar o meu percurso de 7 anos com essas práticas em diferentes empresas, grandes ou pequenas. E compartilhar onde eu acertei, errei, como comecei e mostrar como tirar os conceitos do livro e colocar na prática lidando com as cobranças do dia-a-dia ou expectativas de prazos curtíssimos.
Pair Design - levando elementos da XP para o outro lado
Raphael Miranda / Miguel Marcondes Filho
Apesar de XP ter como significado Extreme Programming, seus valores e práticas são muito valiosas para serem aplicados apenas na programação. Tópicos como coragem, simplicidade, feedback e comunicação são de suma importância para o exercício do design e devem ser valorizados no desenvolvimento de qualquer projeto. Além destes valores, a técnica do Pair Programming - amplamente utilizadas pelos desenvolvedores - também pode ser aplicada por designers e trás muitos ganhos. Nesta palestra iremos contar sobre a nossa experiência aplicando as técnicas da XP nas diversas atividades do design e como fazer para que isso dê certo.
12:10 às 13:00 Sem práticas de Engenharia a agilidade é inútil
Vinicius Quaiato

Nesta apresentação entraremos em contato com práticas de engenharia que levarão nossos times e rotinas a serem realmente mais produtivos, assertivos e aptos a trabalhar com mudanças. Vamos falar também sobre como as práticas de engenharia (e seus benefícios) tem impacto direto e positivo na cultura das organizações.

Embora esta seja uma palestra falando sobre práticas de engenharia, o objetivo dela não é ensinar cada uma destas práticas, mas mostrar seu valor - e consequentemente abrir mais espaço para estudos e prática - caso realmente desejemos obter os resultados de um time ágil.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Começando a fazer integração contínua efetiva
Marcio Frayze David

Integração contínua na teoria é bastante simples, mas exige uma série de comprometimentos que podem ser bastante difíceis de colocar em prática. Por isso, o que vejo muitas vezes são times dizendo que fazem integração contínua, mas que na prática trabalham com algo muito longe disso. Definir e entender o que é e quais os desafios que vamos enfrentar ao decidir seguir este caminho é muito importante para entendermos melhor a gestão de configuração de nossos softwares.
Nesta palestra apresento o que é e, mais importante, o que não é IC. Além de, claro, mostrar os primeiros passos para que seu time comece a praticar efetivamente IC.

Otimizando o QA em times ágeis
Carol Vilas Boas
Levando em consideração o que o Scrum prega, um time de desenvolvimento deve ser multidisciplinar, ou seja, deve conter pessoas com o conhecimento necessário para realizar toda as entregas, focando muito mais em generalistas do que em especialistas. E é comum, nesse cenário, encontrar o papel do analistas de qualidade, pessoa especialista e responsável em uma unica parte da entrega, tornando o ágil em uma pequena cascata. Mais recentemente o QA Coach vem ensinando os times, de uma forma geral, sobre como todos os integrantes podem e devem garantir a qualidade da entrega, fazendo-os utilizar, no momento correto o chapéu de QA.
15:10 às 16:00 Sendo ágil com Git
Giovanni Bassi

O Git é sem dúvida uma das ferramentas que mais tem potencial de impactar o trabalho de desenvolvimento de software ? desde que bem conhecido. Um conhecimento superficial do Git fará com que a pessoa o utilize de forma parecida com que ele usava o Subversion, por exemplo, deixando passar diversas oportunidades. Nessa sessão veremos como o Git pode deixar a programação mais ágil, vamos tirá-lo de uma posição de ferramenta de apoio para levá-lo a um protagonismo no workflow de programação, sendo menos importante somente que a escrita do código em si e suas técnicas. Veremos como usar o Git como instrumento de comunicação do time, além de técnicas que permitem a pessoa foque no código.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Influencia de TDD no design de código
Leonardo Amarilho / Raphael Monteiro
Iremos explorar a influência de se utilizar TDD para um bom design, tornando transparente o entendimento do código e natural sua evolução. Escrever código sem pensar em modificações futuras é muito difícil, porque a única certeza que temos é que o software vai mudar. Outro ponto que queremos explorar é o de modificar o design de códigos legados, trazendo a segurança necessária com auxílio de TDD. O grande desafio é o de alterar funcionalidades existentes, com a preocupação de realmente ter entendido o código que algumas vezes nem testes possuem, para nos apoiar. Vamos mostrar como TDD nos auxilia a pensar em design e refatoração de códigos legados.
Agilidade para Devs
Arthur Fücher

Você é desenvolvedora e não se considera agilista? Acredita que para ser agilista você tem que parar de codar?

Nesta palestra irei abordar algumas hipóteses, e refletirei com o público sobre porque pessoas desenvolvedoras não se denominam agilistas (em sua maioria). Porém, o manifesto ágil possui diversos signatários que são referências para essas pessoas! No mínimo curioso, certo?

Como aplicamos os 12 valores do manifesto ágil no desenvolvimento de software e entregando valor! Será quenós como pessoas desenvolvedoras estamos refletindo sobre os princípios e valores no nosso dia-a-dia?

17:40 às 18:30 Refatoração: um pouco além do código
Edmilton Neves
Um papo sobre como estamos refatorando por aqui, alguns fatores que nos auxiliam na tomada de decisão de quando refatorar determinado ponto e as consequências destas decisões. Vamos falar um pouco sobre: O que é refatoração? Por que refatorar? Desafios para encaixar a tarefa “Refatorar...” no board Tomando a decisão em conjunto com o time Cuidados ao refatorar Esteja alinhado ao negócio.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais envolvidos em desenvolvimento de software como gerentes, coordenadores, desenvolvedores, arquitetos/designers, testadores e analistas.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carol Vilas Boas
Carol Vilas Boas
Zup Innovation
Edmilton Neves
Edmilton Neves
RD Station
Raphael Miranda
Raphael Miranda
Ateliê de Software
Tiago Mello
Tiago Mello
Softplan

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online