TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Acessibilidade Ser acessível, para ser funcional e democrático

Palestras sobre acessibilidade relacionando com diversos temas e democratizando a tecnologia em diversos aspectos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Árvore de Acessibilidade: O que é, onde vivem, como se usa, qual a sua importância e impacto?
Gisely Lucas

Quando se começa a aprender sobre desenvolvimento, muito se fala sobre a Árvore de Acessibilidade. Mas o que será essa tal Árvore de Acessibilidade? Como plantamos ela? Quais são os seus frutos? O que pretendemos colher nessa árvore?Existem diferentes "solos" navegadores que elas são plantadas, será que sempre darão os mesmos frutos? Quer saber mais sobre essa estrutura que traduz e permite que tecnologias assistivas consigam usar a sua aplicação web da melhor forma possível para a acessibilidade? Quer saber como e o motivo de construir melhor a sua aplicação web? Essa palestra pode te ajudar.

Tabuleiro acessível: o diferencial da inclusão a partir de jogos analógicos
Stephanie Maria Mendes Gonçalves / Paola Cristine Guimarães de Souza

O Projeto Tabuleiro Acessível, promove soluções de acessibilidade, a partir de jogos de tabuleiro e mesas de RPG. Sua equipe é composta por intérpretes de Libras e monitores de jogos para atender ao público com diversos tipos de deficiência. Foi desenvolvido após a percepção de que a realização da inclusão com o auxílio de jogos analógicos, garante maior interação entre os públicos, bem como amplia também o desenvolvimento cognitivo de qualquer participante. Sendo assim, conheça a partir da palestra, um pouco da dinâmica do projeto e o diferencial da conexão entre partidas de jogos e acessibilidade, que aproxima gerações e asseguram uma inclusão mais divertida e significativa.

11:10 às 12:00 Tecnologia assistiva para acessibilidade comunicativa
Felipe Barros

Na era da tecnologia é preciso usar inovadoras tecnologias assistivas para inclusão social do surdo, um público historicamente ignorado pela sociedade, mas que vem ampliando sua participação nos espaços sociais. Trata-se de cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo IBGE 2010, que vive às margens da sociedade, mas que agora pode protagonizar a própria história, utilizando ferramentas modernas que eliminam a barreira da comunicação. As empresas são chamadas a respeitar as necessidades especiais acolher de forma correta qualquer tipo de deficiência. Porque a surdez estaria de fora? Não é somente por que a lei obriga, mas também para construir uma boa imagem de empresa socialmente responsável.

Verificação de requisitos de acessibilidade em artefatos de software. Projete acessibilidade no início do projeto!
Alberto Cardoso

Todo mundo se preocupa com acessibilidade somente depois que sua aplicação está pronta e existe muito o que pode ser feito antes mesmo de escrever sua primeira linha de código. Aqui passo por todas as fases de software e dou dicas práticas de como em cada fase um software acessível pode ser garantido.

12:10 às 13:00 Visual Studio Code+NVDA: Como ser mais produtivo
Alexandre Santos Costa

O Visual Studio Code é um editor de textos altamente extensível que vem conquistando desenvolvedores das mais diversas plataformas. Nesta palestra irei mostrar como ativar os recursos de acessibilidade e demonstrar diversas técnicas de produtividade que irão te ajduar no dia-a-dia

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Acessibilidade: uma responsabilidade de todos!
Lainy Moraes

Você PO, PM, Analista de Sistemas, UX, Patrocinador do Produto, Dev, QA, faz parte do processo de desenvolvimento de softwares/sites/produtos/serviços de uma maneira geral, já se perguntou como pode ajudar a fazer um produto com acessibilidade? Qual a sua responsabilidade nisso?

Empreendimentos Sociais e seu papel no desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Natalia Tsuyama

Os empreendimentos sociais estão no foco dos investidores internacionais, como uma forma de fomentar o desenvolvimento sustentável e inclusivo nos países em desenvolvimento, com foco na américa Latina. A palestra pretende trazer os dados recentes e explicar a diferença de uma empresa social, uma osc e uma empresa tradicional; mostrar que as empresas de cunho social que já nascem pensando em diversidade e inclusão dão retornos, além de ajudarem o país a alcançar os ODS da ONU

Desenvolvendo apps para Alexa para melhorar acessibilidade
Vinicius Senger

Nesta palestra vamos ensinar como criar um skill para Alexa para melhorar a acessibilidade dos computadores baseado em um exemplo real onde idosos podem informar seus dados de saúde (pressão arterial, glicemia, frequencia cardiaca) por voz de forma suave na nave. Vamos criar um skill ao-vivo, em cores e live!

15:10 às 16:00 Sou deficiente físico mas sem título de PCD no LinkedIN. Acessibilidade é muito mais que só falar.
Marcus Oliveira

Nessa palestra irei falar sobre deficiência no mercado de trabalho e no empreendedorismo. Sou PCD mas nunca coloquei em meu currículo e no LinkedIN. Irei contar a minha história de vida falar e falar sobre dificuldades e oportunidades. Também vou contar sobre como tive que escalar o palco do TDC para palestrar na trilha de data science do TDC Flóripa.

Por que não investir em acessibilidade?
Alaene Sousa / Daiane Freira Santos

Palestra levantará os prós para investir em aplicações mais acessíveis

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Diversidade Transforma - Um recorte de Gênero
Anamaria Costa

O mercado de trabalho no setor da tecnologia, é majoritariamente masculino. Um recorte de gênero realizado por uma consultoria de recrutamento aborda indicadores de porque as mulheres ainda são minorias neste setor. O viés inconsciente como fator de exclusão na contratação de grupos minorizados.

Design x Usabilidade ? 10 passos de acessibilidade para acertar
Bruno Welber Pereira / Cristina Stoll

Em 10 passos mostraremos como design e usabilidade podem pensar em acessibilidade de forma efetiva, garantindo inovações de design e experiências do usuário acessível para todos.

17:40 às 18:30 Acessibilidade na web: porque não é uma feature
Gustavo Ribeiro Miranda

O objetivo dessa talk é demonstrar como num gerenciamento de projeto não lidar sobre acessbilidade como feature e sim como um produto a ser evoluído durante o tempo de desenvolvimento. Pretendo demonstrar exemplos reais de "quick wins" de como lidar já com acessibilidade no seu projeto, dos itens mais básicos aos avançados, seu principais ganhos (público afetado) vs pontos de complexidade

Como introduzir a discussão de acessibilidade no seu trabalho
Lucas Xavier

Muito se fala de acessibilidade, mas muita gente ainda não sabe como ter abordagens eficiente de como falar disso no seu trabalho. Eu já errei e aprendi bastante, e gostaria de compartilhar como é ser designer em uma empresa que precisa de implementação de acessibilidade, mas sem saber como fazer.

Facilitação inclusiva - PCD's Visuais
Renato Borba de Oliveira / Edson Antonio De Lima

Um dos temas mais trabalhados e estudados nos dias atuais é a facilitação, facilitação de cerimônias, facilitação de discussões, facilitadores de métodos ágeis. Percebemos que dentro desse contexto temos muitos pontos à trabalhar e muitas possibilidades para aprimorar, e baseado em uma experiência que vivenciei junto à 12 PCD's visuais pertencentes à um grupo de Pessoas de SP que buscam a inclusão e capacitação de pessoas na área da agilidade irei basear minha palestra. Teremos uma imersão muito bacana nos experimentos vivenciados, mas acima de tudo, trabalharemos a empatia entre todos os participantes com grande diversidade que encontramos na nossa área e no mundo nos dias atuais

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 5 de Novembro de 2020

10 às 19h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Interessados em tecnologia, acessibilidade e em democratização da tecnologia em seus diversos aspectos, tornando-a acessível a todos.


Investimento

presencial:R$ 315,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Acessibilidade

Alaene Sousa
Alaene Sousa
Banco Inter
Alexandre Santos Costa
Alexandre Santos Costa
ArcTouch Mobile & Connected Experiences
Felipe Barros
Felipe Barros
SignumWeb
Lainy Moraes
Lainy Moraes
Celk Sistemas
Paola Cristine Guimarães de Souza
Paola Cristine Guimarães de Souza
Tabuleiro Acessível: jogos acessíveis e desenvolvimento cognitivo
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online