TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile e Agile Coach Os desafios de levar agilidade organizacional não são mais os mesmos, vamos compartilhar o que aprendemos em 2019 para encarar de frente os desafios de 2020.

Nesta trilha, você ouvirá sobre experiências de outros e outras Agile Coaches e poderá aprender com os erros e acertos alheios, além de compartilhar o que estão realizando nas organizações que atuam.

Além disso discutiremos muito sobre várias práticas emergentes na agilidade, como utilizá-las, jornadas da agilidade e business agility.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Lean Thinking - Como utilizar o Toyota kata em sua transformação e jornada Ágil
Guilherme Villanova / Carlos Baldissera

Já pensou numa ferramenta que ajuda você a fazer um diagnóstico da situação atual de todas as equipes da sua operação, sejam eles da área de IT ou Non-IT? E que além disso mostre o caminho para se converter em times de alta performance sendo este a situação desejada por todos? E como alcançar a sua tão desejada transformação Lean-Agile? Como criar a cultura de melhoria contínua? Como utilizar o Toyota Kata em sua transformação e jornada Ágil? Veja como a poderosa ferramenta ?Toyota Kata? que busca a aprendizagem contínua, pode te ajudar no desafio da jornada ágil e sua transformação lean.

NeuroAgile: O Ágil na ótica neurociêntífica
Gisele Gonçalves

De que forma podemos compreender as dinâmicas do funcionamento cerebral ao adotar práticas ágeis? O cérebro humano já foi descrito como o mecanismo mais complexo e poderoso do universo, ao estuda-lo, somos capazes de compreender a gênese do comportamento humano e suas nuances. Vamos entender como a geração de ambientes seguros, a gestão da previsibilidade, a realização de feedbacks constantes, os processos de inspeção e adaptação, a manifestação da intencionalidade na comunicação, o reconhecimento e as recompensas influenciam as atividades cerebrais e potencializam resultados em equipes ágeis.

11:10 às 12:00 Agilidade com Clientes Não Ágeis
Guilherme Campos

Embora o Business Agility já faça parte do dia-a-dia de muitas empresas do setor de tecnologia, constantemente nos deparamos com projetos de clientes cujas empresas funcionam "à moda antiga", com escopo e entregas bem definidos, documentações longas e pouco úteis e ideais engessadas que podem culminar em soluções engavetadas. A proposta da conversa é mostrar os desafios que uma empresa de tecnologia, a Concert Technologies, vem enfrentando para lidar com projetos de pesquisa e desenvolvimento de clientes pouco ágeis e altamente regulamentados, como as principais concessionárias de energia do Brasil, e as soluções criadas para enfrentar esses desafios.

Jornada Pré PI Planning - O que fazer para embarcar no trem?
Alessandro Lourenço / Elmer Rodrigues

O SAFe Scaled Agile Framework é a framework mais utilizada em todo o mundo com o objetivo de escalar a agilidade a nível corporativo. Um rito bem relevante do Safe de chama PI Planning. "O planejamento do incremento do programa (PI) é um evento presencial, baseado em cadência, que serve como o batimento cardíaco do ART (Agile Release Train) , alinhando todas os times do ART a uma missão e visão compartilhadas." © Scaled Agile, Inc. Esta palestra tem como objetivo mostrar erros, acertos e pontos de atenção de um roadmap de preparação de uma PI Planning.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 OKR: Uma poderosa alternativa para mitigar a "pastelaria" da TI
Adolfo Sette de Abril

OKR's - Objective and Key Results - são poderosas ferramentas para que o time se guie pelo valor entregue e não caia na "armadilha da entrega". Nessa sessão será apresentada uma proposta de implementação de OKR's, erros já cometidos na tentativa de uso em médias e grandes empresas e o ciclo de aprendizado, que é muito importante para que o time consiga entender o valor dos OKR's e por consequência caminhar no rumo de saída da famosa "pastelaria" que é comum em times em início de transformação ágil.

Não permita que a obsessão pelos números comprometa suas práticas de evolução
Luciana Vogas

Estratégia é, por definição, algo abstrato, mas as métricas dão forma à estratégia, permitindo que sejam assimiladas prontamente pelas nossas mentes. E é buscando essa assimilação, que muitos profissionais do mundo da agilidade se perdem, confundindo números com estratégia para alcance de evolução nos processos e resolução de problemas. Isso porque existem armadilhas nessa estrutura pautada na assimilação da estratégia, estritamente através das métricas que visam representá-la. Nesse contexto, faz-se necessário o reconhecimento da necessidade de alinhamento entre negócio, pessoas e processos a fim de que não haja dúvidas entre o que está sendo medido com a métrica usada para esse fim.

14:10 às 15:00 A definir
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Falhas em jornadas ágeis - o que estamos aprendendo com isso?
Bruno Lima

Existe uma demanda cada vez maior por transformações ágeis nos negócios hoje. Porém, uma coisa não estamos discutindo como bons agilistas: o que tem falhado nessas jornadas de transformação? O que podemos aprender com isso? Nesta talk curta, vou contar mais sobre uma queda que tive em um programa no qual atuava como agilista após um mix de fatores organizacionais e culturais (e um pouco de ágil em escala) e o que aprendi depois de tentar reverter situações onde sequer imaginava que estaria discutindo após tanto tempo pós manifesto ágil.

#prodemge4.0: A mentalidade ágil na transformação cultural de uma empresa pública
Stefane Melo / Fernanda Martins Vieira

Mudar a cultura de uma empresa nunca é uma tarefa fácil. Quando a empresa é pública, com mais de 1000 funcionários e 50 anos de existência, essa trajetória só é viável se for orientada por um propósito. Nesta palestra será apresentada como está sendo a jornada de disseminação da agilidade com o propósito de transformar e conduzir uma empresa pública para o mundo 4.0. Serão abordadas as estratégias adotadas para que a mudança aconteça de forma orgânica, sustentável e com o engajamento das pessoas. Além de falar sobre o que aprendemos até agora e os resultados surpreendentes já alcançados em poucos meses.

16:40 às 17:30 Agile em Marketing é possível?
Guilherme de Lima Braga / Marcel Moreira

Atualmente temos muitas apresentações de agilidade no meio de Tecnologia, mas quando temos a oportunidade de transformar uma outra área que não seja só tecnologia vimos que é possível e também incrível, e a mensagem que queremos levar nesta apresentação é: conceitos de agilidade pode ser utilizado a qualquer lugar em todas áreas impactando todas as pessoas. Se um dos pontos fortes da agilidade são as entregas de valor, como podemos ter melhores entregas em times de marketing, onde entregas ocorrem com frequência?

Nunca esqueça: pessoas são o coração e a alma do Ágil
João Paulo Coutinho

Transformar sua organização em uma empresa ágil não é uma tarefa fácil. E não importa onde você esteja nessa caminhada: haverá um momento em que você precisará alinhar as soluções de RH com a mentalidade e as demandas de pessoas e organizações ágeis. Falaremos nesse talk sobre como transformar Gestão de Pessoas em uma área que sai do foco em normas, regras, políticas e procedimentos, para uma área que dissemina o mindset ágil, desenvolve líderes que sabem inspirar, dar direção e delegar, é transparente e coloca o colaborador no centro de tudo para entregar de fato valor ao negócio. Compartilharemos histórias e exemplos de práticas de Agile HR e suas implicações, aprendizados e impactos.

17:40 às 18:30 Business Agility - Agilidade da Estratégia à Operação
Danilo Vianna Amador dos Santos

Boa parte dos esforços de transformação digital acabam esbarrando em estruturas rígidas e pouco colaborativas onde o foco e a velocidade na resolução dos problemas do cliente e o time to marketing acabam prejudicado. Os conceitos de Business Agility propõem formas de repensar as estruturas e lideranças para dinamizar o desdobramento estratégico, aproveitar o capital intelectual e otimizar a cadeia de valor desde a captação de um cliente à entrega do produto/serviço e toda sua jornada de relacionamento. Neste talk abordo os conceitos básicos de Business Aglity, como se dá a atuação de agilistas ligada à estratégia e como esta atuação potencializa a geração de resultados para o negócio.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 5 de Novembro de 2020

10 às 19h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Agile Coaches , Agile Masters, Scrum Masters, POs, Devs, Gerentes e agilistas em geral


Investimento

presencial:R$ 245,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Agile e Agile Coach

Bruno Lima
Bruno Lima
Concrete
Carlos Baldissera
Carlos Baldissera
Lean Institute Brasil
Gisele Gonçalves
Gisele Gonçalves
Objective Solutions
Guilherme Campos
Guilherme Campos
Concert Technologies
Guilherme de Lima Braga
Guilherme de Lima Braga
Toro Investimentos
Guilherme Villanova
Guilherme Villanova
Objective Solutions
Luciana Vogas
Luciana Vogas
PagSeguro Pag Bank
Marcel Moreira
Marcel Moreira
Toro Investimentos

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online