TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Habilitando a agentes de mudança para transformar negócios

Análise de negócios pode ser definida como a prática de facilitação da mudança no contexto organizacional, através da identificação de necessidades e recomendação de soluções para entregar valor às partes interessadas.

Com foco nessa definição, palestras instrutivas no tema, aprendizados e casos de sucesso, que esta trilha propõe reunir profissionais que enfrentam o dia a dia de um Analista de Negócios.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Tendências em Análise de Negócios
Alberto Vásquez

Palestra para apresentar e discutir quais são as tendências na Análise de Negócios, avaliar argumentos que especialistas estão falando sobre o que pode acontecer nos próximos anos e aproveitar para conhecer tópicos que os Analistas de Negócios precisam ter no radar.

Business Agility não é sobre criar times ágeis, é sobre re...
Marcelo Menezes Neves

Muitas pessoas confundem business agility com criar squads e utilizar Scrum na organização. Agilidade no negócio não é ensinar as pessoas a fazer daily e abraçar árvore. Agilidade no negócio só faz sentido quando uma certa business capability é desenvolvida. E é justamente esta business capability que eu vou te mostrar nesta palestra.

11:10 às 12:00 Competição ou Cooperação: Como se dá a relação das empresas maduras com startups?
Cecilia Jucá

Nos últimos anos, o elevado ritmo de mudanças nos modelos de negócio que foram impostos pelas startups assustou bastante corporações mais tradicionais. Empresas como Netflix, Uber e Spotify demonstraram que a ruptura de mercado pode ser completa, deixando empresas mais tradicionais fora da competição. Porém, o que alguns não previam era a inusitada estratégia de se unir a essas scale-ups. A partir disso, cresceu um grande movimento de cooperação (além da já estabelecida competição) entre empresas maduras e startups - se mostrando uma ótima oportunidade de fortalecer ambas instituições. Essa estratégia de negócio, seus benefícios, riscos e desafios são o principal tema dessa palestra curta.

Porque seu negócio precisa de um UX Designer?
Juliana Lopes Lima

Seus produtos ou serviços não estão trazendo o resultado esperado?? Apesar de todo esforço e gasto com marketing continua vendendo pouco? Então essa palestra é para você.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Conheça o processo outside-in! Saiba tudo sobre seu cliente antes mesmo de encontrá-lo pela primeira vez.
Alberto Cardoso

Gostaria de saber como fazer uma análise completa do seu cliente, conhecer suas dores, saber para onde está indo sem nunca nem ter conversado com eles? Com a técnica outside-in fazemos uma pesquisa holística de indústria, faturamento, tecnologia, processos chaves para que você possa se munir de informações relevantes para vender ou melhorar qualquer interação com seu cliente. Venha e descubra como impressionar os seus clientes.

Como o mercado avalia e estima o ROI de projetos de BI e Data Science
Davidson Oliveira

Conversaremos sobre as 4 principais etapas que as empresas utilizam para avaliar e estimar o retorno sobre os investimentos em projetos voltados para direcionamento Data Driven, como BI, Analytics e Data Science.

14:10 às 15:00 Business Capabilities: Invista nisso se quiser transformar (de verdade) sua organização.
Alcebiades Araujo

Muitas organizações iniciam sua transformação digital mas se perdem no caminho. Isso ocorre muitas vezes por que elas focam em tecnologias e se esquecem de olhar para o essencial: o negócio. Business Capabilities é uma poderosa linguagem capaz de criar a convergência necessária entre tecnologia e negocio e habilitar as organizações a operarem o negócio de forma bem sucedida nesse novo mundo totalmente digital.

Processos de Negócio, a estratégia e a tecnologia da informação
Enivaldo Soares Bigão

Apresentar uma visão geral dos principais conceitos, técnicas e padrões envolvidos na Gestão de Processos de Negócio (BPM, Business Process Management) e o seu alinhamento com a estratégia da organização e a tecnologia da informação.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 As 10 melhores técnicas para quebra de histórias
Alaim Alvarenga

O seu time está querendo aumentar a taxa e a previsibilidade de entrega? Já teve que parar uma demanda grande que estava quase acabando para atuar em uma urgência? Muitas vezes enfrentamos problemas com demandas que ficam vários dias na esteira de desenvolvimento e recebemos o questionamento comum: não é possível quebra esta história? Venha conhecer as principais técnicas para resolver estes desafios e como elas ajudam nossos times a ter melhores resultados como backlogs detalhados no nível correto, previsibilidade, qualidade, adaptação, entrega de valor e taxa de entregas.

Análise de negócios e projetos de inteligência artificial nas organizações
Sergio Viegas

Quais projetos de Inteligência artificial podemos fazer na empresa? Quais trarão melhores resultados? Qual o ROI de cada? Como iniciar? Estas são algumas das dúvidas dos empresários e gestores hoje em dia. Abordaremos uma metodologia para análise de negócios com inteligência artificial (IA) que utiliza conceitos do Babok (IIBA) e conhecimentos de estratégia, transformação digital e IA. O processo completo culmina no roadmap estratégico de projetos de IA para a organização, mas passa pela elicitação e modelagem dos casos de uso no Canvas Cognitivo. Uma palestra importante para empresários, gestores, consultores, estudantes e técnicos responsáveis por mapear projetos de IA.

16:40 às 17:30 Entrega contínua e previsibilidade: Uma estratégia de análise de negócios para otimização na entrega de valor
Nathalia Oliveira / Érika Soares Silva

Equilibrar perspectivas de negócio, engenharia de software e saúde da entrega pode ser desafiador. Esse quadro pode se agravar quando trabalhamos com restrições que podem impactar na forma como gostaríamos de entregar valor continuamente. Além disso, também encontramos desafios em relação à quebra de histórias que satisfaçam às três perspectivas que valorizamos. Nessa palestra vamos apresentar um estudo de caso sobre como conseguimos conectar todos esses pilares de forma a melhorar continuamente e estabelecer um equilíbrio no sistema de entrega.

Service Discovery: Integrando Design Thinking no processo iterativo e incremental de desenvolvimento.(Introdução)
Petrus Evangelista

Service Discovery é um processo que se baseia em técnicas de Design Thinking e JobsToBeDone para trazer o DT para processo de refinamento de do Backlog. Fazendo com que o processo de discovery seja iterativo e incremental, incorporando-se ao dia-dia dos times ágeis. Capturar as dores, necessidades e desejos dos usuários através de uma dinâmica baseada no ato de contar histórias. Ir além das User Story e gerar mais insumos para o time, com artefatos gerados pelos próprios clientes, para aumentar a eficácia do que será construído.

17:40 às 18:30 Métricas na análise de negócios: por onde começar
Amanda Gonçalves

Muito se fala de métricas de produto de como são importantes. Mas de tanto ouvir falar podemos acabar sem saber por onde começar. Essa palestra vai te mostrar como como utilizar as métricas a seu favor na análise de negócios. Você verá formas de escolher as melhores métricas para cada produto, situação e objetivo. E, além disso, verá formas práticas de fazer o monitoramento e compartilhamento dos dados com o time para geração de insights e aprendizado constante. Essa rotina possibilitará que você e sua equipe possam encontrar melhorias e novas oportunidades de negócio constantemente.

Análise do radar da inovação: medindo o impacto design na inovação
Thaís Ricaldoni

A inovação é muito associada ao design, mas você já refletiu profundamente nas várias formas que isso pode acontecer? Tanto ambos são múltiplos e impactam diversas áreas de uma organização. Analisando casos reais e o Radar da Inovação, ferramenta usada pelo SEBRAE para mensurar o grau de inovação, vamos ver como é possível mensurar impacto do design na inovação em sua pluralidade.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 7 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios, Analistas de Sistemas, Analistas de Requisitos, Product Owners ou Managers, Gerentes de Projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional


Investimento

presencial:R$ 245,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Análise de Negócios

Davidson Oliveira
Davidson Oliveira
Localiza Hertz
Juliana Lopes Lima
Juliana Lopes Lima
Pottencial Seguradora
Nathalia Oliveira
Nathalia Oliveira
Thoughtworks

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online