TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Carreira O Caminho para se tornar Sênior

Qual o caminho para crescer na carreira, aumentar o salário e trazer mais resultados para seu projeto e sua empresa?

O profissional considerado sênior é cada vez mais requisitado pelas empresas. Talvez você não saiba como atingir esse nível e muitas empresas não sabem como formar ou incentivar.

Então, como me torno sênior?

A trilha de Carreiras irá focar no desenvolvimento de habilidades e como você pode crescer no seu conhecimento e experiência e evoluir em sua carreira seja ela técnica ou de liderança.

Não importa se você está começando ou se já tem muitos anos de carreira: você sempre pode se aprofundar nas suas habilidades e aumentar seu valor.

Vamos te mostrar como!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Planejamento de Carreira - Conjunto de metodologias e visões auxiliando no alcance da maturidade de carreira
Hermann Rego

Golden Circle, Propósito e Perfil Comportamento como apoio na definição e aceleração de carreira. Processos decisórios de Mintzberg como acelerador da experiência profissional e carreira. Contribuições da filosofia do manifesto agil no alcance da senioridade na carreira. Estratégias para alcance de senioridade e obtenção dos skills necessários para uma carreira de sucesso

Quer crescer? Um guia básico de gestão para desenvolvedores
Anderson Dias

Se você está aqui é por que com certeza quer crescer como profissional. Na área de tecnologia existem diversos caminhos que você pode trilhar para chegar à um nível sênior. Sabe o que não te contaram? Que sem um conhecimento mínimo dos princípios de gestão você só vai ser mais um.

Nessa talk irei compartilhar contigo o básico de gestão que você precisa conhecer para alavancar sua carreira de desenvolvedor e alcançar mais rápido o reconhecimento de suas habilidades.

E o melhor? Você não precisa virar gestor para colher frutos desse aprendizado.

11:10 às 12:00 Agora que posso escolher, para onde vou?
Vinicius Lucas

O mercado está aquecido, propostas chegam a todo momento. Mas como escolher a empresa que realmente apresenta um fit com meus valores? Opa. Eu conheço meus valores? Conheço a cultura da empresa? Neste talk, falarei sobre a importância de amplificar este match para construir uma relação saudável entre pessoa e empresa.

O Monte e a Montanha-Russa: Como crescer profissionalmente dentro da TI?
Alessandro Huber dos Santos

Muitos acreditam que para progredirmos em nossas carreiras, basta apenas nos focarmos em aumentarmos nossos conhecimentos e habilidades, como se fossem escaladas de montes com diferentes dificuldades. Porém, esquecemos que há alguns componentes adicionais, como nossas atitudes, motivação e eventos (profissionais e pessoais), que fazem com que essa trajetória se pareça mais como uma montanha russa, cheia de altos e baixos. Nesta conversa, compartilho com vocês um pequeno case (o meu) de como foi atingir a senioridade dentro do setor de Infraestrutura da KingHost, além de compartilhar com vocês dicas que me ajudaram (e podem ajudá-los também) a atingir objetivos de carreira.

12:10 às 13:00 Construindo trajetória profissional com propósito
Alexandre Marques Alves Silva

Nesta palestra apresentarei como foi minha trajetória profissional de estagiário a Líder Ágil em uma grande empresa. Vou relatar quais foram desafios enfrentados nesta caminhada, as conquistas, os erros, os aprendizados e como a descoberta de um propósito me ajudou a alancar minha carreira.

Como ser um candidato irresistível: dicas do RH
Nicole da Silva Santos

Você fica com dúvidas quando vai se candidatar a uma vaga? Fica se perguntando: Será que atendo a todos os requisitos? Mas qual é minha senioridade: júnior, pleno ou sênior? Meu perfil se encaixa nessa vaga e/ou nessa empresa? Se a resposta da primeira pergunta foi ?sim? e você se identificou com as demais, então esta palestra é para você! Venha entender como ser um candidato irresistível nesse mercado tão competitivo de TI e, independente do seu momento de carreira, fazer uma escolha mais assertiva possível de onde irá trabalhar.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Growth Mindset: a habilidade do século
André Luiz Monteiro da Costa

Nos mercados dinâmicos de hoje, os líderes e colaboradores necessitam ter um mindset muito diferente daquele usado nas organizações tradicionais em tempos menos exigentes. Esta palestra tratará das três principais mudanças de mindset: da certeza à descoberta, com uso da inovação, da autoridade à parceira, por meio da colaboração e da escassez à abundância, através da criação de valor.

Esqueça as carreiras em Y. O que os DEVs procuram são trajetórias.
Lucas Maciel

Junior, Pleno.... Você já parou para pensar qual será seu caminho após alcançar a posição de Dev Sênior? Você é cobrado por métricas técnicas, independente da entrega? Você tem noção de quais habilidades técnicas você precisa para "alcançar o próximo nível?"

Essas e muitas outras perguntas ficam na mente da maioria dos desenvolvedores. E para respondê-las, várias empresas se baseiam no modelo de carreiras em Y.

Nessa TALK irei mostrar como o modelo de avaliação cruzada e trajetória em estrela minimizam a ansiedade e equalizam a conversa entre o colaborador e a gestão.

15:10 às 16:00 O mercado de trabalho para TI está pegando fogo, como está a sua temperatura?
Julio Borges

Que o mercado de TI está fervendo, isso não é novidade não é mesmo? Pois mesmo em tempos de crise o setor de tecnologia vem crescendo exponencialmente a cada ano que se passa. Por trabalhar a muito tempo com TI, as vezes sou abordado por profissionais que querem evoluir na sua carreira com várias perguntas relacionadas à carreira e direcionamento profissional. O intuito desta palestra é mostrar como cada um pode se preparar, para a tão esperada oportunidade de crescimento e ao fim do papo perguntas como "Qual tecnologia devo aprender?", "Como virar um profissional Sênior?", "Preciso sair da minha cidade para crescer serão respondidas clara e objetivamente.

De office-boy a Developer Relation na AWS: como cheguei, o que acertei e o que errei
Vinicius Senger

Nesta palestra vou contar minha tragetória profissional desde que eu entregava pizzas, office-boy, garoto propaganda até chegar na tecnologia e trabalhar para empresas como Sun, Oracle, Microsoft e agora Amazon Web Services.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Técnicas e ferramentas para se tornar um Líder Servidor
Petrus Evangelista

Cada vez mais temos a necessidade de termos líderes servidores, mas como atingimos esse objetivo? Como fugir da cultura do Comando e Controle? Quais são as ferramentas que temos a nossa disposição para nos apoiar nessa jornada? Vamos falar de auto-conhecimento (mindfulness), foco em necessidades (nossas e dos outros), pensamento crítico e comunicação não violenta. Para termos líderes servidores focados em: Contribuir para que as pessoas possam descobrir/construir suas potencialidades e com isso possam se orgulhar do seu trabalho. Construir um ambiente justo, onde a entrega com valor e no prazo tem suma importância, bem como, o respeito aos valores e necessidades de cada um.

De Estagiário a CTO - como a Trilha de Carreira mudou...
Felix Alexandre Rode

Fui um observador privilegiado das transformações profundas e muito rápidas dos últimos 10 anos no mercado de tecnologia. Neste talk, mostro através daquilo que fiz de errado, o que é importante nesse momento para se desenvolver uma trilha de carreira e o que as startups esperam desse novo perfil de profissional.

17:40 às 18:30 Transição de Carreiras: A importância de criar suas próprias oportunidades
Bruna Grellt

Da área de Infraestrutura de TI para Gerente de Relacionamento e Analista de Sucesso do Cliente. Minha vida profissional iniciou-se aos 14 anos de idade, dentro de um time de Desenvolvimento de Sistema ERP em uma transportadora nacional. Lá nasceu meu grande amor pela Tecnologia da Informação, mas com o passar do tempo me senti muito distante de trabalhar com algo que realmente me torna-se uma profissional realizada, e foi exatamente aí que a mágica começou, eu CRIEI minhas próprias OPORTUNIDADES e arrisquei "migrar" de área dentro da TI. Hoje eu trabalho com o que eu realmente AMO e tenho uma qualidade e satisfação de vida incrível.

Construindo times incríveis
Érica Brandão

Nesta palestra uso como principal referência o livro "Five dysfunctions of a team" de Patrick Lencioni. Apresento 5 disfunções comuns em times, como identificá-las e sugestões práticas de como atuar em cada uma (sugestões estas baseadas na minha própria experiência e em outras referências) de maneira a contribuir para construção de times realmente incríveis!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 6 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais que buscam a senioridade em sua carreira, trabalhar nos melhores projetos de mercado e profissionais que buscam desenvolver seus colaboradores.


Investimento

presencial:R$ 122,50

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Carreira

Anderson Dias
Anderson Dias
Enjoei :P
Bruna Grellt
Bruna Grellt
Adentro Cloud Solutions
Érica Brandão
Érica Brandão
Thoughtworks
Julio Borges
Julio Borges
Grupo Sym
Lucas Maciel
Lucas Maciel
dti digital
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online