TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud e Containers Venha voar em ambientes de nuvem.

O desenvolvimento utilizando serviços em nuvem e containers cresce a cada dia e cada vez menos usamos servidores para publicar as aplicações.

Cloud deixa de ser um "sonho" ou um "medo" e passa ser uma realidade. As discussões atuais não são mais quando migrar ou para onde migrar e passa a ser como migrar.

Vamos falar nesta trilha sobre diversos serviços em nuvem que aceleram o desenvolvimento de softwares focando em elasticidade, disponibilidade, performance e custo compatível.

Não podemos deixar de lado as estratégias multi cloud e teremos palestras com várias soluções CNCF (cloud native computing foundation), acelerando a adoção de forma prática, open e abrangente.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Rastreamento em aplicações Cloud-Native: Do Stack trace até o Opentracing
Rafael Benevides

Nós, desenvolvedores, estávamos acostumados a depurar a execução de uma aplicação uma Thread por vez. Entretanto, com o advento das arquiteturas orientadas a micro-serviços, o que costumava ser apenas uma pilha de execução em uma única máquina, passou a ser de várias pilhas de execução espalhadas por diversos computadores. Venha para esta sessão e veja como funciona, e como fazer um tracing distribuído da sua aplicação utilizando Jaeger com o Opentracing. E se você quiser automatizar a depuração utilizando técnicas de Service-mesh com Istio, esta sessão também é para você.

11:10 às 12:00 Lift and Shift - Evoluindo a plataforma de serviços das assistências da Samsung para arquitetura serverless na AWS
Rafael Simionato

Sistemas web encontram na nuvem um ecossistema de serviços propícios para sua evolução. Contudo devido a requisitos de negócios, alguns sistemas ainda são desenvolvidos visando sua execução em infraestrutura local. Durante a implantação de uma plataforma de serviços para a Samsung, ficaram evidentes alguns problemas que teríamos caso a estratégia on-premises fosse levada à frente. Essa experiência chancelou nosso passaporte e assim iniciamos nossa jornada de migração para a nuvem.

Docker Containers Para IoT e Linux Embarcado
Matheus Castello

Containers estão cada vez mais populares como forma de distribuição e execução de aplicações e APIs na nuvem, e seu uso está começando a ganhar espaço também na borda, em sistemas embarcados. Nessa talk vamos discutir, na prática com demonstração em uma placa de desenvolvimento, os desafios do cross-development para embarcados e como podemos utilizar containers como uma opção poderosa de solução.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Criando uma plataforma de desenvolvimento com kubernetes operators
Guilherme Vierno

Nesta talk irei mostrar como estamos usando operators e CRDs para provisionar a plataforma da globo.com, composta por vários serviços que são consumidos por outros times de desenvolvimento para criar os produtos da globo.com. Operators e custom resources são ferramentas muito poderosas e ainda pouco exploradas em boa parte das empresas que operam clusters de k8s, irei apresentar as partes boas, as más e as feias da adoção desse modelo para provisionamento de serviços.

Usando o Modelo CSA para avaliar a Segurança e Conformidade da sua Cloud
Alessandra Monteiro Martins

Em tempos de vazamentos, grande exposições e impactos negativos por falhas na segurança de um lado, do outro todo um grande movimento de mudança para utilização de infraestrutura computacionais escaláveis, flexíveis e com alta disponibilidade, as clouds sejam públicas, hibridas ou privadas tem se tornado cada vez mais populares e utilizadas. Contudo, o outro lado pesa, a falta de definições de segurança, de padrões mínimos para avaliação de conformidade se faz necessário.Para isso, apresentamos de maneira breve uma auto avaliação para verificar como anda a saúde de sua segurança em Cloud.

14:10 às 15:00 Kubernetes, Istio e Knative: A nova cloud stack
Luram Archanjo

Ao longo dos anos, os estilos arquiteturais vem se evoluindo com o Microservice, Service Mesh e Serverless. Não seria bacana termos todas elas trabalhando em conjunto para agregar valor ao nosso negócio?

Pois bem, apresento-o a nova cloud stack: Kubernetes, Istio e Knative que são totalmente Open Source.

Contudo, nesta palestra irei apresentar o mais novo integrante do time, o Knative! Que traz a Arquitetura Serverless em nossa stack, usufruindo do Istio e Kubernetes para prover tais características que irei demonstrar ao decorrer da palestra, tais como: roteamento de funções versionadas, scale to zero etc.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Projetando containers descartáveis: como tratar sinais no Docker e Kubernetes!
Fernando Barbosa

Talvez o princípio da Descartabilidade seja o menos observado da metodologia 12-fatores, apesar de ser fundamental para a construção de aplicações resilientes na nuvem.

Além disso, mesmo quando sua aplicação é projetada para suportar um desligamento gracioso, de nada adianta caso seu container Docker não esteja tratando os sinais de término (como SIGTERM e SIGKILL) corretamente! ?

Nesta apresentação falarei sobre o que se atentar ao preparar seus Dockerfiles e Pods para evitar esses problemas. Explicarei como validar suas configurações e trarei exemplos reais de situações que enfrentamos no QuintoAndar.

Roadmap de Cloud Hibrida
Gabriel Augusto Rissan Marchelli

De acordo com pesquisa realizada pela Flexera em 2020 84% dos entrevistados apresentam uma estratégia multi-cloud, e 58% pretendem trabalhar ou trabalham com Cloud Híbrida. Nesse cenário é importante entendermos os desafios para a implementação de uma estratégia de Cloud Híbrida, e focar em um desenvolvimento de aplicações que suporte a adoção dessa estratégia. Algumas questão que serão abordadas: Garantir a segurança em um ambiente de Cloud Híbrida, importância de um ambiente agnóstico, como lidar com a interdependência entre as aplicações, melhor forma de trabalhar com as aplicações legadas.

16:40 às 17:30 Segurança de Microserviços com Service Mesh e OPA
Leonardo Silva

Microsserviços é um padrão arquitetural muito utilizado para desenvolvimento de aplicações Cloud Native e tem um casamento perfeito com tecnologias como o Kubernetes e Istio (Service Mesh). Entretanto, a Arquitetura de Segurança para aplicações Cloud Native é um desafio complexo. Nesta palestra iremos explorar como utilizar Open Policy Agent (OPA) para criar e manter políticas de segurança para Microservices executando em Kubernetes em conjunto com o Istio. Também iremos entender como essa tecnologia pode revolucionar a forma de se trabalhar com segurança em aplicações Cloud Native.

17:40 às 18:30 Observability para microserviços em ambientes de missão crítica
Daniel Aparecido Martins Rosa

Implementando uma plataforma de observability distribuída usando istio, prometheus, grafana, jaeger-tracing, thanos, elasticsearch e alertmanager para monitoramento de microserviços rodando sob kubernetes na AWS.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 7 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

As palestras desta trilha vão nortear a jornada de profissionais de desenvolvimento, qualidade, banco de dados, operações que se unem nessa caminhada pelas nuvens


Investimento

presencial:R$ 245,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Cloud e Containers

Fernando Barbosa
Fernando Barbosa
QuintoAndar
Leonardo Silva
Leonardo Silva
G2 Consulting
Rafael Simionato
Rafael Simionato
Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online