TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Do caos a integração entre pessoas.

DevOps representa uma mudança na cultura da TI, com o foco na entrega de valor nos serviços através de práticas ágeis e enxutas (Lean). DevOps enfatiza as pessoas, busca melhorar a colaboração entre as equipes de operações e desenvolvimento.

Através da automação de todos os processos produtivos, o DevOps visa a simplificação dos processos e compartilhamento do conhecimento entre todos o membros do time.

O movimento DevOps surgiu de uma necessidade fundamental: Simplificar os negócios por meio de esforços coordenados e colaborativos. Em outras palavras, o devOps é resultado dos esforços das empresas para responder com rapidez às mudanças do mercado, cada vez mais dinâmico e concorrido.

Ele é uma abordagem projetada para garantir que a alta qualidade de softwares chegue aos clientes com excelência e qualidade.

Além de uma mudança cultural, o movimento DevOps enfoca bastante nas práticas de automação das diversas atividades necessárias para atacar a última milha e entregar código de qualidade em produção, como: compilação do código, testes automatizados, empacotamento, criação de ambientes para teste ou produção, configuração da infraestrutura, migração de dados, monitoramento, agregamento de logs e métricas, auditoria, segurança, desempenho, deploy, entre outros.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Saindo da inércia até a vivencia com o DevOps
Wesley Leite / Humberto Moura

Iremos abordar sobre como é sair de uma cultura onde há divisão de tarefas e responsabilidades entre Infra e DEV, para a quebra de barreiras e a participação de equipes multidisciplinares, agilizando e melhorando as entregas na manutenção e implementação de demandas de TI para o negócio. Mostrar os desafios, impedimentos e as possíveis resistências dos grupos acostumados com as praticas tradicionais.

Codificando sua infraestrutura com Pulumi
Alexandre Santos Costa

Não sei para você mas acho configurações baseadas em arquivos yaml, json e afins muito mais complicados do que um script em uma linguagem de mais alto nível. Imagine então ter sua configuração "compilada"e vaidada e ter ainda por cima uma biblioteca de componentes para as principais nuvens e orquestração de containers? Esta é a proposta do Pulumi que permite que você descreva sua infraestrutura usando javascript/typescript ou até mesmo C# e F#

11:10 às 12:00 Devops em dispositivos de borda: como manter milhões de dispositivos atualizados
Vinicius Senger

Você sabia que hoje existem mais de 2 milhões de aspiradores de pó da iRobot conectados na internet? Já pensou que eles fazem parte do DevOps de alguma equipe?

Como manter atualizado com deployment over-the-air de firmware, software, inteligência artificial e até mesmo containers Docker? Nesta palestra vamos discutir esses desafios de DevOps que vão muito além dos servidores.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A arte perdida de administrar sistemas
Daniel Requena

Administradores de sistemas são profissionais do passado! DevOps, SRE, Eng de Cloud, Eng de Automação, isso sim são vagas que valem a pena aplicar, certo?Nessa apresentação vamos perceber que não importa o nome do cargo, existe um conjunto de habilidades e disciplinas de extrema importância que transcendem o rótulo do LinkedIn e que sim! está se perdendo.Vamos passar por definições de mercado e acadêmicas e tentar definir o que é SER um Sysadmin.Depois, entenderemos por que essa arte está se perdendo e retomá-la com um conjunto de 5 a 6 pontos fundamentais da administração de sistemas.Por fim, um exemplo prático é dado para consolidar os pontos apresentados. (a implantação de k8s no iFood)

14:10 às 15:00 Segurança de Banco de Dados com Vault
Fernando Barbosa

É possível gerenciar o acesso de bancos de dados para usuários e aplicações de forma segura e eficiente?

Mostrarei como a ferramenta open-source Vault facilita essa tarefa através de "credenciais dinâmicas". Com ela o QuintoAndar gerencia a autenticação de centenas de usuários e aplicações a mais de 150 bancos de dados, onde cada acesso acontece com um usuário e senha temporários!

Diariamente, geramos programaticamente mais de 2500 credenciais únicas, com escopos limitados, reduzindo o os riscos de vazamentos e acessos indevidos, além de dar liberdade aos times de SRE, DBA e segurança para focar sua atenção em outras áreas.

DevOps trabalhando para alcançar a segurança continua
Juscélio de Oliveira Reis

Vamos falar sobre conceitos, ferramentas de apoio e como adicionar a verificação de segurança dentro do nosso pipeline. Debater sobre as etapas do DevOps e qual a melhor estratégia para aplicar em cada fase do pipeline. Não tem como não falar sobre ferramentas, mas o foco desse encontro é como gerar um fluxo de feedback contínuo para aprimorar a segurança do nosso ambiente aos poucos. Conhece as siglas SAST, DAST ou já pensou em criar um agente de build especifico para rodar scripts especificamente olhando a segurança do nosso projeto?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 As Quatro Métricas Fundamentais: Uma conexão direta entre performance organizacional e performance de entrega de software.
Daiane Correa / Luciana Montenegro

Nos últimos seis anos, a equipe DORA (DevOps Research Associates) - fundada pela Dra. Nicole Forsgren, Jez Humble e Gene Kim - apresentou a pesquisa chamada Accelerate: State of DevOps e um relatório para rastrear o estado global da indústria e compartilhar as melhores práticas de entrega de software.

Os pesquisadores determinaram que apenas quatro métricas fundamentais diferenciam as organizações de baixo, médio e alto desempenho.

Nessa palestra iremos apresentar como estas quatro métricas refletem o impacto da entrega de software na performance organizacional e como a cultura organizacional impacta na entrega de software.

Kubernetes Reliability by Security Policies (SRE & Security)
Bruno S. Brasil

Quando o assunto é Kubernetes, muito se fala sobre as possibilidades de escalabilidade, resiliência, imutabilidade, ambientes dinâmicos e o auxilio para a cultura DevOps em diversos tipos de organizações. Mas a confiabilidade que o Kubernetes pode entregar aos produtos de TI vai MUITO além dessas estratégias! Precisamos falar sobre estratégias que possibilitem ambientes seguros, homogêneos e com políticas que entreguem, junto das aplicações, mais confiança pela segurança, sem onerar a produtividade dos times e o desempenho das aplicações altamente disponíveis. Durante a palestra vou abordar: - SRE vs Security - Admission Controllers - Vault - OPA: Open Policy Agent

16:40 às 17:30 SRE: Decisões de software com métricas de performance e resiliência
Guilherme Vierno

Nesta talk irei explorar os conceitos de métricas para tomada de decisão baseada em performance e resiliência de aplicações, uma visão data-driven sobre disponibilidade de ambientes de produção. A estratégia que irei mostrar é baseada nos ensinamentos da implementação de DevOps do Google (Site Reliability Engineering). Usarei exemplos reais da implementação de tais métricas na globo.com, focando nos nossos resultados e aprendizados.

Implantando DevOps com sucesso - Antes e Depois
Armando Rogério Brandão Guimarães Junior

Palestra sobre a implantação de DevOps usando o Azure na segunda maior Fundação de Previdência Complementar do Brasil, como isso afetou os processos internos e como melhorou as atividades desenvolvidas pelas equipes de desenvolvimento e operação.

17:40 às 18:30 A definir
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 5 de Novembro de 2020

10 às 19h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Sistemas, de Suporte, de Segurança da Informação, Desenvolvedores, Arquitetos de Softwares, SysAdmins, Analistas de Infraestrutura, Engenheiros de Software, CTOs, Estudantes e Amantes da Tecnologia em geral.


Investimento

presencial:R$ 315,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha DevOps

Alexandre Santos Costa
Alexandre Santos Costa
ArcTouch Mobile & Connected Experiences
Daiane Correa
Daiane Correa
Thoughtworks
Fernando Barbosa
Fernando Barbosa
QuintoAndar
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services
Wesley Leite
Wesley Leite
Banco BMG

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online