TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Do caos a integração entre pessoas.

DevOps representa uma mudança na cultura da TI, com o foco na entrega de valor nos serviços através de práticas ágeis e enxutas (Lean). DevOps enfatiza as pessoas, busca melhorar a colaboração entre as equipes de operações e desenvolvimento.

Através da automação de todos os processos produtivos, o DevOps visa a simplificação dos processos e compartilhamento do conhecimento entre todos o membros do time.

O movimento DevOps surgiu de uma necessidade fundamental: Simplificar os negócios por meio de esforços coordenados e colaborativos. Em outras palavras, o devOps é resultado dos esforços das empresas para responder com rapidez às mudanças do mercado, cada vez mais dinâmico e concorrido.

Ele é uma abordagem projetada para garantir que a alta qualidade de softwares chegue aos clientes com excelência e qualidade.

Além de uma mudança cultural, o movimento DevOps enfoca bastante nas práticas de automação das diversas atividades necessárias para atacar a última milha e entregar código de qualidade em produção, como: compilação do código, testes automatizados, empacotamento, criação de ambientes para teste ou produção, configuração da infraestrutura, migração de dados, monitoramento, agregamento de logs e métricas, auditoria, segurança, desempenho, deploy, entre outros.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Saindo da inércia até a vivencia com o DevOps
Wesley Leite / Humberto Moura

Iremos abordar sobre como é sair de uma cultura onde há divisão de tarefas e responsabilidades entre Infra e DEV, para a quebra de barreiras e a participação de equipes multidisciplinares, agilizando e melhorando as entregas na manutenção e implementação de demandas de TI para o negócio. Mostrar os desafios, impedimentos e as possíveis resistências dos grupos acostumados com as praticas tradicionais.

Codificando sua infraestrutura com Pulumi
Alexandre Santos Costa

Não sei para você mas acho configurações baseadas em arquivos yaml, json e afins muito mais complicados do que um script em uma linguagem de mais alto nível. Imagine então ter sua configuração "compilada"e vaidada e ter ainda por cima uma biblioteca de componentes para as principais nuvens e orquestração de containers? Esta é a proposta do Pulumi que permite que você descreva sua infraestrutura usando javascript/typescript ou até mesmo C# e F#

11:10 às 12:00 Devops em dispositivos de borda: como manter milhões de dispositivos atualizados
Vinicius Senger

Você sabia que hoje existem mais de 2 milhões de aspiradores de pó da iRobot conectados na internet? Já pensou que eles fazem parte do DevOps de alguma equipe?

Como manter atualizado com deployment over-the-air de firmware, software, inteligência artificial e até mesmo containers Docker? Nesta palestra vamos discutir esses desafios de DevOps que vão muito além dos servidores.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A arte perdida de administrar sistemas
Daniel Requena

Administradores de sistemas são profissionais do passado! DevOps, SRE, Eng de Cloud, Eng de Automação, isso sim são vagas que valem a pena aplicar, certo?Nessa apresentação vamos perceber que não importa o nome do cargo, existe um conjunto de habilidades e disciplinas de extrema importância que transcendem o rótulo do LinkedIn e que sim! está se perdendo.Vamos passar por definições de mercado e acadêmicas e tentar definir o que é SER um Sysadmin.Depois, entenderemos por que essa arte está se perdendo e retomá-la com um conjunto de 5 a 6 pontos fundamentais da administração de sistemas.Por fim, um exemplo prático é dado para consolidar os pontos apresentados. (a implantação de k8s no iFood)

14:10 às 15:00 Segurança de Banco de Dados com Vault
Fernando Barbosa

É possível gerenciar o acesso de bancos de dados para usuários e aplicações de forma segura e eficiente?

Mostrarei como a ferramenta open-source Vault facilita essa tarefa através de "credenciais dinâmicas". Com ela o QuintoAndar gerencia a autenticação de centenas de usuários e aplicações a mais de 150 bancos de dados, onde cada acesso acontece com um usuário e senha temporários!

Diariamente, geramos programaticamente mais de 2500 credenciais únicas, com escopos limitados, reduzindo o os riscos de vazamentos e acessos indevidos, além de dar liberdade aos times de SRE, DBA e segurança para focar sua atenção em outras áreas.

DevOps trabalhando para alcançar a segurança continua
Juscélio Reis

Vamos falar sobre conceitos, ferramentas de apoio e como adicionar a verificação de segurança dentro do nosso pipeline. Debater sobre as etapas do DevOps e qual a melhor estratégia para aplicar em cada fase do pipeline. Não tem como não falar sobre ferramentas, mas o foco desse encontro é como gerar um fluxo de feedback contínuo para aprimorar a segurança do nosso ambiente aos poucos. Conhece as siglas SAST, DAST ou já pensou em criar um agente de build especifico para rodar scripts especificamente olhando a segurança do nosso projeto?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 As Quatro Métricas Fundamentais: Uma conexão direta entre performance organizacional e performance de entrega de software.
Daiane Correa / Luciana Montenegro

Nos últimos seis anos, a equipe DORA (DevOps Research Associates) - fundada pela Dra. Nicole Forsgren, Jez Humble e Gene Kim - apresentou a pesquisa chamada Accelerate: State of DevOps e um relatório para rastrear o estado global da indústria e compartilhar as melhores práticas de entrega de software.

Os pesquisadores determinaram que apenas quatro métricas fundamentais diferenciam as organizações de baixo, médio e alto desempenho.

Nessa palestra iremos apresentar como estas quatro métricas refletem o impacto da entrega de software na performance organizacional e como a cultura organizacional impacta na entrega de software.

Kubernetes Reliability by Security Policies (SRE & Security)
Bruno S. Brasil

Quando o assunto é Kubernetes, muito se fala sobre as possibilidades de escalabilidade, resiliência, imutabilidade, ambientes dinâmicos e o auxilio para a cultura DevOps em diversos tipos de organizações. Mas a confiabilidade que o Kubernetes pode entregar aos produtos de TI vai MUITO além dessas estratégias! Precisamos falar sobre estratégias que possibilitem ambientes seguros, homogêneos e com políticas que entreguem, junto das aplicações, mais confiança pela segurança, sem onerar a produtividade dos times e o desempenho das aplicações altamente disponíveis. Durante a palestra vou abordar: - SRE vs Security - Admission Controllers - Vault - OPA: Open Policy Agent

16:40 às 17:30 SRE: Decisões de software com métricas de performance e resiliência
Guilherme Vierno

Nesta talk irei explorar os conceitos de métricas para tomada de decisão baseada em performance e resiliência de aplicações, uma visão data-driven sobre disponibilidade de ambientes de produção. A estratégia que irei mostrar é baseada nos ensinamentos da implementação de DevOps do Google (Site Reliability Engineering). Usarei exemplos reais da implementação de tais métricas na globo.com, focando nos nossos resultados e aprendizados.

Implantando DevOps com sucesso - Antes e Depois
Armando Rogério Brandão Guimarães Junior

Palestra sobre a implantação de DevOps usando o Azure na segunda maior Fundação de Previdência Complementar do Brasil, como isso afetou os processos internos e como melhorou as atividades desenvolvidas pelas equipes de desenvolvimento e operação.

17:40 às 18:30 A definir
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 5 de Novembro de 2020

10 às 19h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Sistemas, de Suporte, de Segurança da Informação, Desenvolvedores, Arquitetos de Softwares, SysAdmins, Analistas de Infraestrutura, Engenheiros de Software, CTOs, Estudantes e Amantes da Tecnologia em geral.


Investimento

presencial:R$ 245,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha DevOps

Alexandre Santos Costa
Alexandre Santos Costa
ArcTouch Mobile & Connected Experiences
Daiane Correa
Daiane Correa
Thoughtworks
Fernando Barbosa
Fernando Barbosa
QuintoAndar
Juscélio Reis
Juscélio Reis
Wiz Soluções
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services
Wesley Leite
Wesley Leite
Banco BMG

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online