TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Diversidade Tecnologia + Empatia = Muita Inclusão e Diversidade

A trilha de Diversidade é destinada aos profissionais da área de pessoas, gestores e empresas que fizeram ou tem o interesse em fazer a transformação pela diversidade.

Com uma trilha inteira dedicada ao tema, vamos apresentar cases, falar sobre as boas práticas e trocar experiência sobre esse processo de implantação de um novo olhar, de uma nova cultura nas áreas de TI e nas corporações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 LGBT+ de A a Z: Diversidade Sexual e de Gênero
Cláudia Cruz Machado

Quando se fala sobre diversidade, é preciso levar em conta também as diferentes identidades de gênero e orientações sexuais e afetivas. Afinal, para que se tenha um ambiente de trabalho acolhedor, é preciso saber como respeitar as diferenças. Você sabe o que significa cada letra de LGBT+? E quais identidades estão incluídas no +? Saiba mais sobre essa comunidade, e quem sabe até aprenda um pouco mais sobre si mesmo!

11:10 às 12:00 A definir
12:10 às 13:00 Das esquinas para os escritórios
Luiza Araújo Vieira

Quantas travestis e pessoas trans você já viu trabalhando em um supermercado, em um escritório de advocacia, na gestão de uma equipe? Pessoas trans e travestis são, em sua maioria, invisíveis. Cerca de 90% das travestis e trans no Brasil trabalham com prostituição. Como podemos ajudar a mudar esse cenário? Como empresas perdem dinheiro por não se atentar a diversidade? Vamos juntos discutir esses e mais questionamentos tão vitais.

Acessibilidade, gerando oportunidades para pessoas com deficiência
Bruno Welber Pereira / Cristina Stoll

Mostraremos baseados no nosso próprio case como a inclusão de pessoas com deficiência pode ser produtiva para ambos os lados, a acessibilidade criou uma oportunidade de carreira onde possuir a deficiência passa a ser o motivo para a contratação. Através do nosso case poderão ver como encontrar essas pessoas, prepará-las e integrá-las às equipes.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 A definir
15:10 às 16:00 A definir
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Uma trajetória diversa: negra, professora e por que não programadora?
Tamires Nunes de Paula

Nós somos formados por diversidades! Somos construídos pelo que nos torna diferentes e nos comunicamos melhor quando acolhemos e integramos o que diverge de nossos padrões. Minha trajetória na área do desenvolvimento começou por um caminho um tanto quanto diferente. Quando concluí o curso de letras e já trabalhando como professora percebi que sentia a necessidade de mais desafios e comecei a pesquisar sobre a área de tecnologia. Depois de estudar por alguns meses sozinha e ir em alguns meetups consegui uma bolsa em uma escola de programação foda! E em seis meses minha vida mudou completamente. Mas esses detalhes só na palestra hahaha Estou ansiosa para dividir com vocês essa trajetória

Intraempreendedorismo para diversidade: Como mudar organizações de dentro delas
Michele Menezes Pinheiro

Diversidade: o que você tem a ver com isso? As empresas finalmente começaram a se abrir para pautas latentes na sociedade há bastante tempo: mais diversidade, mais justiça econômica e social, mais representatividade nos espaços de poder. Mas por que não precisamos esperar um programa de RH ou a contratação de uma consultoria para começar a transformar os ambientes de trabalho que ocupamos? Porque a transformação mais genuína precisa começar de dentro para fora. Provocar, mobilizar, construir pontes e gerar engajamento. Todos nós possuímos características intraempreendedoras capazes de iniciar esse movimento. #changefromwithin

17:40 às 18:30 Descubra como ter práticas de diversidade e inclusão nos seus processos seletivos
Nicole da Silva Santos

O número de vagas na área de TI cresce em grandes proporções a cada ano que passa, porém o número de profissionais qualificados dessa área não aumenta na mesma velocidade, potencializando, assim, a concorrência por profissionais qualificados entre empresas de TI. Ainda, hoje no Brasil existem questões sociais sendo discutidas e as organizações como parte dessa sociedade podem impactar em temas como diversidade e inclusão. Aliando esses dois contextos, irei abordar sobre práticas de recrutamento e seleção que auxiliam na inclusão de pessoas diversas em empresas de TI e como é importante alinhar isso com a construção de um ambiente acolhedor e tolerante por meio de uma gestão da diversidade.

?Diversidade na comunidade tecnológica: Empatia, acolhimento e representatividade nas conexões!?
Arthur Bugre

?Diversidade na comunidade tecnológica: Empatia, acolhimento e representatividade nas conexões!? é uma palestra que estimula os participantes à uma profunda reflexão sobre se colocar no lugar do outro, não retirar a humanidade das minorias e promover a empatia no ambiente de trabalho.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 18 de Abril de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

--> Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais da área de pessoas, gestores e profissionais interessados na área de TI.


Investimento

presencial:R$ 122,50

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Diversidade

Arthur Bugre
Arthur Bugre
Bugre: Diversidade e Humanização