TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Diversidade Tecnologia + Empatia = Muita Inclusão e Diversidade

A trilha de Diversidade é destinada aos profissionais da área de pessoas, gestores e empresas que fizeram ou tem o interesse em fazer a transformação pela diversidade.

Com uma trilha inteira dedicada ao tema, vamos apresentar cases, falar sobre as boas práticas e trocar experiência sobre esse processo de implantação de um novo olhar, de uma nova cultura nas áreas de TI e nas corporações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Diversidade na comunidade tecnológica: Empatia, acolhimento e representatividade nas conexões!
Arthur Bugre

"Diversidade na comunidade tecnológica: Empatia, acolhimento e representatividade nas conexões!" é uma palestra que estimula os participantes à uma profunda reflexão sobre se colocar no lugar do outro, não retirar a humanidade das minorias e promover a empatia no ambiente de trabalho.

LGBT+ de A a Z: Diversidade Sexual e de Gênero
Cláudia Cruz Machado

Quando se fala sobre diversidade, é preciso levar em conta também as diferentes identidades de gênero e orientações sexuais e afetivas. Afinal, para que se tenha um ambiente de trabalho acolhedor, é preciso saber como respeitar as diferenças. Você sabe o que significa cada letra de LGBT+? E quais identidades estão incluídas no +? Saiba mais sobre essa comunidade, e quem sabe até aprenda um pouco mais sobre si mesmo!

11:10 às 12:00 Diversidade em tecnologia: chegou a hora de se preocupar com isso?
Romulo Eduardo Ruas Abreu

As discussões sobre diversidade na tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço. São vários os estudos que mostram que equipes diversas trabalham melhor e criam melhores soluções. E ainda assim, esta pauta ainda não atingiu o patamar de prioridade que deveria.

Considerar a inclusão da diversidade é uma tendência ou uma urgência? Para chegar nessa resposta, é preciso entender que esta é uma responsabilidade compartilhada entre diversos players, e que um olhar crítico para esta questão pode beneficiar empresas, times e talentos no mercado.

12:10 às 13:00 Das esquinas para os escritórios
Luiza Araújo Vieira

Quantas travestis e pessoas trans você já viu trabalhando em um supermercado, em um escritório de advocacia, na gestão de uma equipe? Pessoas trans e travestis são, em sua maioria, invisíveis. Cerca de 90% das travestis e trans no Brasil trabalham com prostituição. Como podemos ajudar a mudar esse cenário? Como empresas perdem dinheiro por não se atentar a diversidade? Vamos juntos discutir esses e mais questionamentos tão vitais.

Acessibilidade, gerando oportunidades para pessoas com deficiência
Bruno Welber Pereira / Cristina Stoll

Mostraremos baseados no nosso próprio case como a inclusão de pessoas com deficiência pode ser produtiva para ambos os lados, a acessibilidade criou uma oportunidade de carreira onde possuir a deficiência passa a ser o motivo para a contratação. Através do nosso case poderão ver como encontrar essas pessoas, prepará-las e integrá-las às equipes.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 A cultura da Inclusão
Adriano Rodrigues

Mostrar como a Microsoft vê a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. E como nossa tecnologia pode ajudar neste processo.

15:10 às 16:00 A conta é simples: quanto mais diversidade, menos vergonha se passa na Internet
Rafael Pimenta

Sabe aquelas propagandas racistas, machistas, homofóbicas e depreciativas? Elas ocorrem por não terem alguém de alguma das diversidades incluídas no projeto, afinal, um negro não deixaria passar despercebido um anúncio racista. E se levamos isso para o desenvolvimento de software!? Quais as implicações de ter um time homogêneo na empresa? De não ter mulheres? De não ter negros? Ou até mesmo não ter PCDs!?

Sou Rafa, Pai, Negro, LGBTQi+, de família humilde e que tenho quebrado barreiras para mostrar o quanto a realidade diversa nos faz bem.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Uma trajetória diversa: negra, professora e por que não programadora?
Tamires Nunes de Paula

Nós somos formados por diversidades! Somos construídos pelo que nos torna diferentes e nos comunicamos melhor quando acolhemos e integramos o que diverge de nossos padrões. Minha trajetória na área do desenvolvimento começou por um caminho um tanto quanto diferente. Quando concluí o curso de letras e já trabalhando como professora percebi que sentia a necessidade de mais desafios e comecei a pesquisar sobre a área de tecnologia. Depois de estudar por alguns meses sozinha e ir em alguns meetups consegui uma bolsa em uma escola de programação foda! E em seis meses minha vida mudou completamente. Mas esses detalhes só na palestra hahaha Estou ansiosa para dividir com vocês essa trajetória

Intraempreendedorismo para diversidade: Como mudar organizações de dentro delas
Michele Menezes Pinheiro

Diversidade: o que você tem a ver com isso? As empresas finalmente começaram a se abrir para pautas latentes na sociedade há bastante tempo: mais diversidade, mais justiça econômica e social, mais representatividade nos espaços de poder. Mas por que não precisamos esperar um programa de RH ou a contratação de uma consultoria para começar a transformar os ambientes de trabalho que ocupamos? Porque a transformação mais genuína precisa começar de dentro para fora. Provocar, mobilizar, construir pontes e gerar engajamento. Todos nós possuímos características intraempreendedoras capazes de iniciar esse movimento. #changefromwithin

17:40 às 18:30 Viés Inconsciente - O que é? Como podemos combater e evoluir dia após dia
Gisely Lucas / Daiane Freira Santos

Os dias atuais pedem por uma desconstrução e reconstrução diária sobre como nos relacionamos com as diferentes pessoas e como podemos criar ambientes ainda mais respeitosos e diversos. Mas a nossa cultura foi moldada com algumas atitudes, situações e comportamentos excludentes ou que refletem algum tipo de preconceito, sendo tudo isso naturalizado durante anos de convívio. Algumas situações e comportamentos se tornam tão naturais que fazemos sem perceber. Com isso, o objeto deste papo é apresentar alguns viés inconscientes ligados exclusivamente a grupos minorizados e como podemos gerar essa mudança interna.

Descubra como ter práticas de diversidade e inclusão nos seus processos seletivos
Nicole da Silva Santos

O número de vagas na área de TI cresce em grandes proporções a cada ano que passa, porém o número de profissionais qualificados dessa área não aumenta na mesma velocidade, potencializando, assim, a concorrência por profissionais qualificados entre empresas de TI. Ainda, hoje no Brasil existem questões sociais sendo discutidas e as organizações como parte dessa sociedade podem impactar em temas como diversidade e inclusão. Aliando esses dois contextos, irei abordar sobre práticas de recrutamento e seleção que auxiliam na inclusão de pessoas diversas em empresas de TI e como é importante alinhar isso com a construção de um ambiente acolhedor e tolerante por meio de uma gestão da diversidade.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 7 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais da área de pessoas, gestores e profissionais interessados na área de TI.


Investimento

presencial:R$ 157,50

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Diversidade

Arthur Bugre
Arthur Bugre
Bugre: Diversidade e Humanização

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online