TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Gestão de Produtos Para todas as Pessoas de Produto, que buscam constantemente construir e entregar valor para os usuários!

Gestão de Produtos é um assunto novo e que vem passando por diversas transformações. Sendo uma área multidisciplinar, tem chamado a atenção de diversos profissionais, no qual pessoas de desenvolvimento, design, experiência do usuário, negócio e atendimento trabalham juntas para criar novos produtos, funcionalidades e serviços, que buscam resolver dores e necessidades criando experiências incríveis.

Nesta trilha dedicada à esse assunto, vamos falar juntos sobre todas as áreas e etapas envolvidas no ciclo de vida dos produtos, compartilhando experiências, ferramentas, técnicas e boas práticas para o fortalecimento dessa área que permeia o marketing, comercial e desenvolvimento e que tem por objetivo oferecer produtos que encantam e entregam valor aos usuários.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Eu não sigo Frameworks! Conceitos de um time de Produto que se espelha em empresas do Vale do Silício
Haendel Sindra

Irei trazer conceitos que nortearam as decisões que tomamos em 2019 e ajudaram o nosso time na Resultados Digitais a alcançar um grande nível de satisfação dos nossos clientes e stakeholders atingindo todas as metas dos quarters.

Irei abordar princípios que me guiam como Product Manager para: - Construir um produto que resolva problemas dos clientes - Ser um agente para estabelecer um ambiente de confiança onde todos do time se envolvem para construir colaborativamente algo espetacular. - Atuar como porta-voz da visão do produto através de uma comunicação transparente com stakeholder para conectar a evolução do produto com a estratégia da empresa

Se liga na descoberta!
Andressa Schiessl

Times de desenvolvimento de software estão cada vez melhores em serem ágeis na hora de desenvolver o produto. Mas e no começo, na fase de Discovery será que temos essa mesma agilidade? Vamos ver algumas ferramentas que ajudam a encontrar formas de testar hipóteses rapidamente e focar em melhorias contínuas.

11:10 às 12:00 Como explicar problemas contando histórias?
Pricila Rodrigues

Histórias fascinam as pessoas desde sempre e são muito úteis para exemplificar o que parece complexo. E são uma forma interessante e ágil de repassar para os desenvolvedores do time tudo o que se aprendeu conversando com os stakeholders. Para gerar empatia é fundamental que todos do time entendam as motivações e objetivos por trás de uma tarefa. No entanto, escrever histórias é uma arte que exige criatividade, conhecimento e prática. Vamos conversar sobre como escrever Storytellings de UX e Job Stories para funcionalidades, aprender técnicas e ouvir alguns exemplos. Explicar os problemas das pessoas-usuárias será mais simples e prático.

Adeus backlog! Como o BLiP mudou seus processos de desenvolvimento de produto
Anny Caroline Martins / Yolanda Castro

Já se foi a época em que fazíamos planejamento de produto por anos e tínhamos um extenso roadmap de funcionalidades. Por isso, o time de desenvolvimento do BLiP, plataforma de criação de chatbots da Take, atualizou seu processo de evolução de produto.

Inspirados em modelos de grandes empresas de tecnologia e guiados pelo livro de Daniel H. Pink "the surprising truth about what motivates us", foram realizadas mudanças para obter mais assertividade no desenvolvimento do produto. Nesta Palestra, Anny (Product Designer) e Yolanda (Product Manager) irão falar do que se trata esse processo e compartilhar os aprendizados que obtiveram na prática.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Estimulando um mindset de priorização e tomada de decisão com a corrida de orientação
Samantha Gutemberg Pedroza B de Bresani

Corrida de orientação é um esporte individual, que envolve um enorme elemento mental, praticado em terreno desconhecido. O atleta deve navegar com mapa e bússola e cumprir um percurso traçado. Para completar a prova é preciso reunir habilidades de: leitura de mapa, concentração e capacidade de tomar decisões rápidas enquanto corre. Portanto, é necessário além de resistência e força, coragem e agilidade, para assim priorizar suas competências e obter sucesso.

Mas como esse esporte ajuda no mindset de priorização? Descobriremos juntos mais sobre o esporte e como até nosso hobby pode ser inspirador, agregando ensinamentos práticos para nossa vida profissional.

Do sonho a realidade com Customer Development
Alessandro Lourenço

A palestra tem como objetivo debater sobre a falha no lançamento de produtos digitais mostrando a necessidade de gerenciar os clientes e suas necessidades, tendo como base o modelo criado por Steve Blank - Customer Development e suas etapas: customer discovery, customer validation, customer creation e company building. Apresentando um processo de busca continua pelo product market fit e modelo de negócios repetitivo e escalável, aprendendo sempre com seu cliente.

14:10 às 15:00 Saber falar não faz de você um bom comunicador: Porque precisamos do Product Marketing Manager para ter um produto de sucesso
Rafaela Doricio

Você priorizou o desenvolvimento dos recursos que gerarão valor rápido para os seus clientes e serão competitivos no mercado.

Mas então, você tem dificuldade para envolvê-los ainda em fase beta. Depois, não demonstram interesse pela novidade entregue ou a equipe comercial não a utiliza como compelling para o fechamento de novos negócios.

O problema pode não estar no seu produto, já que está na maneira como você o tem comunicado.

Discutiremos a importância do profissional de marketing na condução de estratégias para encantar e persuadir o seu público-alvo (clientes, usuários e prospects) em três frentes: posicionamento, lançamento e adoção do produto ou recurso.

Desmistificando as métricas para a gestão de produtos
Amanda Gonçalves

Muito se fala de métricas de produto e de tanto falar acabamos sem saber por onde começar. Essa palestra vai te mostrar como as métricas podem ajudar na gestão dos seus produtos desde a etapa de discovery até o monitoramento da performance dos produtos do seu portfólio. Você verá as melhores formas de escolher as melhores métricas para cada produto de acordo com o momento do ciclo de vida em que se encontram. E, além disso, verá formas práticas de fazer o monitoramento e compartilhamento dos dados com o time para geração de insights e aprendizado constante.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como Product-Led Growth está transformando a cultura de produto da Resultados Digitais
Caio Bonfante

Product-Led Growth (PLG) é um playbook de crescimento utilizado pelas empresas que mais crescem no mundo como Slack, Zoom, Intercom entre outras, porém o termo ainda é pouco conhecido no Brasil. Entenda como a Resultados Digitais está aplicando essa metodologia em seus produtos para melhorar a experiência dos usuários e criar um canal mais eficiente para aquisição de clientes.

Construindo MVP's: a arte de fazer cupcakes
Lidia Ferreira

Com a transformação digital, têm-se percebido que o principal objetivo de um time ágil é entregar valor à pessoa que usa seu produto ou serviço. Para isso, levantar hipóteses e experimentar é fundamental. Vem daí a necessidade de usar MVP's para a validação dessas ideias. Sabemos que nem sempre é fácil descascar o produto para validar a sua essência. Além disso, precisamos que o MVP seja completo, com uma cereja em cima que encante o cliente e crie uma necessidade de uso. Nessa conversa, vamos falar da arte da construção de MVP's e do valor da experimentação contínua, à luz de um case no mercado varejista de Belo Horizonte.

16:40 às 17:30 O papel de Product Managers de Plataforma no Nubank
André de Lannoy Tavares / Jacqueline Yumi Asano

Para suportar o crescimento exponencial o Nubank tem investido na criação de plataformas e produtos internos. Nessa palestra vamos mostrar o papel de gerentes de produto no sucesso dessas iniciativas, incluindo responsabilidades, dia-a-dia e habilidades importantes, além de semelhanças e diferenças com PMs de produtos para cliente final. Vamos exemplificar esse papel com alguns cases: como o Nubank desenvolveu um sistema de cobrança inteligente para clientes em atraso e como evoluímos nossas ferramentas de dados para milhares de usuários. Compartilharemos os principais desafios e aprendizados, e mostraremos a importância dos PMs de plataforma para escalarmos o negócio do Nubank.

O que eu aprendi criando um chapter de produto do zero
Érica Briones Graciano

O que você faz quando alguém te pergunta: e aí, topa vir criar um chapter de produto aqui na nossa empresa e ajudar a estabelecer uma cultura de produto? Eu não sei você, mas eu digo "sim!" :)

Nessa sessão eu vou contar como eu achei que ao assumir uma posição de Head de Produto eu estava ganhando um produto pra chamar de meu e descobri que na verdade eu tinha ganho um time <3 e ido trabalhar para o RH :). Foram muitos aprendizados nessa jornada de gerente de produto senior com 18 anos de mercado, acostumada com orquestração de times e squads para gestora funcional e responsável estratégica do produto de uma empresa.

17:40 às 18:30 O que Game of Thrones e Jornada do Usuário podem ensinar sobre produtos acessíveis?
Marcelo Sales

Todo produto tem uma jornada. Primeiro ele é imaginado, em seguida planejado e a partir daí é produzido, talvez passe por testes e em seguida finalmente é lançado e divulgado. E então vem a pergunta que muita gente tem medo... será que qualquer um consegue usar este produto? Será que esse produto, seja ele qual for, pode ser utilizado por qualquer pessoa, seja ela quem for? Todos querem criar produtos acessíveis, mas poucos querem enfrentar a jornada para torná-lo verdadeiramente acessível. Nem mesmo a HBO pensou nisso... :)

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 6 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que trabalham ou tem vontade de trabalhar com Gestão de Produtos. Product Managers, Product Owners, Designers, Desenvolvedores, pessoas de Marketing e Comercial. E qualquer pessoa que tenha vontade de conhecer melhores práticas de Produtos.


Investimento

presencial:R$ 315,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Gestão de Produtos

Caio Bonfante
Caio Bonfante
Resultados Digitais
Jacqueline Yumi Asano
Jacqueline Yumi Asano
Resultados Digitais
Lidia Ferreira
Lidia Ferreira
Avenue Code
Marcelo Sales
Marcelo Sales
Itau Unibanco
Samantha Gutemberg Pedroza B de Bresani
Samantha Gutemberg Pedroza B de Bresani
Ecossistema do Porto Digital do Recife

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online