TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Go Produtividade = Simplicidade + Legibilidade

Vocês terão o privilégio de conhecer uma das linguagens que mais cresce no mundo, desenvolvida pelo Google em 2009 para resolver problemas de escalabilidade e concorrência. Venha conhecer pessoas e suas histórias utilizando Go em seus projetos no dia a dia.

Go quebrou os paradigmas de linguagens de programação existentes, inovou criando as goroutines quebrando o conceito de threads gerando diversas polêmicas na comunidade de developers.

O objetivo da trilha é apresentar tudo isto para os gophers e novos gophers.

Amamos Go e não temos dúvidas que iremos contagiar todos vocês.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desmistificando o compilador Go: a jornada do func main() até o go run
Alex Garzão

Já pensou nos processos que precisam ocorrer para que um ?Hello world!? torne-se um arquivo executável?! Irei demonstrar nesta palestra, através de uma jornada pelas entranhas do compilador, como GOLANG trabalha para facilitar o nosso trabalho como desenvolvedor.

Por trás de um simples comando como ?go run hello.go? existe toda uma complexidade que é abstraída pelo compilador. Para demonstrar o que ocorre nos bastidores, irei destrinchar alguns exemplos em Go, deixando claro quais as transformações que ocorrem em cada um dos estágios do processo de compilação. Além disso, será exposto como foram realizados dois hacks no compilador Go.

11:10 às 12:00 Implementando autorização em APIs Go com Open Policy Agent (OPA)
Douglas Eric Fonseca Rodrigues

O Open Policy Agent (OPA) é um mecanismo de política de uso geral que permite a aplicação unificada de políticas. Nesta palestra será apresentado uma de suas diversas aplicações: autorização de APIs.

Porque usar Go
Jefferson Lima

Esta palestra é um overview do "Porque usar Go". Go é uma linguagem de uso geral e muito poderosa que se destaca por ser uma linguagem simples, legível e produtiva com uma curva de aprendizado muito baixa. O objetivo é fazer uma apresentação bem animada de forma simples e com exemplos práticos. Existe diversas vantagens em sua utilização em diversos cenários e por tratar-se de uma linguagem moderna e desenvolvida para absorver o máximo do poder computacional ela veem ganhando notoriedade por milhares de empresas espalhadas pelo mundo que passaram a adotar Go.

12:10 às 13:00 Melhorando a experiencia do desenvolvedor usando CLI em Golang
Marcos Guimarães

O CLI é voltado para acelerar o dia a dia do desenvolvedor e diminuir o tempo gasto com tarefas repetitivas (https://landing.google.com/sre/workbook/chapters/eliminating-toil/). O CLI ajuda a eliminar tarefas e foi construído para ser colaborativo, permitindo aos desenvolvedores criar suas fórmulas (Será mostrado na palestra como é para adicionar novos comandos sem a necessidade de alterar o core do CLI). Descubra como GO pode ajudar na criação de um CLI utilizando a biblioteca do cobra (https://github.com/spf13/cobra). A Zup pretende abrir o código do CLI para a comunidade em Abril desse ano, portando seria interessante todos participarem para colaborar na evolução desse CLI.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Go, Cloud events e Knative na prática
Andreia Silva

Essa palestra é um convite à um tour por um caso de uso de implementação event-driven, onde utilizamos Go, Cloud Events (Spec e SDK) e a plataforma Knative. Faremos uma demonstração de como os eventos são produzidos e consumidos utilizando a SDK Go para Cloud Events e como Knative realiza a abstração do broker para troca de mensagens entre os serviços. Levantaremos as vantagens e motivações dessa abordagem, como: abstração de de comunicação entre serviços, scale to zero e disponibilidade, ressaltando os desafios de utilizar uma implementação antes da liberação de sua release.

15:10 às 16:00 Kotlin vs Go: A guerra das corotinas
Alex Rios

Com a banalização dos computadores multicores a programação concorrente se tornou algo comum no dia a dia do desenvolvedor. Kotlin é uma linguagem orientada a objetos e Funcional, por outro lado Go é simples por design, ambas implementam os mesmo conceitos. Essa talk vai debater sobre concorrência estruturada e por que ela é benéfica para o desenvolvedor.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Se divirta desenvolvendo em Go com Hugo , um Framework rápido e fléxivel
vanessa brandão do valle

Quando um desenvolvedor descobre uma linguagem de programação, ele quer logo explorar várias funções que a linguagem oferece . E explorar com um Framework rápido e gratuito essa exploração se torna um parque de diversão. Troquei de Framework do meu site e hoje estou muito satisfeita e quero te mostrar porque!

Golang para Operators Patterns, simplicidade com alta disponibilidade
Claudio Eduardo de Oliveira

Nesta apresentação vou demonstrar como o Golang pode nos ajudar na criação de Operators no Kubernetes. Vamos navegar pelo código e discutir como o Operator SDK pode nos ajudar a remover uma série de complexidades, aplicando boas práticas e removendo boilerplates. Será demonstrado um operator em ação que conseguirá realizar deploy de alguns containers para testes de APIs.

17:40 às 18:30 Modelando serviços monitoráveis em Go
Luís Nascimento / Daniel Lima

Monitoramento de aplicações é parte importante da cultura de DevOps e do processo de desenvolvimento de software moderno. Infelizmente, incidentes em ambiente de produção eventualmente acontecem e, neste momento, espera-se que engenheiros de software profissionais identifiquem e corrijam a causa-raiz do incidente o quanto antes. O objetivo desta palestra é apresentar estratégias de design de software que possibilitam, de maneira simples e ágil, identificar quando e o por quê um dado incidente aconteceu.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 5 de Novembro de 2020

10 às 19h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos os apaixonados por tecnologia e simpatizantes.


Investimento

presencial:R$ 315,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Go

Alex Rios
Alex Rios
Wildlife Studios
Jefferson Lima
Jefferson Lima
s3wf solucoes web

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online