TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Desde o seu surgimento, a evolução do Java como linguagem e como plataforma tem sido acompanhada ativamente pela comunidade brasileira.

Renova-se continuamente, sempre incorporando novos paradigmas e recursos selecionados pela comunidade a cada novo lançamento.

A trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma, ciclo de atualizações, bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Implementação de código Java para Eventos.
Paula Macedo Santana

Como realizar a implantação de código Java usando Spring para eventos com Kafka.

11:10 às 12:00 Java Module & AOT: A batalha da eficiência
Luram Archanjo

Ao longo dos anos a JVM foi construída para aplicações que rodam dias, meses até anos, porém com a adoção de arquiteturas distribuídas, como microservices e o movimento cloud native esse requisito mudou e não precisamos mais de uma JVM para suportar aplicações de longa duração e sim de uma JVM mais eficaz no requisito recurso computacional.

Visando isso, foi lançado no Java 9 o suporte a modularidade, porém temos outras frentes que estão aprimorando técnicas de compilação, como Ahead of time compilation (AOT) e Just in time compilation (JIT).

Portanto, nesta palestra irei comparar ambas as frentes provendo-o insumos necessários para tomadas de decisões mais assertivas em futuros projetos.

IA com Java? Sistema de recomendação em Java com o Apache Mahout:
Kamila de Fátima Santos Oliveira

Trabalha com Java, tem curiosidade pela área de IA mas não quer aprender em Python? Nessa talk vou demonstrar como desenvolver um simples sistema de recomendação de livros e filmes em JAVA utilizando o Apache Mahout, uma estrutura de álgebra linear para algoritmos de machine learning com desempenho escalonável e utilizaremos algoritmos que relacionam a proximidade entre os usuários para fazer as recomendações.

12:10 às 13:00 Live coding: Java na era cloud-native
Elder Moraes

Dê uma boa olhada no seu projeto Java: ele parece pronto para a era cloud-native? Essa abordagem prevê coisas como como escalabilidade automática, infraestrutura de containers, service mesh e observabilidade. Mais do que meras buzzwords, são demandas cada vez mais inerentes aos projetos mais modernos. Será que o mundo Java está pronto para isso? Pode apostar que sim! Com o novo ciclo de evolução do OpenJDK, as recentes atualizações no MicroProfile e a robustez do Jakarta EE, nunca o Java esteve tão inserido no mundo cloud-native. Venha para essa sessão 100% prática e se prepare para transformar o seu projeto ainda hoje.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Conhecendo e aplicando um outro paradigma sem sair de sua linguagem favorita
Rafael Nunes Vieira

Muito se tem falado sobre o paradigma de programação funcional, linguagens com este paradigma tem se popularizado por fornecerem ao software uma melhor legibilidade, torná-lo menos suscetível a erros e permitir de forma mais fácil seu processamento em paralelo. Nesta palestra iremos entender os conceitos por trás deste paradigma e como esta nova forma de pensar pode tornar você desenvolvedor um melhor profissional, escrevendo códigos mais legíveis e coesos, menos suscetíveis a falhas (less error prone) e não menos importante mais performáticos. E tudo isso sem sair de sua linguagem favorita, o Java é claro!

Monitorando sua aplicação Java com Java Flight Recorder e Mission Control
Ariane Izac

APM (Application Performance Management) é uma ferramenta essencial para ajudar a otimizar e monitorar o desempenho de seus aplicativos. Mais do que monitorar o desempenho de sua aplicação a APM trata de entender o ?porquê?, que ajudará o time de desenvolvimento identificar a causa raiz de forma mais eficiente.

A ideia é mostrar a combinação de Java Fligth Recorder e Java Mission Control para monitorar e ajudar otimizar o desempenho de aplicações Java.

15:10 às 16:00 Criando aplicações com o paradigma de reatividade
Ana Beatriz Neri

Trabalhar com o paradigma de reatividade nos nossos projetos tem sido cada vez mais hype do momento, com Java isso vem sido uma descoberta interessante, e as empresas estão querendo cada vez mais adotar! Nesta palestra vamos usar exemplos práticos de como usar o RX Java uma biblioteca, e Spring Webflux um framework. Ambos usam da reatividade para construir nosso sistema!

Aplicações nativas com Java
William Siqueira

A execução de aplicações Java exige uma máquina virtual, com isso o código Java, compilado para bytecode é interpretado pela máquina virtual, executando a aplicação. Através da GraalVM aplicações Java podem ser re-compiladas novamente para código de máquina, tornando a execução mais rápida e o executável final ainda menor. No entanto, a GraalVM não compila qualquer bytecode para código nativo, trazendo algumas limitações. Vamos discutir essas limitações e mostrar como ferramentas, como o Quarkus e Kogito, ajudam no desenvolvimento de aplicações nativas nativas complexas.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Microprofile: Enterprise o suficiente para microserviços
Rafael Benevides

Existem muitos desafios em uma arquitetura orientada a microserviços que não podem ser facilmente solucionadas com Java/Jakarta EE, mas a especificação Microprofile fecha esta lacuna. MicroProfile é uma iniciativa criada pela comunidade Java para fomentar uma inovação rápida em torno de Microserviços e Java para Enterprise. Esta sessão irá mostrar os detalhes em torno da especificação Microprofile, como ela melhora o Java para aplicações cloud-native.

17:40 às 18:30 Serverless com Java: isso é possível
Evandro Pires da Silva

Java é, ano após ano, a linguagem de programação mais utilizada no mundo. Mesmo assim, ele é pouco utilizada no mundo Serverless. Vamos entender a relação de Java com Serverless navegando através de benchmarks com outras linguagens e, ao final, vamos saber como criar funções com Serverless e Java de maneira viável.

As legislações sobre proteção de dados são Globais, você esta programando Java com segurança?
Leonardo Lima

A segurança da informação, salvo mercados específicos, tende a ficar delegada às equipes de Segurança e Infraestrutura, que eventualmente nos puxam as orelhas ou exigem do desenvolvedores coisas como duplo fator de autenticação, senha forte, não transportar um ou outro parâmetro via get, etc. Todas solicitações usadas no exemplo são importantes, mas os desenvolvedores nem sempre sabem o porque. Com a LGPD, GDPR, CCPA teremos que nos preocupar com isso? Como uma legislação pode afetar a forma que eu normatizo o banco de dados? O que já temos hoje de suporte a isto para o desenvolvimento em JAVA?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 7 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, gerentes, estudantes e quem quer alavancar o conhecimento na plataforma java


Investimento

presencial:R$ 245,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Java

Ariane Izac
Ariane Izac
MATERA Systems
Luram Archanjo
Luram Archanjo
Zup Innovation

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online