TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices A evolução na forma de Arquitetar Software.

O padrão de arquitetura em Microservices vem ajudando desenvolvedores a criar aplicações escaláveis, dividindo componentes em diferentes serviços.

Além disso, um benefício adicional é a facilidade na entrega e práticas de implantação contínua devido à velocidade em que os desenvolvedores podem fazer alterações.

Nesse novo cenário, aplicativos construídos com microservices também permitem que os desenvolvedores experimentem várias linguagens, tecnologias e ferramentas sem alterar uma aplicação inteira.

O que será visto nessa Trilha será um pouco desse novo paradigma ao construir software.

A evolução na forma de Arquitetar Software.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Keeping Safe Your Server to Server Communications
Mercedes Wyss

The rise of microservices has reached an impressive point of maturity. One of the challenges is choosing how our microservices will communicate? choreography or orchestration. Another of the challenges is to reduce the risk between those communication adding a security layer.

This talk will cover some points to add a security layer. Starting with the authentication and authorization, propagating identity information between microservices and handling communications between different trust domains. Then, how to secure synchronous communications with certificates, JWTs or gRPC. Finally, will cover messaging systems such as RabbitMQ, Kafka, ActiveMQ for secure asynchronous communications.

11:10 às 12:00 Monolito rocks! Porque você deve considerar usá-lo.
Evandro Pires da Silva

Há algum tempo vemos um movimento muito forte das empresas para sair do Monolito para ir para o mundo de Microsserviços e, aquelas mais ousadas, para Serverless. Isso faz muito sentido em vários cenários, mas será que para todos? Vamos entender porque ainda vale a pena considerar a estratégia de ter um monolito.

Testes de contrato para microserviços orientados a eventos utilizando o Pact
Ana Ludmila Oliveira / Bruna Gonçalves

Quando dividimos um sistema em muitos serviços pequenos, eles precisam se comunicar por interfaces bem definidas (que as vezes crescem nem tão ordenadamente assim).

Para minimizar os riscos de problemas originados pelas mudanças destas interfaces, um dos caminhos possíveis é a realização de testes de contrato. Mas e quando estes serviços em questão se comunicam através de mensagens e eventos?

Nesta palestra, o objetivo é falar sobre uma abordagem de testes de contrato para este tipo de sistema, utilizando o Pact.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Rastreamento em aplicações Cloud-Native: Do Stack trace até o Opentracing
Rafael Benevides

Nós, desenvolvedores, estávamos acostumados a depurar a execução de uma aplicação uma Thread por vez. Entretanto, com o advento das arquiteturas orientadas a micro-serviços, o que costumava ser apenas uma pilha de execução em uma única máquina, passou a ser de várias pilhas de execução espalhadas por diversos computadores. Venha para esta sessão e veja como funciona, e como fazer um tracing distribuído da sua aplicação utilizando Jaeger com o Opentracing. E se você quiser automatizar a depuração utilizando técnicas de Service-mesh com Istio, esta sessão também é para você.

14:10 às 15:00 Microservices utilizando GraphQL e Apollo framework
Bruno de Líbero Hauck Ferreira

Introdução sobres os conceitos do GraphQL e como essa tecnologia pode ser adaptada para os microservices. Descrição do funcionamento da ferramenta Apollo utilizando React + Node Js + Microservices fazer demonstração de exemplos de código.

Microsserviços: Agora, amanhã ou nunca?
Gabriel Fava

Decisões arquiteturais precisam de tradeoffs e com Microsserviços não é diferente. Sair de uma arquitetura de serviços encorpados, migrar de uma arquitetura monolítica para Microsserviços é um caminho muito complexo e cheio de desafios. Vamos analisar juntos os benefícios, malefícios e o estado da arte dessa tecnologia tão emergente.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Microsserviços como uma arquitetura evolutiva: Lições aprendidas
Luram Archanjo / Claudio Eduardo de Oliveira

Ao longo dos anos a arquitetura de microsserviços vem sendo amplamente adotada, por prover inúmeras vantagens como: heterogeneidade tecnológica, escalabilidade, desacoplamento etc.

Nesse sentido a arquitetura de microsserviços atendem as definições de uma arquitetura evolutiva, ou seja, uma arquitetura projetada para mudanças incrementais até mesmo mudanças de linguagens.

Nesta palestra, iremos discorrer quais foram as decisões para adotar frameworks e técnicas como: Spring, Vert.x, gRPC, Event-driven Architecture numa arquitetura para uma solução de meio de pagamento no qual throughput e response time é crucial para a sobrevivência do business.

16:40 às 17:30 An app modernization story
Mete Atamel

Back in 2016, I deployed an ASP.NET monolith app to IIS on Windows. It worked but it was clunky in every sense of the word. Over the years, the app was freed from Windows (thanks to .NET Core), containerized to run consistently in different environments (thanks to Docker) and decomposed into a set of loosely-coupled, event-driven, microservices (thanks to Knative and Cloud Run). The end result is a simpler and portable serverless architecture, easier and cheaper to run and maintain. In this talk, we'll go through the modernization journey, explore the decision points and deep dive into the final architecture.

17:40 às 18:30 Microservices, Event Sourcing e CQRS: como o Nubank empresta dinheiro de maneira escalável
Alexandre Cisneiros / Leonardo Iacovini

O Nubank é o maior banco digital independente do mundo, e lançou recentemente seu empréstimo pessoal. Por trás deste produto, existe uma arquitetura de microsserviços, comunicação assíncrona, event sourcing e CQRS. Vamos mostrar como utilizamos comandos e eventos para garantir a integridade e escalabilidade dos fluxos de empréstimos, e quais as vantagens e desafios que essa arquitetura traz.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 6 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos de Software, DevOps Engineers, Cloud Engineers, Site Reliability Engineers


Investimento

presencial:R$ 315,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Microservices

Bruna Gonçalves
Bruna Gonçalves
Thoughtworks
Evandro Pires da Silva
Evandro Pires da Silva
Senior Sistemas
Luram Archanjo
Luram Archanjo
Zup Innovation
Mercedes Wyss
Mercedes Wyss
Produactivity

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online