TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Qualidade em todas etapas do desenvolvimento ágil!

Buscamos por qualidade em todas etapas do ciclo de desenvolvimento, qualidade é uma responsabilidade do time, nós construímos juntos.

Juntos também buscamos por melhoria continua sempre, seja PO, desenvolvedor, QA, buscamos sempre fazer entragas melhores, presando por qualidade.

Vamos compartilhar cases inspiradores, trocar experiências, trazer insigths que podem ser aplicados no dia a dia?

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Por que o Nubank deixou de fazer testes end-to-end
Eduardo de Oliveira Ferreira

Baseado em uma arquitetura de microserviços, o Nubank aprendeu na prática os problemas dos testes end-to-end: flakiness, debugging complexo, deploys demorados, entre outros. Nessa talk iremos mostrar como substituímos nossa stack de testes end-to-end por uma solução baseada em testes de contrato. Falaremos sobre a história, os desafios, como reduzimos o tempo das nossas pipelines e aumentamos o número de deploys dos times no Nubank.

11:10 às 12:00 Teste de Segurança na plataforma Low Code
Luis Eduardo Pinheiro

A palestra tem como objetivo explicar como realizar teste de segurança ajudá-lo a encontrar automaticamente vulnerabilidades de segurança em seus aplicativos da web enquanto estiver desenvolvendo e testando seus aplicativos.

Pareamento: uma estratégia para sair da ilha e engajar times
Paula Brasileiro

Essa dinâmica de pareamento gera uma transferência enorme de conhecimento ao unir os papéis (QA+DEV) na construção de uma nova funcionalidade. Tornamos mais rápida a identificação de possíveis problemas nas diferentes camadas da pirâmide de testes. Falhas podem ser previamente mitigadas antes mesmo de se concretizarem e escrever casos de teste melhores que podem finalmente diagnosticar problemas de nível mais profundo que poderiam ser somente identificados no cliente.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 The Screenplay Pattern - Criando uma suite robusta de testes automatizados
Rodrigo Costa / Otoniel Isidoro

Quantas vezes você já se deparou com uma suite de testes automatizados na qual não tem estrutura nenhuma? na qual toda a lógica fica no arquivo de steps, sem clara separação de responsabilidades... inumeras né?? E mesmo quando você encontra um padrão, como o Page Objects por exemplo, você acaba esbarrando em diversos problemas, como por exemplo, aplicações SPA, ou suite de testes de API, e diversas outras coisas... para resolver esses e outros problemas, surgiu o Screenplay Pattern, um padrão de código para testes automatizados que vai te auxiliar a criar suite de testes robustas com qualidade.

14:10 às 15:00 Testando seu software como se fosse um avião
Thiago Barradas

Testar um software pode ser uma tarefa muito complicada. Não só durante a elaboração do plano de teste e sua execução, mas também como garantir que o teste realmente valide as regras de negócio e seja manutenível.

Agora, imagina se você fosse o responsável por executar as fases de teste para que um novo modelo de avião fosse lançado. Será que olhando dessa forma você se preocuparia mais?

Vamos entender o que os conceitos da tecnologia e da industria da avião podem nos ensinar.

Automatizando Testes React Native com CodeceptJS, Appium e Docker Compose
Rogério de Paiva

Automatizar testes mobile não tem sido uma tarefa fácil. Ainda mais se tratando de aplicações como React Native. Nessa palestra veremos como diminuir um pouco essas dificuldades utilizando o framework CodeceptJS e como usar Appium com emulador Android sendo orquestrado por um docker compose.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Testes automatizados mobile com Espresso e XCUITest
Denise Maia

Esta talk tem como objetivo apresentar como funciona a estrutura de testes automatizados para aplicativos mobile utilizando os frameworks Espresso (para Android) e XCUITest (para iOS), assim como vantagens e desvantagens de utilizá-las em relação à outros frameworks do mercado.

16:40 às 17:30 Validando a acessibilidade com Cypress e Axe
Bruno Pulis

Acessibilidade web sempre é um assunto que desperta interesse. Afinal como validamos nossas aplicações? Como garantir qualidade em nossas aplicações pensando na inclusão das pessoas com deficiência? A resposta para essas perguntas e muito mais você vai encontrar por aqui. Então topa, encarar o desafio de tornar nossas aplicações acessíveis?

Performance Engineering: garanta confiabilidade de seu release
Alexsander Hage de Melo

?O sistema é lento demais?: Quem nunca recebeu este péssimo diagnóstico de seu chefe, usuário ou cliente? Fazer uso de Performance Engineering demonstra-se uma excelente estratégia para alterar tal quadro, sem implicar atritos as práticas ágeis desenvolvimento ou à esteira DevOps implantada.

17:40 às 18:30 A definir
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 7 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Testers, QAs, Desenvolvedores, POs e todos que trabalham com desenvolvimento ágil e se interessam por Qualidade de Software.


Investimento

presencial:R$ 245,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Testes

Alexsander Hage de Melo
Alexsander Hage de Melo
Telefônica (Vivo)
Bruno Pulis
Bruno Pulis
Monetizze
Denise Maia
Denise Maia
Banco Inter
Luis Eduardo Pinheiro
Luis Eduardo Pinheiro
True Change Tecnologia
Paula Brasileiro
Paula Brasileiro
Thoughtworks

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online