TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Transformação Digital Novos horizontes e desafios para um mundo em constante transformação

Transformação Digital é uma forma de criar novas ideias e modos de operação no qual a tecnologia desempenha um papel chave no desenvolvimento da estratégia, estrutura, cultura, automação e processos de diversos ecossistemas com o objetivo de melhorar a vida das pessoas.

Venha conhecer e discutir sobre a necessidade e a potencialidade da Transformação Digital nos cenários complexos que temos vivido atualmente. Nesta trilha vamos desbravar conceitos, ideias e cases de organizações que estão vivenciando as mudanças dos novos paradigmas da era digital. Traremos palestras introdutórias e talks com especialistas da área técnica e foco em negócio.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Comunicação: A Fronteira Final para a Transformação Digital
Julio Matos

Os processos de Transformação Digital, puxados ou empurrados pelas diversas revoluções tecnológicas, apresentam inúmeras abordagens sistêmicas e processos para sua implementação. No entanto, há uma revolução orgânica em curso que rompe as barreiras das organizações e obriga todos os times, a realizarem intensas trocas e sinergias de conhecimento, seja com suas comunidades internas, seja com o ecossistema fora da empresa. Por isso a comunicação se tornou peça fundamental da transformação e queremos demonstrar como esse ciclo de comunicação pode ser o combustível para esta transformação.

"Conformidade Social X Transformação Digital: como os impactos podem se tornar impulsos"
Gisele Morilha Gonçalves / Cristina Lima

Todo processo de transformação digital esbarra no clássico problema de resistência á mudança. E na maioria das empresas a resistência é tão institucionalizada que se torna sistêmica, vira regra! Humanos possuem tendências biológicas á repetir comportamentos mesmo não compreendendo ou concordando com eles - é a chamada "Conformidade Social". Apresentarei como podemos identificar os impactos das regras e dos comportamentos moldados pela conformidade social ao encararmos o desafio da Transformação Digital. Quais as melhores formas de transforma-los em impulsionadores de mudanças?

11:10 às 12:00 Status quo x Inovação: desafios culturais e soluções na transformação digital de empresas tradicionais
Leonardo Braulio de Oliveira e Silva / Daniel

Uma transformação digital é uma transformação cultural. O comportamento no mundo muda rapidamente, apertando o passo das pressões de mercado e das necessidade dos usuários. No entanto, nem todas as instituições parecem prontas para esse salto. Empresas tradicionais vêm sua sobrevivência ameaçada pela lentidão de seus processos e vícios culturais burocráticos, afetando segmentos, como o da educação. Então, como fazer tais empresas perseverarem nesse contexto? Quais as soluções para que essa transformação não morra na praia? Aqui, trazemos um estudo de caso sobre uma universidade hexagenária e nossas ações para uma transformação digital menos dolorosa e mais bem sucedida, por meio do design.

Como (não) fazer a transformação digital da sua empresa? Pergunte-me como.
Luis Renato dos Santos / Renata De Souza Grande

Em um grupo com diversas marcas e que envolve a cadeia inteira de produção com industria, CD's, lojas, espaços para representantes, venda direta e canais não proprietários, falar em transformação digital é de fato uma tarefa bastante complexa. Não há como acertar sempre, tentamos squadizar, grandes movimentos, pequenos ganhos e várias consultorias nos auxiliaram neste caminho sinuoso, mas a nossa forma de se transformar veio de dentro.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Transformação Digital e business agility não se inicia criando Times ágeis, pois eles não têm nada a ver com isso!
Jose JR

Muitas vezes odisseias Ágeis começam com a (sub) otimização local, criando times ágeis para que mudem a empresa por completo e traga a velocidade desejada para ela possa estar preparada para o século em que vivemos, ao mesmo tempo, o método ágil escolhido se torna o bezerro de ouro. Normalmente, a colaboração entre as áreas de desenvolvimento de uma organização e quem toma as decisões de negócios não são levados em consideração para a Transformação Digital. O Flight Levels Model Thinking pode salvar seus nervos e muito dinheiro quando se procura alcançar o real Business Agility em um Transformação.

Desafios na Transformação de Sistemas Legados
Fernanda de Paula

Em um mundo VUCA, acrônimo de volátil, incerto, complexo e ambíguo, as organizações precisam estar em constante aprendizado sobre como gerar mais valor para seus clientes. Para se preparar e prosperar neste ambiente, muitas vezes são necessárias mudanças tecnológicas, organizacionais e de mentalidade, tornando-se fundamental a evolução dos seus sistemas legados. Mas o que é um sistema legado? Como mudá-lo? Como mantê-lo? Como inová-lo? Essa palestra apresenta um caso prático de transformação de um dos clientes da dti digital, e discute algumas estratégias implementadas que possibilitaram entregas mais rápidas, com maior qualidade e que gerassem mais valor.

14:10 às 15:00 Uma grande corporação sabe entregar um Produto Digital?
Cristiane Simons

Todos sabem que o segredo para entender o consumidor é saber identificar as suas necessidades. Essa premissa soa um tanto óbvia. Por isso, para ter sucesso no ambiente digital, é preciso realizar entregas à partir das necessidades de quem vai consumir suas ofertas, buscando a Agilidade e Velocidade. Legal! Mas, diante de desafios diários, como uma squad pode driblar as burocracias, utilizando ferramentas de Transformação Digital com Foco na Entrega de Valor e a Centralidade no Cliente

Financie times, não projetos
Vinicius Andrade

Discutiremos como o foco no cliente e a crescente importância da tecnologia leva cada vez mais empresas a saírem do modelo matricial tradicional e se organizarem por produto. Falaremos de como essas empresas se tornam mais ágeis para responder às necessidades do mercado, estruturas e sistemas para sustentar o crescimento e métricas para guiar uma transformação.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Transformação Ágil: transformando o DNA da organização
Yasmim Fonseca

Em um mundo cada vez mais complexo, com mudanças cada vez mais frequentes, muitas organizações já perceberam que a adoção de uma abordagem mais ágil é uma questão de sobrevivência. Mas essa não é uma mudança apenas nos processos, ritos ou papéis, essa é uma transformação que atinge o próprio DNA de uma organização! Iremos discutir o que precisa mudar em uma organização para que a agilidade de negócio seja realmente possível, desde sua estrutura até sua política de incentivos.

CDX - Conversational Design Experience. Fale a Linguagem do seu Cliente
Alberto Cardoso

Existem muitos casos de usos para a linguagem do seu cliente. O grande desafio hoje é saber onde começar. A técnica de CDX auxilia a você achar o caso de usos no contexto da necessidade do seu cliente ou negócio. Aqui ajudamos a elaborar o projeto e uma demo de projeto para alavancar uma experiência conversacional plena para o canal mais apropriado com o seu cliente.

16:40 às 17:30 Soluções com BPMS que agregam valor ao negócio do cliente
Janaina Moreira Carvalho / Wagner Bernardes Teixeira

BPMS é um conjunto de ferramentas automatizadas que proveem suporte a BPM, está solução possibilita a modelagem, execução, controle e monitoramento dos processos de forma automatizada. Durante a palestra será apresentado aos participantes o mundo BPM com a apresentação de um case BPMS. Como identificamos a oportunidade, como levantamos os processos do cliente, os desafios enfrentados, e os benefícios que a solução trouxe para o cliente. Além disso iremos falar um pouco sobre a ferramenta de workflow utilizada "Wings4Cloud Business".

Um case de transformação digital na indústria da construção civil através de solução de Chatbot
Bruno Zamberlan

Com uma necessidade de ganhar eficiência operacional no processo de recrutamento para obras, foi construída uma solução de chatbot para a melhoria nesse processo. Vamos demonstrar como foi contruída e os impactos que estamos gerando com essa inovação.

17:40 às 18:30 Utilizando o skills mapping técnico na formação de times ágeis
Felipe Torres / André Mello

Nesta palestra, vamos mostrar como utilizamos um skills mapping técnico para apoiar uma adequada fase de "forming" nos mais de 60 times ágeis da Localiza, relacionando skills técnicas dos engenheiros de software com características e necessidades atuais e futuras dos produtos digitais atrelados a eles.

Integração e Automatização de emissão e gestão de cobranças, um recurso essencial para sistemas e serviços
Marcos Nicolau

A cada dia surgem novos SaaS - Software as a Service, e muitos desses serviços precisam receber o pagamento de seus usuários pela utilização, ou mesmo permitir que seus usuários recebam pagamentos dos clientes finais. Os serviços de pagamento estão se transformando e ficando cada vez mais transparentes para o usuário. São várias as possibilidades de integração e automação de processos de pagamento, e conhecer esses caminhos é imprescindível para que o produto ou serviço seja bem construído e seguro. Nesta palestra demonstraremos a evolução e as possibilidades de integração de serviço de pagamentos através da API de Pagamentos e do Login Provider (nova solução) da Gerencianet Pagamentos.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 6 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empresários, Profissionais das áreas de negócios, tecnologia, áreas de apoio, e entusiastas do mundo digital.


Investimento

presencial:R$ 315,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Transformação Digital

Cristiane Simons
Cristiane Simons
Banco Itaú
Daniel
Daniel
PUC Minas
Janaina Moreira Carvalho
Janaina Moreira Carvalho
Squadra Tecnologia
Jose JR
Jose JR
Knowleged 21
Luis Renato dos Santos
Luis Renato dos Santos
Grupo Boticário
Marcos Nicolau
Marcos Nicolau
Gerencianet Pagamentos
Yasmim Fonseca
Yasmim Fonseca
dti digital

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online