TDC 2020
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design e Design Thinking Como criar melhores experiências para todos

Todas as pessoas vivem experiências diariamente, sejam boas boas ou ruins, como podemos criar boas experiências? Como melhorar experiências já existentes? Quais experiências podem surgir e como interagir com elas? Mostraremos o caminho nesta Trilha.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 DesignOps: como aliar design + agile para construir processos de entrega
Andreza Pires

Muito se fala sobre DevOps, mas você sabe o que é DesignOps? DesignOps se refere à organização e otimização das pessoas, processos e recursos para amplificar o valor e impacto gerado pelo design em escala.

Em um mundo onde o design se torna cada vez mais relevante para as organizações temos um crescente número de profissionais com este perfil compondo os times. ?Como podemos maximizar seu potencial de integração e produtividade no processo de desenvolvimento traçando um paralelo com métodos ágeis como kanban e scrum?

Mais do que isto, quais adaptações seriam necessárias na sua equipe, processo e produto para implementar DesignOps?

11:10 às 12:00 Idosos e tecnologia: a necessidade de inclusão e a adaptação do mercado
Nicolle Perico

Com o envelhecimento populacional no Brasil e no mundo, os idosos passam a participar mais ativamente da sociedade e do mercado de trabalho. Como resultado disso, cada vez mais idosos estão adentrando e se tornando parte do mundo tecnológico, utilizando smartphones e aplicativos, feitos, em sua maioria, para um usuário mais jovem. Isso tem chamado bastante atenção de empresas e profissionais de tecnologia, e diversos estudos e soluções estão sendo pensadas nesse sentido. Nesta talk, vamos conversar sobre esse contexto e como nós, profissionais que buscam melhorar a experiência do usuário, podemos auxiliar essa parte crescente da população e o que de fato eles gostam e necessitam.

Lidar com Expectativas é a melhor forma de garantir a Experiência
Marcelo Sales

O quanto você se preocupa em atender as expectativas das pessoas que utilizarão os seus produtos ou serviços? Todo mundo pensa em UI (User Interface), UX (User eXperience), mas ninguém lembra do UE (User Expectations) que é justamente o ponto onde o seu produto ou serviço pode ir pra frente ou não.

Lidar com expectativas é literalmente lidar com o futuro. É prever que o seu usuário irá utilizar o seu produto de formas que você sequer imaginou (e isso tem tudo a ver com acessibilidade para TODOS, verdadeiramente para todos).

Enquanto a maioria das pessoas estiverem focadas no "desenvolvimento e entrega", mas esquecerem da "descoberta e definição" continuaremos a não atender expectativas.

12:10 às 13:00 Service Discovery: Integrando Design Thinking no processo iterativo e incremental de desenvolvimento.
Petrus Evangelista

Service Discovery é um processo que se baseia em técnicas de Design Thinking e JobsToBeDone para trazer o DT para processo de refinamento de do Backlog. Fazendo com que o processo de discovery seja iterativo e incremental, incorporando-se ao dia-dia dos times ágeis. Capturar as dores, necessidades e desejos dos usuários através de uma dinâmica baseada no ato de contar histórias. Ir além das User Story e gerar mais insumos para o time, com artefatos gerados pelos próprios clientes, para aumentar a eficácia do que será construído.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 10 coisas que aprendi trabalhando com UX
GUILHERME COELHO

Consolido em 10 tópicos, meus quase 19 anos de profissão. Conto cases e exemplos das empresas e projetos por quais passei. Destaco meus grandes aprendizados e falhas monumentais.

15:10 às 16:00 É nos detalhes da interface que habitam os preconceitos.
Bruno Cesar Alves Castro

Você já se perguntou se o seu produto exclui ou descrimina alguém? Será que em todas as oportunidades estamos nos comunicando de uma forma onde todos se sentem envolvidos? Nesta palestra vamos falar sobre como os detalhes de uma interface podem envolver ou afastar as pessoas.

Design QA: Projetando e mantendo produtos com qualidade
Pedro Bacelar

Fazer design com propósito também é garantir que a qualidade esteja desde o começo das etapas de design até o final do ciclo do produto. Como líderes e gerentes de design, é garantir que especificações entregues ao time de desenvolvimento de fato foram cumpridas a risca e os padrões de design foram seguidos de forma cuidadosa por todos.

Vou falar sobre "design quality assurance", um tema importante, mas muitas vezes não discutido pela comunidade de design. Esse conjunto de processos serve para garantir que todos os designers e devs sigam os mesmos padrões de interface e experiência num sistema. Para isso, algumas regras e métodos básicos comuns devem ser seguidos e também sempre revisados.

Operação design, como estamos escalando o design dentro da maior empresa de tecnologia do Brasil.
Gabriel Closel / Gabriela Cavagliero

Com a mudança para o ágil, se compreendeu a necessidade em realizar entregas rápidas e com qualidade, nesse cenário, o UX Lab emerge como uma área de inovação e multiplicador do design de experiência do usuário dentro da maior empresa de tecnologia do Brasil. Atingimos o número de 40 designers espalhados pelas diferentes unidades do Brasil, além dos 10 que temos dentro do UX Lab. Nessa palestra, queremos compartilhar nossos desafios e como identificamos a necessidade em operacionalizar e escalar o design dentro da companhia para que a qualidade das entregas esteja garantida em todos os produtos e processos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 The mom test: como fazer pesquisas com usuários da forma certa
Erich Rodrigues / Kevin Couto

Sabemos que fazer pesquisas com usuários é uma parte vital do desenvolvimento de qualquer produto, mas será que sabemos fazer isso da melhor maneira? Nessa talk falaremos sobre como não enviesar as pesquisas com perguntas tendenciosas, ou perguntas em geral.

17:40 às 18:30 Como fazer uma pesquisa netnográfica para construção de personas?
Luana Daltro

A Pesquisa Netnográfica é um instrumento para análises de perfis de usuários e comportamentos aplicada no digital com baixo custo. O objetivo da palestra será explicar o que é uma pesquisa netnográfica e como aplicá-la para a construção de personas, utilizando o case da KingHost como modelo já testado.

UX Writing | Escrevendo experiências
Águino Silva

Profissionais liberais, jornalistas, publicitários, designers migraram nos últimos meses para uma nova carreira, a de UX Writer.

O termo, não muito conhecido atualmente, define um profissional plural que escreve para o público com foco em necessidades específicas e personalizadas. Termos como Designer Verbal, Redator, Analista de Conteúdo, entre outros foram escolhidos até então para descrever e rotular este profissional.

E quem é o UX Writer de 2020? Qual o perfil deste profissional e de onde (e para onde) vai esta carreira?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 6 de Novembro de 2020

10 às 19 h

Actuall Convention Hotel

Rod. Fernão Dias, 3443 - Jardim Riacho das Pedras
Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

UX Designers e simpatizantes


Investimento

presencial:R$ 245,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha UX Design e Design Thinking

Águino Silva
Águino Silva
Lojas Riachuelo
Erich Rodrigues
Erich Rodrigues
Quero Educação
Gabriel Closel
Gabriel Closel
UX Lab TOTVS
Kevin Couto
Kevin Couto
Quero Educação
Marcelo Sales
Marcelo Sales
Itau Unibanco
Pedro Bacelar
Pedro Bacelar
Vinta Software

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop




Realização

TDC Online