TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Lounge DIVERSIDADE, ACESSIBILIDADE e CARREIRAS

Compartilhando experiências para fomentar a vivência de real diversidade no ecossistema de tecnologia, além de promover mudança de atitude na forma como encaramos as deficiências em busca da expansão das boas práticas em acessibilidade.

Pela manhã contaremos com 1 palestra de Acessibilidade + 1 palestra de Diversidade por dia, além de 1 Painel Digital por dia com temas incríveis.

A tarde trabalharemos com 2 palestras + 1 Painel de Carreiras por dia.

Para fechar contaremos também com 1 palestra de Saúde 4.0 por dia no período da tarde!

Data

Quarta-feira, 24 de Junho de 2020
a Sexta-feira, 26 de Junho de 2020

14:30 às 19:00 (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass INSCREVA-SE

Palestras

Hora Conteúdo de Quarta
09:30 às 10:00

Guia antirracista para lideranças e aliados

Ana Luísa de Souza Dias

Como dito por Angela Davis ?em uma sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista?. Nessa palestra teremos um ambiente seguro para refletir sobre as nuances do racismo e suas consequências e aprender a lidar com questões relacionadas a raça no ambiente de trabalho, seja você uma liderança ou um aliado. As reflexões trazidas partirão desde conceitos mais básicos até a legislação vigente sobre racismo, de forma contextualizada com notícias atuais e vivências da palestrante (junto com alguns gifs do Lando Calrissian). Se você deseja ser uma liderança inclusiva, um agente transformador ou até mesmo um aliado mais consciente, essa palestra é um ótimo ponto de partida

10:05 às 10:35

Tecnologia Assistiva: A favor da independência do ser humano

Amanda Groth

Para abrir portas para as pessoas com deficiências, promovendo autonomia e inclusão social, nas mais diversas áreas de necessidade pessoal (comunicação, alimentação, transporte, educação, lazer, esporte, trabalho, elementos arquitetônicos e outras). Devemos saber um pouco mais sobre as grandes ferramentas que possibilitam um mundo acessível para as pessoas. Desta forma, poderemos ter uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária nos ambientes organizacional, acadêmico e social.

10:40 às 11:45

Diversidade e inclusão no setor de TI

Painel Digital de Acessibilidade e Diversidade

Painelistas: Maria Elena Medeiros Marcos, Tabitha Pierozzi Cavalcanti Pessôa, Thaly Sanches Tavares Silva, Lucca Bonifácio Roder e Jéssica Mendes de Carvalho

14:45 às 15:15

Como utilizar o conteúdo de Palestras como as do TDC e aumentar sua produtividade

Luís Aguirre

Seja o mais produtivo de seu time! Aprenda a tirar o melhor proveito de eventos técnicos com o uso de um ?Produto Mínimo Viável?. Com o uso desse conceito, você pode prototipar e testar uma ferramenta ou processo, e em um curto espaço de tempo saber se isso atende a necessidade de sua empresa, time ou a sua necessidade mesmo. Colocando a prova o que você aprende em palestras e eventos, além de estar atualizado com o mercado, você poderá aumentar sua produtividade e ter mais sucesso em sua carreira. Junte-se a nós nessa sessão.

15:20 às 15:50

Empreender como side project: o começo, os desafios e algumas dicas

Raphael Farinazzo

Largar tudo para empreender não é a única alternativa. Em vários casos, é possível começar como um projeto paralelo. Isso traz diversos desafios específicos, mas pode se tornar algo rentável e até ligeiramente escalável, se você evitar alguns erros mais comuns. Na talk, vou apresentar minha experiência pessoal com um side project que já bate 7 dígitos de receita anual.

15:55 às 17:00

Não sabe por onde começar a carreira? Comece com as comunidades!

Painel Digital da Trilha Carreira

Painelistas: Caio Calado, Maria Eugênia Faccio, Júlia Machado Pinto e Cárlei Nunes

17:05 às 17:35

Soluções makers no combate ao Covid-19

Allan Degasperi

O mundo foi acometido inesperadamente por uma pandemia que paralisou praticamente todas as atividades, exigindo assim, novas posturas e hábitos no que se refere aos cuidados de higiene e convívio social. Com o colapso no sistema de saúde instalado em diversos países devido a contaminação massiva pelo vírus, as comunidades de pesquisa científica se viram pressionadas a buscar soluções rápidas, e neste momento o movimento maker surge fortalecido nas principais regiões do nosso país e em diversos outros países, compartilhando a ciência aberta e a capacidade de troca de informações por meio das redes de informação (crowdsourcing). A proposta desta palestra é apresentar algumas destas soluções.

Hora Conteúdo de Quinta
09:30 às 10:00

Qual o seu perfil ?

Ruth Angelina Martins Marcorin

O questionamento sobre pertencimento pode pairar sobre você, perguntas como; será que posso fazer? Será que tenho perfil? Será que é para mim? Entender o lugar onde devemos e queremos estar é importante. A escolha de uma faculdade, a busca por oportunidades de trabalho, relação de amizades, pode nos fazer a avaliar nossa posição como indivíduo. Nossas experiências familiares, culturais e sociais nos definem, e nos direcionam na vida. O momento de um redescobrimento de carreira pode ser o canal para novas quebras de fronteiras, o quanto você está disposto a aprender te guiará para novas experiências.

10:05 às 10:35

Python e Visão Computacional ? revolucionando a acessibilidade.

Marcelo Rocha de Souza / Willian Jesus da Silva

Hoje apesar da revolução tecnológica ainda encontramos dificuldades de interação para aplicações voltadas a deficientes visuais. Iremos relatar a solução encontrada por dois profissionais deficientes para solucionar este problema. Trata-se de uma descrição de um software criada em Python para solucionar a falta de acessibilidade em aplicações baseadas em Delphi.

10:40 às 11:45

Como podemos contribuir para ter mais diversidade na TI?

Painel Digital de Acessibilidade e Diversidade

Painelistas: Vitor Martins, Lorena Locks Coelho, Catarina Schein e Talita Matos

14:45 às 15:15

Tecnologia é para mim?

Agatha Dantas Magro

O começo de carreira é algo intrigante e bem assustador, saber como dar os primeiros passos não é um algoritmo. Migrar de área é uma boa ideia mesmo? Se torne o Dev que você nunca imaginou que seria mas descobriu que é possível ser.

15:20 às 15:50

Sindrome do Impostor, o que é e como vence-la?

Rodolfo Fernandes Colares de Amorim / Carol Vilas Boas

Você já se perguntou se é bom mesmo? Se olhou no espelho e viu uma mentira no reflexo que via? Segundo estudo realizado pela psicóloga Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, nos Estados Unidos, atinge em menor ou maior grau 70% dos profissionais bem-sucedidos, principalmente mulheres. Essa síndrome consiste em você não acredite que seu sucesso é fruto de sua inteligência, capacidade, esforço ou competência. Que a qualquer momento o mundo vai descobrir a fraude que você é. Quero dividir um pouco da minha experiência como trabalho para controlar e como o apoio de quem esta do meu lado faz toda a diferença.

15:55 às 17:00

Como ser um candidato irresistível? Dicas de RH

Painel Digital da Trilha Carreira

Painelistas: Nicole Santos, Michelle Navarro Lins e Victoria Becker

17:05 às 17:35

Uma aplicação de Inteligência Artificial em estudos pré-clínicos de medicamentos.

Thiago Matias Martins

Diante de um demanda recente por novos fármacos, um projeto real para padronizar testes de estudos em novos fármacos anti-depressivos, utilizando técnicas de inteligência artificial, processamento de imagem e ciência da dados. Este projeto apresenta uma automatização de um dos testes mais utilizados para o estudo de agentes anti-depressivos, o teste de suspensão de cauda, em camundongos. Apresentando os desafios e soluções propostas para a inserção de soluções computacionais em padronizações na área da saúde.

17:40 às 18:45

Escolha profissional para desafiar o futuro

Karine P. F. Cordeiro / Andre Luiz Maciel Santana

Painel Digital do TDC Inspire

Painelistas: Gabriel Schade Cardoso, Erica Brandão e Ciranda de Morais

Coordenação: Karine Paz Fagundes Cordeiro e André Luiz Maciel Santana

Hora Conteúdo de Sexta
09:30 às 10:00

Yes, she can: Inspirando garotas na computação

Virgínia Fernandes Mota

De acordo com um levantamento de 2017 da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em termos de ingressantes em algum curso superior de tecnologia, apenas 16% são mulheres. Esse dado, que já é ruim, só piora ao percebermos que trata-se de um dos piores percentuais registrados desde 2001. O número de iniciativas de inclusão de mulheres na tecnologia só aumentou na última década, e ainda assim as estatísticas mostram que é preciso fazer mais para melhorar a atual situação. Então, o que fazer? Vamos discutir como inspirar as garotas e mulheres a ingressarem e continuarem nos cursos de tecnologia aproveitando exemplos de projetos dentro do Colégio Técnico da UFMG.

10:05 às 10:35

Boas práticas de acessibilidade na Educação a Distância Maria Elena Medeiros Marcos

Maria Elena Medeiros Marcos

Você já escolheu fazer um curso a distância e percebeu a falta de padronização e de boas práticas de acessibilidade. Para além da experiência do usuário e da aquisição de conhecimento precisamos pensar e agir para possibilitar maior acesso a todos. Não temos "a pessoa com deficiência" temos um mundo de pessoas com suas necessidades particulares que precisam ser atendidas. Nesse papo vamos mostrar algumas práticas que auxiliarão o seu ambiente virtual a ser mais acessível!

10:40 às 11:45

Por que desenvolvedores não escrevem seus códigos usando as práticas de acessibilidade? Será culpa deles, da empresa ou de todos? Será mesmo que há culpados?

Painel Digital de Acessibilidade e Diversidade

Painelistas: Marcelo Medeiros Eler, Livia Cristina Gabos Martins, Talita Cintra Goulart de Oliveira e Graziela Goedert

14:45 às 15:15

Transição de Carreira: A importância de criar suas próprias oportunidades

Bruna Grellt

Quando falamos em transição de carreira logo pensamos que vamos perder o que construímos até agora, não é mesmo? Mas eu estou aqui pra te mostrar o contrário, que muitas vezes trocar de área pode te fazer um profissional especialista logo de primeira. E para quem quer alcançar um cargo sênior? Vou te contar um pouquinho da minha experiência, como criei minhas próprias oportunidades para ter um cargo de liderança além de criar novas áreas dentro das empresas.

15:20 às 15:50

Impulsione sua carreira com projetos Open Source

Allan Klaus

Hoje um dos principais problemas de como de um desenvolvedor que está iniciando é montar um portifólio e adquirir experiência. Uma das maneiras mais fáceis de criar um bom portifólio, ganhar experiência e de quebra se mostrar para grandes empresas é através da contribuição para a comunidade através de projetos open-source. Vamos ver dicas de como entrar para esse mundo e impulsionar a sua carreira.

15:55 às 17:00

Gestão de Carreira - O desafio do profissional do futuro

Painel Digital da Trilha Carreira

Painelistas: Franciele Calbo Alves, Ana Ribeiro e Paulo Boccaletti

17:05 às 17:35

DESENVOLVIMENTO DE DASHBOARD PARA VISUALIZACAO DE DADOS DE EPIDEMIAS DE DENGUE

Karoliny De Castro Nigosky / Giseli Rodrigues

DENGUE É UM VIRUS TRANSMITIDO PELA PICADA DE INSETOS TENDO SEU VETOR O MOSQUITO AEDES AEGYPTI. A DETECCAO PRECOCE GARANTE A SOBREVIDA DE MUITOS PACIENTES E TER A TECNOLOGIA COMO ALIADA PARA PREVER CASOS EM REGIOES QUE SERAO MAIS AFETADAS PELO VETOR É ESSENCIAL PARA A PREVENCAO E APOIO A TOMADA DE DECISOES RELEVANTES. ESTAS FERRAMENTAS APRESENTAM OS DADOS ATRAVES DE VISUALIZACAO GRAFICA COM APOIO DA CIENCIA DE DADOS VISANDO TRABALHAR UMA GRANDE VOLUMETRIA DE DADOS.

17:40 às 18:45

Como ensinar COMPUTAÇÃO para crianças em tempos de isolamento social?

Alisson Henrique Steffens / Vinicius Rodrigues Nunes

Painel Digital do TDC4Kids

Painelistas: Renato de Olivio Corrêa, Daniele Nazaré, André Luiz Maciel Santana e Cristiane Jade

Coordenação: Vinny Nunes e Alisson Steffens


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Lounge DIVERSIDADE, ACESSIBILIDADE e CARREIRAS

Isabel Mendes
Isabel Mendes
Thoughtworks
Renan P. Binda
Renan P. Binda
LeFul Design House
Mariana Belini
Mariana Belini
Mindbody+Classpass