TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BIGDATA E NOSQL

Ter a capacidade de armazenar e processar quantidades imensas de dados nos traz conhecimentos imensuráveis! "Porque dados superam emoções". - Larry Page

O crescimento exponencial da quantidade de dados relevantes nas aplicações nos traz grandes desafios: Como analisar todas essas informações de maneira que façam sentido juntas? Como padronizar o formato, sem adicionar complexidade? Como disponibilizar dados em uma arquitetura útil e confiável para atender diferentes públicos e áreas de negócio? Quais ferramentas utilizar?

É cada vez mais importante obter soluções para estes desafios para ajudar a ter as melhores decisões de negócios e até mesmo aprimorar a experiência do usuário.

NoSQL e BigData vivem um em função do outro. A ascensão contínua de novas tecnologias, incentivam o armazenamento de maiores volumes de dados.

Entenda as lições aprendidas na construção e governança de datahubs e datalakes desde o modelo de coleta e processamento de grandes volumes, até como garantir a consistência entre eventos e como armazenar as informações para análises exploratórias. De datalakes a bancos colunares. De tratamento da informação à análises de dados massivos. É o que você vai encontrar na trilha BigData & NoSQL.

Nós veementemente acreditamos em dados, somos apaixonados por dados, somos guiados por dados.

Data

Quinta-feira, 25 de Junho de 2020

9:00 às 13:30h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:00

Como construir uma plataforma de dados escalável

Leonardo Alves Miguel

Como construir uma estrutura para melhor a consistência e comunicação entre sistemas de forma escalável. Vou mostrar algumas tecnologias utilizadas como Kafka, BigTable, Dataflow, e como elas interagem entre si para construir o core de uma empresa de Dados.

10:05 às 10:35

Big Data e a Web Semântica em bancos NoSQL: grafos e documentos.

Luiz Fernando Calaça Silva

A representação dos dados (Big Data) deve ser de forma significativa, pois, o intuito do armazenamento é, também, a posterior recuperação da informação. Quando adentramos à web semântica e os bancos NoSQL, temos a reorganização dos dados em abordagens como documentos e grafos, em que, podem auxiliam na devida significação. Vamos tratar De Big Data e a Web Semântica no MongoDB (orientado a documentos) e sua utilização no app mundial Foursquare e outras cases, bem como, a utilização no Neo4j (orientado a grafos) e cases de sucesso.

10:40 às 11:10

Porque projetos NoSQL falham?

Fernando Franquini

Apresentar alguns dos motivos que tenho visto de alguns projetos NoSQL falharem.

11:15 às 11:45

DataOps: da teoria a prática, como realmente se aplica em projetos de BigData

Eduardo Hahn

Cada vez mais participamos de projetos de Big Data onde a complexidade e a diversidade de dados são cada vez maiores. Ter segurança em todas as etapas do projeto até colocar e manter em produção são grandes desafios. Assim, as práticas de DataOps, soma de boas práticas de Agile e DevOps, auxiliam a melhor gerenciar, publicar e sustentar seu Big Data. Nesta palestra vamos ver na prática como é um projeto de BigData utilizando a metodologia de DataOps.

11:50 às 12:55

LGPD no mundo NoSQL - Como proteger seus dados

Painel Digital da Trilha BigData e NoSQL

Painelistas: Tauane de Jesus, Sulamita Dantas e Lucas de Barros Teixeira

13:00 às 13:50 Keynote de almoço

Keynote será apresentado no palco da Stadium.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha BIGDATA E NOSQL


Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização