TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha CLOUD E CONTAINERS

Todos os caminhos e arquiteturas, levam você a nuvem.

Containers é uma revolução em andamento que está modificando de como desenvolver, entregar e manter sistemas. Aqui vamos trocar experiências sobre diversos tipos de containers (além do Docker, é claro) e você vai estar atualizado com o buzzword mais quente do mundo da tecnologia.

Hoje os desafios residem em como utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software, permitindo dessa forma que o custo computacional cresça na mesma escala que seu negócio.

Na Trilha teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e elasticidade disponiveis na nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar.

Data

Sexta-feira, 26 de Junho de 2020

09:00 às 13:30h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:00

Vulnerabilities in Cloud Native Application

Carol Valencia

The talk shows potential exposures and vulnerabilities in Containers, understand the container architecture and the security model of Kubernetes, how to detect misconfiguration and security. - Overview of cloud native applications - Container and the Linux features
- Container security - Network security - Explore common vulnerabilities and exposures

10:05 às 10:35

Como Kubernetes Operators pode me ajudar na criacao e testes de APIs usando Open API Specification

Claudio Eduardo de Oliveira

Vou fazer uma breve introdução a definição de Operators Patterns, criando um operador que pode ajudar na criação, definição e testes/mocks de APIs habilitando a utilizacao do conceito denominado API First Design bastante importante na criacao de APIs X Microservices.

Serão abordados alguns conceitos e práticas de Open API a API First Approach

10:40 às 11:10

Architecture for Async Multiplayer Games

John Willy de Souza Rosa

Jogar com amigos é sempre mais divertido. Criar jogos em tempo real online é custoso, além de caro e muitas vezes, tem grandes falhas. Os jogos assíncronos demonstram diversas vantagens que podem viabilizar o seu primeiro jogo online: facilidade de desenvolvimento, escalonamento, redução de falhas de comunicação e o mais importante - permite que as pessoas se divirtam juntas. Nesta palestra vamos abordar uma das muitas arquiteturas possíveis para jogos assíncronos.

11:15 às 11:45

Case do projeto Descanse em PaaS: migração de IaaS para PaaS

Pedro Henrique Duarte de Oliveira

Case sobre o projeto de migração da infra de um SaaS de mais de 10 anos de mercado para Plataforma como serviço na nuvem da Azure, escalando um monolito. Compartilhando quais foram as motivações, dificuldades, aprendizados, vantagens, desvantagens e o que teríamos feito diferente.

11:50 às 12:55

Billing de cloud em altas de dólar: como lidar?

Painel Digital da Trilha Cloud e Containers

Painelistas: Henrique Vaz, Marcelo Scharan e Flavio Rescia

13:00 às 13:50 Keynote de almoço

Keynote será apresentado no palco da Stadium.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha CLOUD E CONTAINERS



Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização