TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DATASCIENCE E ARQUITETURA DE DADOS

Arquitetura de Dados promovendo um Data Science Eficiente

Nos dias de hoje com a infinidade de tecnologias de processamento e armazenamento de dados disponíveis, é imprescindível que tenhamos uma arquitetura bem definida para tirarmos melhor proveito de nossas bases de dados, tornando os fluxos de dados controlado através dos sistemas que os utilizam.

Utilizando desde os conceitos, princípios, classes e relacionamentos de dados necessários não apenas para uma boa arquitetura que proporcione sistemas de dados estáveis e escaláveis, mas que através de um arquitetura que permita um melhor uso de Ciência de Dados, o Data Science uma área que vem crescendo e demandando profissionais cada vez mais qualificados e habilidosos no tratamento de dados, em todo seu ciclo.

Esta trilha é para você que quer mergulhar neste universo de dados estruturados e não estruturados, legados e novos, mapeados, filtrados, tratados, metadados, estruturas complexas de relação de dados que permitem a predição ou previsão baseada na Ciência dos Dados.

Data

Quinta-feira, 25 de Junho de 2020

14:30 às 19:00 h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
14:30 às 14:40 Abertura da tarde

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:45 às 15:15

SQL Server Best Pratices for Devs

Guilherme Ferreira Torres

Há 10 anos atuando como DBA SQL Server observo recorrentemente problemas de lentidão pela utilização de práticas equivocadas durante o desenvolvimento da solução. Em muitos casos, mudanças surpreendentemente simples poderiam ter evitado esses problemas. Essa apresentação tem como objetivo apresentar para os desenvolvedores algumas boas práticas para seu SQL Server responder da melhor maneira possível.

15:20 às 15:50

Event Sourcing escalável e sustentável

Erick Mattos / Vitor Manfré Dias

Vamos contar um pouco de como implementamos Event Sourcing nos microserviços da NuConta, o que ganhamos com isso, trade-offs, otimizações que fizemos ao longo do tempo e alguns exemplos práticos.

15:55 às 16:25

Como construir uma solução de BI multi-tenent com PowerBI Embedded

Daniel Theisges dos Santos

O PowerBI Embedded é um serviço do Azure que permite embarcar relatórios e dashboards dentro de uma aplicação, de forma transparente e segura aos usuários. Nesta apresentação, vamos mostrar como utilizar este serviço para implementar uma solução de Business Intelligence multi-tenent utilizando fontes de bases de dados On-Premises. Várias abordagens foram exploradas durante o desenvolvimento do projeto, até chegar em uma solução que integra os serviços Data Factory e SQL Database com a nuvem do PowerBI.

16:30 às 17:00

Simplificando Queries complexas em PostgreSQL (Commom Table Expressions)

Adriano Bortoloto

Quem utiliza SQL diariamente já deve ter passado dificuldades em unir várias tabelas com diversas agregações, subqueries e filtros. Queries complexas costumam ter legibilidade lógica desfavorável e podem facilmente enganar com erros silenciosos. Nessa palestra vou mostrar como simplificar a construção de consultas complexas, deixando-as muito mais legíveis e de fácil manutenção utilizando um recurso nativo do PostgreSQL chamado Commom Table Expressions (CTE).

17:05 às 18:10

Data science remodelando a Arquitetura de Dados

Painel Digital da Trilha DataScience e Arquitetura de Dados

Painelista: Dani Monteiro

18:15 às 19:05 Keynote da tarde

Keynote será apresentado no palco da Stadium.

19:05 às 19:20 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DATASCIENCE E ARQUITETURA DE DADOS



Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização