TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DESIGN DE CÓDIGO e XP

Princípios, valores e práticas muito além dos post-its na parede

O XP (ou eXtreme Programming) é implementar um ambiente simples, porém eficaz, permitindo que os times tornem-se altamente produtivos. O time se auto-organiza em torno do problema para resolvê-lo da forma mais eficiente possível. O XP aprimora um projeto de software de cinco maneiras essenciais: comunicação, simplicidade, feedback, respeito e coragem.

Design de Código é planejar seu código para maior facilidade de leitura, entendimento e manutenção, como forma de entregar maior valor com software. Nesse ambiente de mudanças intensas em que vivemos há algo que tem se mantido intacto: não importa a linguagem, paradigma, ou o padrão a ser utilizado, na hora de escrever o código devemos escrevê-lo com qualidade. Fazemos isso não apenas porque achamos bonito (e, sim, achamos) ou porque somos apaixonados por isso (e, sim, somos), mas porque temos a convicção de que escrever código de qualidade é um diferencial estratégico para nossos projetos.

O objetivo dessa trilha é trazer conteúdo e discussão quanto aos princípios, valores, práticas e ferramentas que apoiam os times neste desafio: entregar o software certo no tempo certo e com qualidade.

Data

Quarta-feira, 24 de Junho de 2020

9:00 às 13:30 (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:00

Muita gestão e pouca engenharia, por onde anda o XP?

Cristiano Schwening

O XP foi disseminado por Kent Beck, em outubro de 1999 o seu livro foi publicado apresentando valores e práticas importantes para o desenvolvimento de software ágil que visam construir um produto com a maior qualidade no quesito engenharia. O XP sugere uma série práticas que trabalham unidas e os pontos fracos de cada uma são cobertos pelo ponto forte das outras! A apresentação busca mostrar que muitas das práticas contidas no XP são voltadas para a competência técnica, como por exemplo a criação de testes automatizados ou o uso de refatoração de código para buscar ganhos de qualidade e garantir que a manutenção futura seja ágil através de situações reais que ocorrem nos projetos onde atuo.

10:05 às 10:35

Você não faz qualidade em software!

Wagner Mendes Voltz - Fusca

Muito se fala de qualidade para software. Diversas métricas e métodos são estudados e estão disponíveis para uso. Certificações foram criadas e muitas empresas aderiram aos selos internacionais de qualidade. As formas de gerenciar e controlar a qualidade estão documentadas nos principais livros de gestão de projetos.

Mas por que, mesmo assim, nossos softwares continuam não tendo qualidade? Altas taxas de retrabalho, poucas entregas de valor e muitas entregas de bugs, lentidão, baixa performance, software inseguros, demora nas entregas e dívidas técnicas.

Nesta talk irei, cirurgicamente, remover pontos que falaram para você que era qualidade em software e na verdade nunca foram.

10:40 às 11:45

Quando escrever código de qualidade é mais rápido? Sempre?

Painel Digital da Trilha Design de Código e XP
11:50 às 12:20

Code Smell, como evitar e manter a qualidade no seu código.

Lorena Dutra

Escrever códigos com qualidade é uma habilidade que todos os desenvolvedores gostariam de ter, porém, nem todos conseguem atingi-lá, e isso ocorre devido a diversos fatores. Com isso, temos muito code small espalhado por ai, muitas vezes não identificados, resolvidos e ainda replicados. A detecção de falhas em um projeto já finalizado pode custar caro, sendo assim, todo código escrito deve ser testado e aprimorado. Sempre que codificar, ao terminar limpe seu código, tente melhora-lo. Se pergunte se está legível, se qualquer pessoa consegue entender o que foi escrito. Nesta conversa vamos conhecer os principais bad smalls e saber o que podemos fazer para evita-los.

12:25 às 12:55

Notification Pattern e Result Pattern

Ana Carolina Manzan / Renicius Pagotto Fostaini

Nesta talk falaremos sobre dois patterns que auxiliam no tratamento e manipulação de erros, e previnem o lançamento de exceções para validação de regras de negócio na aplicação: Notification e Result patterns. Entenda como eles trabalham em conjunto para nos auxiliar nesta tarefa essencial que influencia a qualidade das aplicações.

13:00 às 13:50 Keynote de almoço

Keynote será apresentado no palco da Stadium.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DESIGN DE CÓDIGO e XP



Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização