TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha GO

Uma trilha feita para amantes de marmotas
Nesta trilha além de compartilhamento de coisas que estão acontecendo diariamente com GO, veremos alguns cases que estão ajudando diariamente as pessoas a levarem GO para as empresas que trabalham.

Data

Sexta-feira, 26 de Junho de 2020

09:00 às 13:30h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:00

Modelando serviços monitoráveis em Go

Daniel Lima / Luís Nascimento

Monitoramento de aplicações é parte importante da cultura de DevOps e do processo de desenvolvimento de software moderno. Infelizmente, incidentes em ambiente de produção eventualmente acontecem e, neste momento, espera-se que engenheiros de software profissionais identifiquem e corrijam a causa-raiz do incidente o quanto antes. O objetivo desta palestra é apresentar estratégias de design de software que possibilitam, de maneira simples e ágil, identificar quando e o por quê um dado incidente aconteceu.

10:05 às 10:35

Analytics e Golang SDK na OCI - Fazendo o inimaginável

Sheimy Rahman

A linguagem de programação Go nos atrai, pela sua facilidade de uso, simplicidade e alta performance. Sendo por isso, muito popular quando se trata de desenvolvimento em nuvem, incluindo o uso de Kubernetes e Terraform. Unindo isso tudo ao nosso Oracle Analytics, é possível proporcionar para nós, os desenvolvedores, experiências e possibilidades de realização de projetos inimagináveis de uma maneira simples, ra?ida e escalável. Nesta palestra vou mostrar como pensar em uma arquitetura eficiente, dando exemplos práticos de como fazer essa integração e mostrar como tudo isso é possível com o Go SDK para Oracle Cloud Infrastructure.

10:40 às 11:10

Como a Google resolveu o problema de gerenciamento dependências na linguagem Go.

Alex Rios

Será explorada a necessidade de se ter dependências e por que elas são importantes para o reuso de software, assim como sua trajetória nas últimas décadas. Será também apresentada a forma como a Google solucionou esse problema para linguagem Go.

11:15 às 11:45

Go e GRPC quando e porque usá-los

Jefferson Lima

Olá pessoal, o contéudo que apresentarei é sobre um tema que é sempre discutido por toda comunidade e muito utilizado em diversos cenários como comunicações entre services que precisamos ter um menor Throughput na rede e desempenho. Antes vamos dar uma passada no http, http2, rEST e RPC rapidamente só para criamos uma linha do tempo e raciocínio do porquê do gRPC.

Vamos abordar algumas vantagens e desvantagens do gRPC e vamos apresentar alguns códigos exemplos de como funcionar na prática o gRPC, vou apresentar algumas funções deste framework fantástico criado pelo Google. E, é claro, não poderia deixar de fora nosso protobuf, que é o pontapé de tudo para aprendermos gRPC e aplicarmos no dia a dia.

Estou montando os slides para 20 a 25 min de palestra e um mão na massa só para exemplificar na prática o funcionamento do gRPC e é claro apresentar as vantagens de usar Go e gRPC.

Vamos tentar fazer uma apresentação bem divertida e animada e com bastante informações legais.

11:50 às 12:55

Mercado de trabalho para devs Go. Como está o mercado de trabalho? Existem vagas? Por onde começar? Quem está contratando?

Painel Digital da Trilha GO

Painelistas: Fernanda Polonia, Alex Rios e Sheimy Rahman

13:00 às 13:50 Keynote de almoço

Keynote será apresentado no palco da Stadium.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha GO


Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização