TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha INTERNET DAS COISAS

Conectando coisas e pessoas

Está Trilha é a unificação de Saúde 4.0 com IoT!

Para a Trilha IoT selecionamos tecnologias, cases e experimentos profissionais e também autônomos que resolvem problemas de maneira brilhante e motivadora.

A quarta revolução industrial marca uma série de mudanças e transformações tecnológicas e sociais. Esta revolução pode ser definida de forma hibrida como (i) um produto gerado pelas demandas sociais e de mercado que buscam respostas cada vez mais flexíveis para resolução de problemas do mundo real e (ii) como uma solução às necessidades geradas por diversos setores neste século.

Na área da saúde, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas e aplicadas em projetos de novos materiais, no desenvolvimento de produtos mais democráticos, de sistemas de apoio a diagnóstico/detecção de doenças e na integração de centros médicos com a comunidade.

Nesta trilha temos o objetivo de demonstrar as principais tecnologias que contribuem para o desenvolvimento de Saúde 4.0 e discutir estratégias para formação de um profissional que atuará em sinergia com as demandas sociais e tecnológicas nos próximos anos. Se você tem interesse neste assunto, gosta de hardware, tem espírito maker, quer trocar ideias com outras pessoas que também gostam disso, então esta trilha é para você!

Data

Quinta-feira, 25 de Junho de 2020

14:30 às 19:00 h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
14:30 às 14:40 Abertura da tarde

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:45 às 15:15

Chegamos em 2020! Porque ainda não temos 50 bilhões de dispositivos conectados?

Alessandro Cunha

Durante os 05 ultimos anos eu fui uma das pessoas que palestrou pelo Brasil a fora dizendo que em 2020 teriamos mais de 50 bilhões de dispositivos de Internet das Coisas conectados pelo mundo.

2020 chegou.

E esse número ainda está longe de ser atingido.

IoT virou apenas uma buzzword impossível de ser atingida?

Daqui a 05 anos a previsão de dispositivos conectados vai se concretizar?

Onde erramos na previsão? Onde acertamos?

E o que podemos aprender com esses erros e acertos?

15:20 às 15:50

Microsoft Azure Sphere: novas funcionalidades e aplicações reais

Walter Silvestre Coan

A proposta desta palestra é apresentar a plataforma de Internet das Coisas proposta pela Microsoft com princípios de segurança desde a sua concepção, chamada Azure Sphere. Essa plataforma foi lançada em 2018 e liberada para o público em 2019, sendo que desde essa data, a plataforma recebeu inúmeras novidades: suporte a programação nos MCU ARM Cortex-M através do sistema operacional RTOS, novo processo de compilação de aplicações para a plataforma Azure Sphere usando CMAKE, novo módulo de funcionamento com baixo consumo de energia, dentre outras novidades. A proposta desta palestra é apresentar as novidades da plataforma e os casos de uso reais onde a plataforma foi utilizada.

15:55 às 17:00

Novas soluções de produtos conectados para a saúde.

Painel Digital da Trilha Internet das Coisas

Painelistas: Rafaela Covello de Freitas e Sandro Costa Mesquita

17:05 às 17:35

Caninos Labrador v2 - A Raspberry Pi Brasileira?

Matheus Castello

Você conhece a single board computer desenvolvida e fabricada totalmente no Brasil? A placa Caninos Labrador é o mais novo modelo do programa Caninos Loucos da LSI-TEC. Tive acesso a uma amostra de testes beta e gostaria, durante essa talk, de destrinchar o hardware e software da plataforma do Caninos Labrador v2. Também demonstrar e compartilhar os avanços do meu trabalho para colocar a placa no mainline do Kernel Linux.

17:40 às 18:10

O futuro da medição, acompanhamento e prevenção na medicina

Guilherme Reis

BioHacking e Quantified Self tem se tornado assuntos comuns nas comunidades de saúde, e quantidade de dispositivos existentes para a medição de marcadores de saúde é maior do que nunca, grande parte das empresas tem APIs abertas para integração com diversos tipos de Aplicativos e dispositivos. E que qualquer pessoa pode construir um dispositivo para medir algum marcador de saúde. E como isto pode afetar a vida das pessoas. Vou falar sobre os desafios que os médicos tem hoje com a incrível quantidade de dados disponíveis, como as pessoas podem utilizar os gadgets disponíveis, as oportunidades pessoais, as oportunidades para desenvolver novas aplicações e/ou integrar com aplicações existentes.

18:15 às 19:05 Keynote da tarde

Keynote será apresentado no palco da Stadium.

19:05 às 19:20 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha INTERNET DAS COISAS



Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização