TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JAVA

Venha conhecer as principais novidades, tendências, práticas e técnicas da arquitetura e da linguagem na plataforma Java na Ilha da Magia ;)

Desde o seu surgimento, a evolução do Java como linguagem e como plataforma tem sido acompanhada ativamente pela comunidade brasileira.

O maior uso dos paradigmas funcional e reativo e a constante evolução de conceitos, ferramentas e bibliotecas para desenvolvimento voltada para a nuvem tem orientado as conversas e as contribuições nos principais repositórios de código.

A edição de 2020 da Trilha comemora 25 anos da linguagem! Nesta Trilha vamos entender cases complexos, novidades da plataforma Java e o impacto de recursos para performance, escalabilidade, confiabilidade e adaptabilidade para projetos que pessoas arquitetas e engenheiras necessitam no seu dia a dia para terem sucesso em seus produtos.

Data

Quinta-feira, 25 de Junho de 2020

9:00 às 13:30h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:00

Architecting Cloud Computing Solutions with Java

Otávio Santana

Cloud-Native has become a big buzzword around the world, a term that is practically used by everyone at all times. But what does it mean? What are the advantages it brings to your application and your day as a software developer or architect? What's new in the Java world, and what are the steps to follow for a native cloud application? This presentation is a step-by-step guide that will practically guide you through implementing Cloud computing services effectively and efficiently.

10:05 às 10:35

Java Modules (JPMS) para desenvolvedores Java do dia a dia.

Rafael Benevides

Java 14 foi recentemente lançado e uma funcionalidade introduzida no Java 9 ainda é um mistério para muitos desenvolvedores Java. JPMS é uma mudança nas bibliotecas, linguagem e runtime do Java. Isto significa que toda a pilha de desenvolvimento usada pelos desenvolvedores no dia dia foi afetada. Por motivos de compatibilidade, a maioria do código pode ignorar o JPMS. Entretanto, você já se perguntou o que você, como desenvolvedor, pode se beneficiar ao utilizar o Java Modules na sua aplicação? Venha a esta sessão e aprenda como usar Java Modules, e quais são os benefícios para você.

10:40 às 11:10

Melhorando a performance e legibilidade de aplicações Java com Spring Web Flux

Kamila de Fátima Santos Oliveira

Você já conhece o paradigma de programação reativa? Não? Essa talk é excelente para você! Já conhece? Então vamos trocar experiências sobre o uso de WebFlux e Reactor em aplicações Java. Nesta talk abordarei o conceito de programação reativa, um pouco do conceito de Java8 Lamba e Streams , o que é o project reactor , exemplo de API com Webflux e como escrever testes para aplicações reativas.

11:15 às 11:45

Da programação Imperativa à Reativa

Edson Yanaga

Percebeu que tudo que é "reativo" agora parece estar na moda? Simples? Ou complicado? E como eu reuso as minhas habilidades imperativas nesse novo formato?

Assista essa palestra pra saber como fazer essa transição de um modo suave. Baseada na experiência real de tentar entender como programação assíncrona, sistemas reativos, programação reativa e outras coisas se encaixam. Nós migraremos trechos de código de uma aplicação reativa refatorando para um aplicação Quarkus com a nova API reativa chamada Mutiny.

11:50 às 12:55

Java 25 anos: Retrospectiva e o Futuro da Plataforma

Painel Digital da Trilha Java

Painelistas: Edson Yanaga, Elder Morais, Paula Santana, Rafael Benevides, Bruno Souza, Kamila de Fátima Santos Oliveira, Otavio Santana e Rodrigo Cândido da Silva

Em 2020 a plataforma Java completa seus 25 anos com muito sucesso e sendo uma das linguagens mais usadas no desenvolvimento de software. Neste painel os participantes vão discutir sobre a história da linguagem, seus fundamentos e como ela chegou até onde está hoje.

Após essa retrospectiva, o assunto será direcionado para entender como a linguagem está se adaptando para atender os novos requisitos do mercado e o que esperar do futuro da plataforma.

13:00 às 13:50 Keynote de almoço

Keynote será apresentado no palco da Stadium.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha JAVA



Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização