TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha MICROSERVICES

A evolução na forma de Arquitetar Software.

O padrão de arquitetura em Microservices vem ajudando desenvolvedores a criar aplicações escaláveis, dividindo componentes em diferentes serviços.

Além disso, um benefício adicional é a facilidade na entrega e práticas de implantação contínua devido à velocidade em que os desenvolvedores podem fazer alterações.

Nesse novo cenário, aplicativos construídos com microservices também permitem que os desenvolvedores experimentem várias linguagens, tecnologias e ferramentas sem alterar uma aplicação inteira.

O que será visto nessa Trilha será um pouco desse novo paradigma ao construir software.

Data

Quinta-feira, 25 de Junho de 2020

14:30 às 19:00 h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
14:30 às 14:40 Abertura da tarde

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:45 às 15:15

Como o iFood usou CQRS para escalar a contabilização de 23 milhões de pedidos por mês

Danilo Pereira De Luca

Nesta palestra pretendo falar uma das estratégias que tivemos para diminuir problemas na informação de pagamento das vendas de mais de 23 milhões de pedidos/mês divididos em mais de 120mil restaurantes, chegando a ser um dos principais tópicos de contact rate do Ifood. Uma das estratégias foi alterarmos quase todo modelo de dados em mais de 15 micro serviços distintos e como mitigar problemas na concorrência entre uma camada voltada para processamento de mais de 23 milhões de eventos em curtas janelas de tempo e outra camada de consulta de informações financeiras

15:20 às 15:50

Os melhores design patterns para microservices: uma abordagem prática

Elder Moraes

Você já teve dúvidas sobre como começar uma aplicação baseada em microservices? Ou sobre como quebrar um monolito em vários microservices?

Muitas vezes as respostas não são apenas variadas, mas são até mesmo opostas! O que não ajuda em nada... E daí vem outra questão: há algum caminho seguro que eu possa trilhar para ter sucesso em meus projetos com microservices?

Pode apostar! Alguns design patterns específicos para microservices podem salvar o seu projeto, e nesta sessão vamos mostrar alguns dos melhores deles em uma abordagem 100% prática.

Participe dessa sessão e aprenda as melhores práticas que levarão os seus microservices ao próximo nível. Hoje!

15:55 às 17:00

The Micro Side of Dark Services: Pegue seu café e venha falar do que não deu certo.

Painel Digital da Trilha Microservices

Painelistas: Elder Moraes e Danilo De Luca

17:05 às 17:35

Uma Black Friday sem catástrofes

Jéssica Pauli de Castro Bonson

A última Black Friday exigiu muitos preparos e melhorias nas APIs e microserviços do Olist para aguentarem os milhões de vendas e acessos que esperávamos no e-commerce. Nessa palestra vou compartilhar o que fizemos para dar conta da Black Friday com tranquilidade, em relação a monitoramentos e performance.

O Olist é uma empresa que permite que logistas e marcas vendam seus produtos nos grandes e-commerces brasileiros, e possui uma arquitetura robusta com mais de uma centena de microserviços.

17:40 às 18:10

MicroServices Data Consistency: Saga with Zero Compensation Code

Kuassi Mensah / Paul Parkinson

The Microservice architecture brings valuable benefits, however, it also poses several challenges. This session discusses maintaining data consistency in such architecture. The challenges around data consistency include: (i) atomicity of persisting events and state; (ii) data consistency, parallel updates. (iii) transactions across microservices, SAGA , Microprofile Long Running Actions and compensation.

The session addresses all these challenges including compensate-able data types that eliminates the need for compensation code. Code and demo illustrating the challenges will be shown.

18:15 às 19:05 Keynote da tarde

Keynote será apresentado no palco da Stadium.

19:05 às 19:20 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha MICROSERVICES


Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização