TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SEXTA

Data

Sexta-feira, 26 de Junho de 2020

10 às 19 h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass INSCREVA-SE

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:00

Modelo Kano: como deixar seu cliente realmente satisfeito?

Kassia Dorigon

As atividades de um Analista de Negócios (AN) desde a elaboração de documentação para o time de desenvolvimento até a validação com clientes é carregado de incertezas. Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer os reais anseios de seus clientes é questão de sobrevivência, concorda? Na elaboração de uma análise de negócio, muitos requisitos ou critérios de aceites são definidos levanto em consideração inúmeros fatores. Nesse talk falaremos sobre como conseguimos lidar com esses desafios diários implantando essa metodologia.

10:05 às 10:35

Como Kubernetes Operators pode me ajudar na criacao e testes de APIs usando Open API Specification

Claudio Eduardo de Oliveira

Vou fazer uma breve introdução a definição de Operators Patterns, criando um operador que pode ajudar na criação, definição e testes/mocks de APIs habilitando a utilizacao do conceito denominado API First Design bastante importante na criacao de APIs X Microservices.

Serão abordados alguns conceitos e práticas de Open API a API First Approach

10:40 às 11:10

NativeScript para aplicações Mobile nativas com Vue.js

Erick Eduardo Petrucelli

Frequentemente, desenvolvedores Web precisam também desenvolver aplicações Mobile. Alguns acabam naturalmente adotando uma abordagem híbrida com o Cordova, por exemplo, dependendo de WebView para exibir a interface. Outros vão direto para o React Native, muitas vezes como se fosse a única opção. Mas é possível usar Vue, um framework JavaScript progressivo muito utilizado no desenvolvimento Web, também para criar aplicações Mobile verdadeiramente nativas e multiplataforma, compiladas com elementos de interface nativos Android e iOS, sem camadas intermediárias entre o app e o SO! Nesta talk, veremos o NativeScript, plataforma versátil que suporta Vue, Angular e até mesmo JavaScript puro.

11:15 às 11:45

Go e GRPC quando e porque usá-los

Jefferson Lima

Olá pessoal, o contéudo que apresentarei é sobre um tema que é sempre discutido por toda comunidade e muito utilizado em diversos cenários como comunicações entre services que precisamos ter um menor Throughput na rede e desempenho. Antes vamos dar uma passada no http, http2, rEST e RPC rapidamente só para criamos uma linha do tempo e raciocínio do porquê do gRPC.

Vamos abordar algumas vantagens e desvantagens do gRPC e vamos apresentar alguns códigos exemplos de como funcionar na prática o gRPC, vou apresentar algumas funções deste framework fantástico criado pelo Google. E, é claro, não poderia deixar de fora nosso protobuf, que é o pontapé de tudo para aprendermos gRPC e aplicarmos no dia a dia.

Estou montando os slides para 20 a 25 min de palestra e um mão na massa só para exemplificar na prática o funcionamento do gRPC e é claro apresentar as vantagens de usar Go e gRPC.

Vamos tentar fazer uma apresentação bem divertida e animada e com bastante informações legais.

11:50 às 12:20

Shift left do Well-Architected Framework

Raphael Bottino
Você conhece o conceito de Well-Architecture? Aprenda mais um pouco sobre esse podereso framework e como fazer o shif-left desse conceito.
12:25 às 12:55

Detran Digital

Bruno Alves dos Santos

Demonstrar a experiência de pouco mais de 1 ano do novo portal de serviços do DETRAN e a importância do mesmo no período da pandemia.

13:00 às 13:50

Keynote | Increasing Your System Predictability With Data-Driven Forecasting

Sonya Siderova
Knowledge work is notorious for its unpredictable nature. Making accurate forecasts allows organizations to define service level agreements with more confidence and deliver value to their customers in a consistent, predictable manner. In this talk, you will learn about several approaches of making data-driven, probability-based forecasts, while also shedding some light on the misapplied practices leading to inaccurate results.
14:30 às 14:40 Abertura da parte da tarde

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:45 às 15:15

Criação de uma Api: Do Design até a Segurança.

Otávio Santana / Roan Brasil Monteiro

A importância da criação de uma API baseada em seu Design Contract-First. Hoje a preocupação com um bom design de API e a segurança em um mundo onde tudo é API oriented, faz se necessário para um bom desenvolvimento de backend.

15:20 às 15:50

Design Estratégico: Design Thinking aplicado ao planejamento estratégico em cenários incertos

Juliana Alecio Schmoeller Rodrigues

Diante das rápidas mudanças na Indústria 4.0, com modelos de negócios até então consagrados tornando-se obsoletos, exige-se um novo modelo de gestão. As incertezas trazidas pelas mudanças cada vez mais aceleradas demandam respostas rápidas para manter a competitividade do negócio. O Design Thinking aplicado ao planejamento estratégico é uma abordagem que busca encontrar estratégias inovadoras e acelerar os aprendizados do negócio, permitindo lidar com as incertezas reduzindo riscos. Conheça ferramentas para cada etapa do Design Estratégico.

15:55 às 16:25

Como desenvolver produtos de forma colaborativa e com foco no usuário

Filipi Assis

O conhecimento técnico de gestão de produtos é o básico, mas não vai ser suficiente se o seu time e stakeholders não comprarem a briga junto com você. Quer fazer uma transformação em seu produto e encantar seus usuários? Comece a construir essa mudança dentro de casa.

Alguns dos tópicos que irei abordar:

  • Como evitar a construção de uma funcionalidade que ninguém vai usar (seu designer vai gostar);
  • Como envolver todo o time e stakeholders na resolução de problemas;
  • Como ter uma cultura de testes e aprendizados.
16:30 às 17:00

Metamorfose Darede: do esteriótipo tradicional de operações ao transformador digital

Flavio Rescia Dias

A Darede é uma empresa de consultoria fundada por técnicos de infraestrutura. Criada 6 meses antes da crise financeira de 2013 tivemos que nos reinventar. "Esbarrarmos" em Cloud, derrubamos as "paredes burocráticas" da TI tradicional e transformamos nossa empresa em um transformador digital, aproximamos desenvolvedores de nossos sysadmin, e criamos um modelo diferente de entrega de serviços de infraestrutura.

17:05 às 17:35

Accelerating your adoption path to the cloud with CAF for Azure

Jaqueline Ramos

Muitos querem ou já têm seus ambientes de software em nuvem. Mas na maioria das vezes, esse trabalho é longo e árduo. E tomá-lo como é hoje.

Que tal se você tiver o suporte de uma estrutura de boas práticas recomendadas e orientar o melhor caminho e mais simplificado para o sucesso de sua migração? E procurando Inovação?.

Vamos entender aqui um pouco sobre o Microsoft Cloud Adoption Framework para Azure e como dar suporte a essa jornada para o novo..

17:40 às 18:10

Serverless: o framework que vai te levar para as nuvens!

Ana Carolina Manzan / Renicius Pagotto Fostaini

Você provavelmente já deve ter ouvido o termo serverless em algum momento da sua carreira, né? Mas se não ouviu, aqui é o lugar! Nesta talk vamos explicar o conceito de serverless e utilizar o framework serverless do Node.js para criar um serviço e fazer o seu deploy para diversas nuvens!

18:15 às 19:05

Keynote | Entender, Educar, Executar, Escalar, Evoluir: os 5E de um -nem tão novo- MUNDO FIGITAL

Silvio Meira
A pandemia causou -pra muitos, principalmente empresas- o download de 25 anos de FUTUROS DIGITAIS que já eram presente, e até passado, pra muita gente. Developers podem até dizer que já sabiam de tudo isso e que, pra nós, nada mudou. Mas será mesmo? Capaz de ter mudado. E muito. O que... como e... por que?
19:05 às 19:20 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM SEXTA


Indefinido

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização