TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX e DESIGN THINKING

Design Thinking é estratégico para inovação & UX Design é sobre as experiências de pessoas e nada menos que isso.

UX Design é uma área conhecida como um grande guarda-chuva com aplicações em várias áreas. Mas sempre voltados para o chefe maior: as pessoas que utilizam nossos produtos e aplicações.

Design Thinking também já é realidade no mercado brasileiro e é estratégico para inovação. Queremos co-criar insights sobre como escalar sua prática neste universo Ágil de Transformação Digital de serviços baseados na Cloud, na Internet das Coisas, na Computação Cognitiva e em todas as tecnologias que usamos e amamos para entregar inovações estratégicas centradas no usuário.

Queremos envolver todas as áreas e especialidades da estratégia, da user experience e da criação de produtos para mostrar de que forma o foco nas pessoas para as quais criamos pode acontecer e impactar positivamente nos processos e resultados.

Estudos de casos e aplicações no mundo real também são nossos principais objetivos, pois é muito mais fácil aprender com os erros e acertos dos outros.

Data

Sexta-feira, 26 de Junho de 2020

14:30 às 19:00h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
14:30 às 14:40 Abertura da tarde

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:45 às 15:15

Como formatar e aplicar testes de usabilidade remotos

Aline Silveira

Fazer testes de usabilidade com pessoas que estão em outro país não é fácil, mas é possível. Nesta palestra, abordamos diferentes técnicas e formatos para testes remotos, em quais cenários aplicá-los, e os benefícios dessa etapa para o desenvolvimento de produtos digitais.

15:20 às 15:50

Design Estratégico: Design Thinking aplicado ao planejamento estratégico em cenários incertos

Juliana Alecio Schmoeller Rodrigues

Diante das rápidas mudanças na Indústria 4.0, com modelos de negócios até então consagrados tornando-se obsoletos, exige-se um novo modelo de gestão. As incertezas trazidas pelas mudanças cada vez mais aceleradas demandam respostas rápidas para manter a competitividade do negócio. O Design Thinking aplicado ao planejamento estratégico é uma abordagem que busca encontrar estratégias inovadoras e acelerar os aprendizados do negócio, permitindo lidar com as incertezas reduzindo riscos. Conheça ferramentas para cada etapa do Design Estratégico.

15:55 às 17:00

Design em tempos de crise: Vamos Mudar o Mundo?

Painel Digital da Trilha UX e Design Thinking

Painelistas: Livia Cristina Gabos Martins e Juliana A. S. Rodrigues

17:05 às 17:35

Acessibilidade no processo de UX

Livia Cristina Gabos Martins

O objetivo da palestra é apresentar como a Acessibilidade pode fazer parte do processo de pesquisa, estudo e criação de interfaces. Pensando não apenas na questão de testes, mas como a acessibilidade influencia em outros processos e como ela pode, inclusive, fazer parte do processo de desenvolvimento de uma interface. Se estamos criando uma experiência, ela deve ser boa para todos. Então por que uma pessoa cega não poderia ser um UX Designer? Ou um UX Researcher?

17:40 às 18:10

O design da toada: o processo criativo na composição musical.

Guto kawakami

Atuo na área de UX há 7 anos e em paralelo componho músicas para festivais regionais do Amazonas desde 2007. Neste contexto, tentei unir o design e a musica através de um experimento, onde utilizei técnicas de design thinking no processo criativo de composição musical. Nesta palestra, mostrarei como essas técnicas conhecidas na área de design como: workshops de co-criação, pesquisa etnográfica, moodboards, pesquisa de benchmarking, dentre outras foram utilizadas na criação de uma musica para o festival folclórico de Parintins. Desta forma, pretendo mostrar que o processo criativo não mora apenas na solução de problemas, mas também em contextos poéticos.

18:15 às 19:05 Keynote da tarde

Keynote será apresentado no palco da Stadium.

19:05 às 19:20 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha UX e DESIGN THINKING



Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização