TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha AGILE e AGILE COACHING

Agilidade para novos tempos: indivíduos e interações a distância ... mais que processos e ferramentas!

Em um ano de extrema reinvenção, os benefícios da agilidade começaram a emergir mundo a fora, mas o que é agilidade? Como que ela tem ajudado a passarmos por essa fase tão diferente em que falamos de um tal ""novo normal"". Será que o segredo são os processos? Será que são as ferramentas? Será que são as pessoas? Será que é a cultura? Será que um pouco de tudo junto?

O que nós agilistas estamos fazendo para mudar a cultura, para eliminar desperdícios, para adaptar-se e encarar os desafios do dia a dia?

Venha debater e trocar conhecimento conosco sobre Agilidade e Agile Coaching, estamos todos aprendendo, inspecionando e nos adaptando, embarque nessa jornada conosco você também.

Data

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Tecnologia e o combate à desigualdade.

Fausto Vanin
Em um país majoritariamente preto, qual a representatividade você vê em ambientes de tecnologia? Em um mercado com tanta demanda e oportunidade para tecnologia, porque tem tanta gente em situação de miséria e minorização? Esse papo é uma provocação e uma convocação a agir para mudarmos o contexto social, criarmos novas tecnologias e promover a elevação do povo preto através da tecnologia.

O impacto da diversidade no desempenho de times de desenvolvimento de software

Karina Kohl
A diversidade vem sendo discutida por diferentes áreas de conhecimento da sociedade e essas discussões vem também aumentando no contexto da engenharia de software. Diferentes pessoas formam equipes de desenvolvimento de software e sabe-se que temos grupos sub-representado como, por exemplo, gênero, raça e etnia, idade, cultura e outros. A pesquisadora Margareth-Anne Storey diz que a engenharia de software está na vanguarda da inovação e da pesquisa e isso envolve a consideração de aspectos humanos e técnicos. Nessa talk, serão trazidas as definições de diversidade cognitiva e de diversidade de identidade. Os diferentes atributos de identidade levam a construção de diferentes conjuntos de ferramentas cognitivas. Falaremos como elas se relacionam e como geram benefícios a times e grupos.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Open spaces, post-its, puffs, sinuca, olho no olho e a pandemia

Marcos Vinicius Henke Arnoldo

Em 2018 tomei a decisão de "abandonar a agilidade" para poder trabalhar em home-office em uma função mais operacional, pois era inimaginável um Scrum Master trabalhar de casa e ter sucesso com isso. O dogma era que o time todo deveria sentar junto, radiadores de informação atualizados na parede, daily na frente do quadro, interação, deixar o trabalho visível. "Home-office não é para todo mundo!". "As cerimônias têm que ser lá no cliente!". Isso tudo realmente tem muito valor agregado, mas e quando por motivos de força maior não é possível? A "manada ágil" estava correndo para um lado, e de repente ninguém estava preparado para gerenciar projetos de forma remota. E o impossível aconteceu.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Nem casou com a demanda, mas já estão perguntando quando fica pronto. E agora?

Henrique Fernandes Gonçalves / Paulo Cassin

Me passa um cheiro de data? Essa é uma das perguntas que muitas pessoas, mesmo aquelas experientes em projetos ágeis, se fazem. Pois é, será que conseguimos passar uma previsibilidade de data, sem casar com a demanda (ponto de comprometimento do time) ? Aqui vamos entender a essência do fluxo Upstream, quais as melhores táticas de trabalho, como é o fluxo do dia a dia dentro do Upstream, entender o porque a demanda deve chegar no ponto de comprometimento do time. Passaremos por todas as práticas do Método Kanban, de maneira que seja possível, enfim eliminar esta pergunta, dando um cheiro de data para as pessoas à partir do casamento com a demanda e entender por completo o Upstream.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

AGILIDADE, ensinar ou encantar pessoas para mantê-la viva?

Guayçara Gusmon Gonçalves

Nesse novo cenário, onde a pandemia afetou o modo de trabalho por conta do isolamento social, práticas ágeis só permaneceram ativas em times que passaram pela verdadeira transformação ágil, absorvendo e vendo valor nessa cultura. Empresas que apenas adotaram as práticas sem o aculturamento, deixaram de lado a agilidade e o trabalho colaborativo. Isto acontece porque as pessoas não estão acostumadas a influenciar através do propósito, acreditando que basta ensinar práticas, porém quando não é visto valor naquilo que se faz, naturalmente uma prática cai em desuso. Nessa talk falaremos sobre o poder de engajar pelo propósito e a razão disso se tornar ainda mais importante nessa nova realidade

14:40 às 15:15

Seu time com entregas previsíveis. Um passo a passo para responder "Quando fica pronto?" com previsibilidade estatística.

Caco Mafra

Quando fica pronto? Vamos conseguir entregar no prazo? Tenho certeza que essas são perguntas que estão presentes no seu dia a dia. Principalmente no desenvolvimento de software, em empresas de tecnologia ou ainda em projetos, já tentamos de inúmeras maneiras responder essas perguntas e a única certeza é de que vamos errar, mas posso garantir que calcular o prazo é a melhor abordagem e não é difícil. Vem comigo, pois nessa palestra foi te explicar o passo-a-passo para você responder de forma super fácil usando os dados do seu time.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Gerenciamento de mudanças com mais impacto e menos dores. É possível?

Tatiana Rocha

Como podemos ajudar as empresas a viverem as mudanças com mais impacto e menos dores?

Atualmente , com a alta incerteza e complexidade que vivemos como sociedade, temos que focar não somente em ferramentas, mas também em enfoques de gestão de mudanças efetivos, centradas nas necessidades específicas de cada negócio.

Compartilharei com vocês ferramentas, técnicas e casos reais de como venho lidando com o tema de gerenciamento de mudanças nos últimos 4 anos.

16:25 às 17:00

Transformação cultural: não é necessário ser a pessoa mais inteligente na sala

Amanda Bizzinotto

Um dos grandes desafios de qualquer Agile Coach guiando uma transformação ágil dentro de uma corporação é a cultura, especialmente em empresas historicamente tradicionais, acostumadas a hierarquia rígidas e processos criados para evitar a falha a qualquer custo.

A transformação de sucesso de uma empresa Fortune 500 começou com duas propostas feitas à liderança da empresa: inverter o fluxograma organizacional. O líder não tem a função de tomar decisões, mas de eliminar bloqueios e fazer as perguntas certas. E não é necessário ser a pessoa mais inteligente na sala, é necessário ser uma pessoa inteligente na sala.

Apresento aqui esse case de sucesso.

17:05 às 18:00

O que a pandemia do coronavírus nos ensinou e continua nos ensinando sobre Agilidade?

Caco Mafra / Cíntia Mara de Castro Ribeiro / Raphael Albino / Ari do Amaral Torres Filho
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha AGILE e AGILE COACHING


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização