TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha API

Estejam plugados nas novidades das APIs em tempos de transformações contínuas
As transformações se fazem de forma contínua e rápida nas empresas, prover APIs é a melhor maneira de unir Negócios, Tecnologia e Cliente. Vamos discutir na trilha importantes pontos do momento e que estão por vir no Gerenciamento Full Lifecycle de APIs.

Data

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

E se fosse diferente?

Luciano Braga

Como o jantar poderia ser diferente? Como o seu currículo poderia ser diferente? Como o seu feed do Instagram poderia ser diferente? Como as roupas do seu armário poderiam estar organizadas de uma forma diferente? Como os móveis da sua sala poderiam estar distribuídos de um jeito diferente? Como o seu pedido de casamento poderia ser diferente?

A criatividade não é exclusiva para artistas, designers ou escritores. Por natureza somos seres criativos, mas vivemos em ambientes padronizados, que julgam as coisas feitas de outra maneira, e acabamos nos rendendo a modelos que são limitados. No entanto, assim como outras habilidades, a criatividade pode ser aprendida, estimulada e treinada, e perguntas como estas são um ponto de partida. Em vez de pensar em soluções extraordinárias, que tal pensar primeiro em como poderia ser diferente, e quem sabe se surpreender com o seu próprio poder criativo?

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Implantando uma API de rotas utilizando OSRM e PHP - Uma experiência pessoal!

Anderson Luciano

Em meio a tantos serviços de rotas como Google Maps, Bing Maps, Mapbox... Existe um projeto chamado OSRM (Open Source Routing Machine), projeto de código aberto que entrega um excelente resultado na tarefa de criar rotas de trânsito, e o melhor totalmente de graça! Nessa palestra vou demonstrar seu funcionamento assim como instalar e aplicar essa poderosa ferramenta (que utiliza dados do OpenStreetMaps) em seus projetos. Demonstrar também a aplicação do OSRM em um sistema de vendas online para cálculo de frete e visualização das melhores rotas para levar um produto da loja até o cliente.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

APIs que protegem a privacidade: Um olhar sobre o papel das APIs para a LGPD.

Carlos Roberto Pinheiro

A LGPD entrou em vigor recentemente. AS APIs como ponto de externalização dos serviços da empresa para parcerios e clientes tem papel fundamental na proteção da privacidade. Iremos falar sobre este papel central das APIs na proteção da privacidade, o significado do privacy by design com os impactos da LGPD no design de APIs, apresentando um overview do que é necessário fazer em termos técnicos para adequar as novas entregas e o legado existente, passando por alguns DO's e DON'Ts e também por alguns pontos de discussão.  

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Introdução ao GraphQL com node.js e TypeScript

Thiago da Adriano

Nessa talk farei uma introdução ao GraphQL, em seguida irei demonstrar como criar uma api GraphQL utilizando node.js, TypeScript, mongoDB e Docker

14:40 às 15:15

Integrando sistemas distribuídos com gRPC!

Luram Archanjo

"Durante minha jornada no desenvolvimento de software, constatei que o estilo arquitetural REST tem sido amplamente utilizado como o principal meio de integração entre os vários tipos de arquiteturas e comunicações, porém, recentemente o gRPC começou invadir seu território. Acontece que existem algumas boas razões para isso.

Nesta palestra irei apresentar uma introdução ao gRPC, suas principais características e as razões pelas quais empresas como Google, Netflix e Docker adotarão este meio de comunicação tão flexível e performático."

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

JMeter não é tudo que você precisa para fazer Testes de Performance

Raphael Mantilha

Ao buscar qualificação em Testes de Performance, muitos profissionais priorizam cursos e livros com foco em alguma ferramenta (como o JMeter) pensando que este conhecimento os qualificarão para atuar em projetos que envolvem testes deste tipo. A ferramenta é importante, porém ela consiste apenas em uma parte do conhecimento necessário. Testes de Performance costumam ser um "ponto de encontro" de profissionais de várias áreas e o profissional de QA envolvido deve ser o "maestro" que coordena esta equipe multidisciplinar. Nesta palestra, vocês entenderão quais conhecimentos são necessários para desempenhar este papel e se sair bem em projetos reais de Testes de Performance.

16:25 às 17:00

API Gateway or Service Mesh Architecture. How about both?

Flávio Pimenta / Claudio Eduardo de Oliveira
17:05 às 18:00

Como as estratégias e APIs ajudam a alavancar seus negócios

Thiago Lima / Rodrigo Costa Dutra / Carlos Alberto Soares Sobral Filho / Lucas Ferrari
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha API


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização