TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BIGDATA E NOSQL

"Porque dados superam emoções". - Larry Page

?Data is the new oil? é o famoso termo usado para descrever o quão valiosos são os dados hoje em dia. NoSQL e Big Data vivem um em função do outro. A ascensão contínua de novas tecnologias, incentivam o armazenamento de maiores volumes de dados. Que por sua vez, trazem novos e novos desafios. Nós veementemente acreditamos em dados, somos apaixonados por dados, somos guiados por dados.

Porém como fazemos para armazenar e trabalhar esses dados? Como trazemos ainda mais valor a eles? Na trilha de Big Data e NoSQL mostraremos como é possível realizar tudo isso e muito mais!

Data

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Tecnologia e o combate à desigualdade.

Fausto Vanin
Em um país majoritariamente preto, qual a representatividade você vê em ambientes de tecnologia? Em um mercado com tanta demanda e oportunidade para tecnologia, porque tem tanta gente em situação de miséria e minorização? Esse papo é uma provocação e uma convocação a agir para mudarmos o contexto social, criarmos novas tecnologias e promover a elevação do povo preto através da tecnologia.

O impacto da diversidade no desempenho de times de desenvolvimento de software

Karina Kohl
A diversidade vem sendo discutida por diferentes áreas de conhecimento da sociedade e essas discussões vem também aumentando no contexto da engenharia de software. Diferentes pessoas formam equipes de desenvolvimento de software e sabe-se que temos grupos sub-representado como, por exemplo, gênero, raça e etnia, idade, cultura e outros. A pesquisadora Margareth-Anne Storey diz que a engenharia de software está na vanguarda da inovação e da pesquisa e isso envolve a consideração de aspectos humanos e técnicos. Nessa talk, serão trazidas as definições de diversidade cognitiva e de diversidade de identidade. Os diferentes atributos de identidade levam a construção de diferentes conjuntos de ferramentas cognitivas. Falaremos como elas se relacionam e como geram benefícios a times e grupos.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

NoSQL design pitfalls with Java

Otávio Santana

Non-relational databases have come with the promise of assisting software in the Big Data age, handling the challenges of variety, velocity, and volume that come with it. However, several points plague even the most experienced software architects: How do I migrate my data to NoSQL and which one? Where are the relationships? Should I use some ORM? The purpose of this talk is to answer all of these questions and provide some essential tips so that your NoSQL experience is not a disaster.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Migrações de dados sem downtimes! Truques e lições aprendidas com PostgreSQL na Olist

Jéssica Pauli de Castro Bonson

Você tem receio de executar migrações de dados? Tem que rodar elas de madrugada, torcendo para não afetar a performance do sistema? Na Olist tivemos vários problemas em decorrência de migrações em tabelas grandes no PostgreSQL, e também muitos aprendizados de truques de como fazê-las e monitorá-las com segurança.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Estruturando, na prática, um Big Data Pipeline com Azure Synapse Studio

Thiago Candido

Construir um pipeline de dados para análise é uma tarefa que requer familiaridade com tecnologias de desenvolvimento, serviços, frameworks e suas integrações e, muitas vezes, restrições orçamentárias do negócio. Recentemente, os serviços disponibilizados pelo Azure para lidar com arquiteturas de dados estão cada vez mais acessíveis, fáceis de implementar, além de contar com custos extremamente competitivos. Nessa talk, trabalharemos em uma demo com o Azure Synapse, serviço cloud que unifica os processos de ETL, Machine Learning e apresentação de dados.

14:40 às 15:15

Big Data e seus 5V?s

Luana Costa
15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Digerindo dados com Apache NiFi

Eliézer Zarpelão

Apache Nifi é um software para automação e gestão de fluxos de dados entre sistemas. Foi criado pela NSA e seu código foi aberto à comunidade open-source em 2014. Nessa palestra, serão apresentados os principais conceitos da ferramenta e uma demonstração para entenderem porque a mesma é considerada o "canivete suíço" dos fluxos de dados.

16:25 às 17:00

Data Lake na cloud - não é só armazenamento: Quais possibilidades?

Erika Nagamine

Como montar o seu data lake? que opção você deve seguir? Os principais provedores de serviços em cloud oferecem diversas maneiras para você construir seu lake! Explorar as diversas possibilidades de data lake + outros serviços que existem em diversos provedores de cloud.

17:05 às 18:00

Timeline de carreiras na área de dados

Rafael Ataide Souza / CARLOS J. SOUZA / Jonathan Vieira
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha BIGDATA E NOSQL


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização