TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha CLOUD E CONTAINERS

Construindo soluções inteligentes com Cloud e Containers

Na constante necessidade de ampliar a satisfação dos clientes, com produtos melhores, facilidades inovadoras, e rápida recuperação a falhas, a adoção de Cloud Computing, e suas tecnologias correlatas como orquestração de containers, se torna prioridade e um ponto crucial de mudança promovendo times ágeis com custos enxutos.

Na trilha de Cloud Computing e Containers você vai ficar por dentro das ferramentas mais utilizadas na atualidade e aprender com profissionais de sucesso a criar ambientes escaláveis e automatizados de maneira ágil e eficiente.

Data

Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

The People Runway for Business Agility

Michael Stump

To achieve Business Agility, leadership's challenge, within the SAFe context, is to provide the right environment for the employees to prosper, grow and deliver customer value. At the heart of this challenge is, ?how??

In client engagements and trainings, there are always questions such as: Who is creating growth plans for individuals? Who is addressing HR / People related topics like Performance Acceleration? Who is working on the EVP (Employee Value Proposition)? Who is involved in workforce planning and talent scouting? Basically, who is focusing on the People Runway of the ART? Could Dave Ulrich's HR Business Partner be an answer?

In this session, designed with introverts and extroverts in mind, we will discuss potential solutions to these questions leaving you with valuable input for your own organization.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Managing Kubernetes cluster interactively with Ritchie

Guillaume Falourd

This presentation will be a live demo of a formula execution on Ritchie that allows the user to create a Kubernetes Cluster using Github, CircleCI, AWS and Terraform. All through one command line.

11:25 às 12:20

Cloud Economics, quais são os desafios?

Leonardo Santos / Leonardo Brito / Italo Souza / Thiago Gil
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Observabilidade na nuvem com Maistra

Vania de Rezende Vergara

Maistra é um projeto Open source capaz de prover solução completa para rastreabilidade e observabilidade de micro serviços na nuvem. Fundamental para a jornada para a nuvem, o controle de versões e estratégias de deployment se tornam mais simples com essa ferramenta.

14:40 às 15:15

Plano de Disaster Recovery com Kubernetes

Flavio Rescia Dias

Com a massificação do uso de Kubernetes, temos notado o que acontece com quase toda tecnologia, é implementada e depois que está rodando é que percebem que as boas práticas não são implementadas, com Kubernetes isso é pior, pois a própria tecnologia é feita para ser resiliente, mas não é sempre assim. Nessa apresentação pretendo demonstrar as estratégias de plano de recuperação de disastre em implementações de Kubernetes.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

SQL Server em Containers

Leonardo Fonseca

Venha conhecer os principais benefícios de executar o seu SQL Server em Containers, ele pode transformar sua experiência!

16:25 às 17:00

PostgreSQL Network Filter for EnvoyProxy

Fabrízio de Royes Mello

Como você monitora o Postgres? Que informações você pode obter e em que grau elas ajudam a solucionar problemas operacionais? E se você quiser/precisar registrar todas as consultas? Isso pode derrubar um bancos de dados de tráfego pesado. Na OnGres somos obcecados em melhorar a observabilidade do Postgres, por isso trabalhamos junto com o pessoal da Tetrate desenvolvendo uma extensão de Filtro de Rede do Envoy para Postgres, que estende a observabilidade do tráfego. Ela permite que você capture métricas e depure o tráfego.

Esta palestra será um mergulho técnico na decodificação de protocolo do Postgres, filtros do Envoy e cobrirá recursos, uso e implantação em qualquer ambiente.

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

LocalStack - A "nuvem offline"

Roberto Alves

Você já pensou em quanto gastou em um serviço AWS enquanto sua aplicação ainda estava em fases iniciais, rodando apenas na sua máquina? Já quis testar um serviço AWS e ficou com receio da fatura do cartão de crédito no final do mês? O LocalStack veio para resolver esses problemas e muito mais. Essa incrível ferramenta é capaz de emular serviços AWS diretamente no seu computador. Se você quer aprender a utilizar o LocalStack e o que significa "nuvem offline", essa talk é para você!

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha CLOUD E CONTAINERS


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização