TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DESIGN DE CÓDIGO E XP

Comunicação, simplicidade, feedback, respeito e coragem, como o seu código reflete esses valores?

Somos extremamente eficientes em entregar software rápido mas com qualidade questionável e com baixa manutenibilidade. Como poderemos evoluí-lo, adicionando novas funcionalidades, sem abrir mão da qualidade?

Trazendo um debate muito importante sobre responsabilidade técnica, quem já sentiu a pressão de ter abrir mão da qualidade para atingir um prazo quase impossível sem visão clara de entrega de valor? Vamos abordar esse e outros assuntos na trilha e entender como o mercado têm lidado e se posicionado com essa situação.

A comunidade ágil brasileira tem notado o aumento nas discussões sobre gestão e transformações culturais, ágeis e digitais, talvez assim deixando dívidas em relação a qualidade técnica do que entregamos. Se você também está refletindo sobre o assunto e assim como os signatários do Manifesto Ágil pretendem fornecer um ambiente seguro para a pessoa desenvolvedora...seu lugar é aqui!

Temos como objetivo promover uma discussão sobre, princípios, valores, práticas e ferramentas que apoiam os times neste desafio.

Venha participar e traga sua experiência de problemas na evolução ou de práticas como TDD, Design OO com foco em evolução, automação, refactoring e heurísticas de limpeza, entre outras, para manter sua """"saúde e bem estar"""" do seu software.


Tópicos:

Práticas como TDD, Design OO com foco em evolução, automação, refactoring e heurísticas de limpeza, entre outras como SOLID, KISS, DRY.

Data

Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

The People Runway for Business Agility

Michael Stump

To achieve Business Agility, leadership's challenge, within the SAFe context, is to provide the right environment for the employees to prosper, grow and deliver customer value. At the heart of this challenge is, ?how??

In client engagements and trainings, there are always questions such as: Who is creating growth plans for individuals? Who is addressing HR / People related topics like Performance Acceleration? Who is working on the EVP (Employee Value Proposition)? Who is involved in workforce planning and talent scouting? Basically, who is focusing on the People Runway of the ART? Could Dave Ulrich's HR Business Partner be an answer?

In this session, designed with introverts and extroverts in mind, we will discuss potential solutions to these questions leaving you with valuable input for your own organization.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

XP sem supervalorização das práticas.

Jorge Leite / Wagner Mendes Voltz - Fusca

Queremos trazer a vez de fala da essência da programação extrema, longe da supervalorização de práticas, longe de entendimentos rasos, e aplicabilidade somente no papel de pessoa desenvolvedora no fluxo de desenvolvimento de software. Afinal, programação extrema parte sempre dos valores que já nos dizem bastante coisa: Simplicidade, comunicação, feedback, respeito e coragem. Programação extrema é sobre clareza no processo de construção, e não certeza sobre os resultados.

11:25 às 12:20

Clean Code e SOLID estão atrapalhando sua entrega de valor?

Rodrigo da Rosa Elesbão / Morvana Bonin / Wagner Mendes Voltz - Fusca / Julia Eileen Schäfer
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Paradigma reativo? Por dentro da programação reativa com Spring Webflux e Projeto Reactor

Kamila de Fátima Santos Oliveira

Já ouviu falar de programação reativa? Nessa palestra vamos abordar os conceitos de programação reativa, reactive streams specification , RxJava, Spring Webflux e principalmente a biblioteca Reactor, passando pela utilização do Flux, Mono, Publisher, Subscriber e seus operadores. Também veremos como fazer sua primeira aplicação com Spring Webflux, Reactor e o Driver reativo do mongoDB

14:40 às 15:15

Análise de Código: precisamos falar disso!

GUILHERME SILVA DE LACERDA / Daniel Wildt

Você já parou para pensar quanto tempo você leva para ?aprender? sobre o repositório de código que você trabalha? E se você trocar de empresa, em quanto tempo você consegue efetivamente ?colocar a mão na massa?? Será que não tem alguma forma de acelerar este processo? É possível ser mais efetivo no entendimento do código? Nesta palestra, vamos discutir sobre a disciplina de Análise de Código, mais do que necessária para qualquer pessoa desenvolvedora, com qualquer tempo de experiência e nível de conhecimento. Vamos discutir sobre a jornada de análise de código e quais habilidades, práticas e ferramentas podem ajudar neste processo.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Pedra, Tesoura e Papel: Clean Code Além do Capítulo 5

Douglas Alcantara

Artigos, cursos e palestras sobre clean code costumam ficar nos primeiros 5 capítulos, tratando de nomes, funções, comentários e formatação. Nesta palestra, vamos fazer uma demonstração sobre uma função que implementa (em Java e Kotlin) as regras do jogo "Pedra, Tesoura e Papel". Ela será refatorada e ao mesmo tempo demonstrada a aplicação dos capítulos 3 (Funções), 6 (Objetos e Estrutura de Dados), 9 (Testes de Unidade) e 10 (Classes). Ao final, a função monolítica e complexa (ciclomática =13) terá se tornado um pequeno conjunto de classes com apenas uma responsabilidade cada uma.

16:25 às 17:00

Design Patterns de programação funcional

Lucas Teles

Já ouviu umas palavras estranhas como Functor, Monads, Applicatives? achou complicado esse mundo de programação funcional? ta tudo bem, a ideia dessa palestra é de mostrar de forma didatica o que essas coisas são. E como você pode usa-las no seu dia a dia para escrever um código melhor. Alem de entendermos melhor os valores importantes para design de codigo do paradigma funcional.

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

O XP empoderando o time de engenharia, com pensamento além da gestão

Cristiano Schwening

A palestra busca apresentar a evolução da área de desenvolvimento da empresa onde atuo, frente a implementação consciente das práticas do XP para empoderar tecnicamente as pessoas que fazem o fluxo de codificação funcionar. Muitos cases de gestão 3.0 não empoderam a principal etapa do fluxo de delivery em uma transformação ágil. O XP foi disseminado por Kent Beck, em outubro de 1999, no livro apresentando valores e práticas importantes para o desenvolvimento de software ágil que buscam construir um produto com a maior qualidade no quesito engenharia. O XP sugere uma série de práticas que trabalham unidas e os pontos fracos de cada uma são cobertos pelo ponto forte das outras!

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DESIGN DE CÓDIGO E XP


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização