TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DEVTEST

Qualidade para o código, produto e as pessoas

A qualidade é construída por todos que participam da concepção de um produto. Da especificação ao desenvolvimento; da ideia à utilização do usuário final. Garantir que a qualidade esteja presente em cada etapa desse ciclo é responsabilidade de todos.

Venha conosco debater sobre os conceitos, técnicas e ferramentas que vêm ganhando espaço e nos ajudam a construir softwares que entregam a cada dia uma experiência melhor para os usuários.

Data

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

E se fosse diferente?

Luciano Braga

Como o jantar poderia ser diferente? Como o seu currículo poderia ser diferente? Como o seu feed do Instagram poderia ser diferente? Como as roupas do seu armário poderiam estar organizadas de uma forma diferente? Como os móveis da sua sala poderiam estar distribuídos de um jeito diferente? Como o seu pedido de casamento poderia ser diferente?

A criatividade não é exclusiva para artistas, designers ou escritores. Por natureza somos seres criativos, mas vivemos em ambientes padronizados, que julgam as coisas feitas de outra maneira, e acabamos nos rendendo a modelos que são limitados. No entanto, assim como outras habilidades, a criatividade pode ser aprendida, estimulada e treinada, e perguntas como estas são um ponto de partida. Em vez de pensar em soluções extraordinárias, que tal pensar primeiro em como poderia ser diferente, e quem sabe se surpreender com o seu próprio poder criativo?

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Documentando e testando sua arquitetura Java com ArchUnit

Bárbara Rossalli

É através dos padrões estabelecidos pela arquitetura de software que o desenvolvimento acontece com mais organização e qualidade. Muitas vezes, devido a falta de uma documentação estruturada esse padrão é deixado de lado e as coisas acabam saindo do controle. Com a agilidade sendo um dos principais diferenciais no desenvolvimento de software, como podemos manter esse padrão em funcionamento e implementar uma arquitetura consistente com uma documentação atualizada, simples e eficiente? Utilizando ArchUnit como ferramenta de testes na arquitetura é possível atingir esses objetivos de forma simples e rápida.

11:25 às 12:20

Desafios e Estratégias de Testes em Aplicações Distribuídas

Maximiliano alves da cruz / Everton Ribeiro
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Testando uma aplicação com Arquitetura Hexagonal e Spring Boot

Henrique Luis Schmidt

Arquitetura hexagonal é um padrão de projeto que tem como objetivo criar aplicações com baixo acoplamento, possuindo componentes que podem ser facilmente substituídos quando necessário.

Como testar a lógica de negócio? E os adaptadores? Como garantir que a integração entre os componentes funciona?

Esta palestra tem como objetivo mostrar na prática, usando Spring Boot, como testar uma aplicação que utiliza a arquitetura hexagonal.

14:40 às 15:15

Sobrevivendo na selva: evolução de legado de missão crítica sem testes e sem afetar seu pedido no iFood

Edson Cunha

Como lidar com mudanças em softwares legados que têm grandes riscos, sem a fatura de testes que você deseja, com premissas difíceis de descobrir e uma explosão combinatória de erros possíveis? A palestra narra como resolvemos esse problema no iFood, com uma abordagem baseada em publicação gradual e observabilidade de dados para garantir que a implementação estava correta já no ambiente de produção, mas sem afetar o fluxo crítico de pedidos do iFood.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Testes de interface ágeis com Cypress.

Alvaro Camillo Neto

Quem nunca sofreu com os imprevisíveis timeouts que ferramentas como Selenium podem gerar por motivos que nem sempre compreendemos... Mas não precisa ser assim! Vamos conhecer o Cypress e como essa ferramenta pode trazer de volta a alegria de criar testes de interface !

16:25 às 17:00

TDD: XUnit + FluentAssertions: Padronização de testes

Alessandra Soares Santos

A proposta é apresentar o conceito de criação de testes com uma abordagem muito mais crítica ao negócio e discutir as possíveis falhas ou sucessos na cobertura e desenvolvimento destes testes. Apresentar também a padronização de nomes dos métodos e estruturação das classes de testes.

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Precisamos falar sobre testes de segurança

Ben-Hur Santos Ott

O ano de 2020 tem suas peculiaridades quando falamos sobre segurança da informação. No período de janeiro a junho, 2,6 bilhões de ataques cibernéticos ocorreram no Brasil. Mas não para por ai. - Entrada da LGPD em vigor - 1 a cada 3 e-mails phishing são abertos - Este ano, estima-se que 300 bilhões de senhas estarão vazadas - O tempo médio para detectar uma violação de dados é de 6 meses - 71% dos clientes abandonariam o serviço após uma falha de segurança - O custo médio para a empresa alvo de cybercrime é US$ 3.86 milhões Saiba quais as principais falhas de segurança em aplicações web e como elas são exploradas. Conheça também ferramentas para automatizar testes contra vulnerabilidades.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DEVTEST


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização