TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING

Inteligência Artificial e o mundo pós COVID
Nessa trilha, repleta de apresentações e casos práticos de uso das tecnologias em Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina, iremos explorar melhor os passos e repercurssões do uso de IA nos últimos tempos. O que a maior utilização de tecnologias como reconhecimento de padrões e visão computacional podem trazer para uma era com cada vez mais dados a serem explorados e pessoas interconectadas?

Data

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

E se fosse diferente?

Luciano Braga

Como o jantar poderia ser diferente? Como o seu currículo poderia ser diferente? Como o seu feed do Instagram poderia ser diferente? Como as roupas do seu armário poderiam estar organizadas de uma forma diferente? Como os móveis da sua sala poderiam estar distribuídos de um jeito diferente? Como o seu pedido de casamento poderia ser diferente?

A criatividade não é exclusiva para artistas, designers ou escritores. Por natureza somos seres criativos, mas vivemos em ambientes padronizados, que julgam as coisas feitas de outra maneira, e acabamos nos rendendo a modelos que são limitados. No entanto, assim como outras habilidades, a criatividade pode ser aprendida, estimulada e treinada, e perguntas como estas são um ponto de partida. Em vez de pensar em soluções extraordinárias, que tal pensar primeiro em como poderia ser diferente, e quem sabe se surpreender com o seu próprio poder criativo?

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Afinal, o que é Inteligência Artificial?

Bruna Dominguez Lanzarini

Nesta palestra, vamos fazer um tour pelos principais conceitos que englobam a IA, necessários para quem possui interesse em começar nesta área, bem como algumas de suas aplicações no dia a dia e possibilidades de atuações no mercado de trabalho.

11:25 às 12:20

Transformação Digital, Cultura, Vieses e Sociedade. Qual o papel da IA na sociedade do futuro?

Suzana Viana Mota / Fernanda Teixeira Dos Santos / Andressa da Silva Siqueira Almeida / Letícia Pedroso
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Transformação Digital no combate ao Coronavírus ? COVID-19: Uma experiência da Controladoria Geral do Estado de Goiás

Bruno Paixão

Um dos mecanismos adotados pelo Governo de Goiás, através da Controladoria-Geral do Estado, foi o desenvolvimento e implementação de um sistema baseado no uso da inteligência artificial: o CoronaInfo. O estabelecimento de tal sistema se deu em um contexto onde os canais de atendimento tradicionalmente utilizados no contato diário com o cidadão goiano foram complementarmente exauridos. A ferramenta de inteligência artificial, que utiliza técnicas de machine learning, foi desenvolvida para construir perfis de atendimento segmentados para um conjunto de interação de usuários. O objetivo da ferramenta, portanto, é identificar os perfis de interação nos canais de ouvidoria.

14:40 às 15:15

Combatendo a Violência Domestica utilizando Aprendizado de Maquina

Maicon Domingues

A violência doméstica contra a mulher apresenta números alarmantes no Brasil. Apresentarei como a Aprendizagem de Maquina está ajudando os Ministérios Públicos a tomar melhores decisões sobre onde e como investir seus recursos no combate e prevenção à violência doméstica.

Além do problema enfrentado pela justiça brasileira e da solução de software construída, será detalhado o fluxo de trabalho de ciência de dados, os experimentos e os resultados da solução.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Desmistificando CNNs com Grad-CAM

Alexandre Ray Silva

Interpretabilidade em Deep Learning contribui para o aumento da confiança e da transparência nos sistemas que se baseiam nessas técnicas. Especialmente em sistemas críticos em segurança (safety-critical systems) como veículos autônomos ou veículos aéreos não tripulados. Nesse talk, vamos entender como explicar as predições de redes neurais convolucionais (CNNs) usando o Grad-CAM.

16:25 às 17:00

Acelerando a IA Conversacional

Patricia Pampanelli

Aplicações de Inteligência Artificial Conversacional estão transformando diversas indústrias como o mercado financeiro, varejo e saúde. Soluções de IA Conversacional são capazes de manter o contexto de uma conversa e prover respostas mais inteligentes. Estas aplicações trazem desafios de latência, disponibilidade de dados e acurácia necessária para os modelos de Automatic Speech Recognition (ASR), Natural Language Understanding (NLU) e Text To Speech (TTS). Nesta palestra, vamos entender como transpor estes desafios e falar sobre as diferenças entre IA Conversacional e Transacional. Além disso, vamos apresentar as plataformas NeMo e Jarvis desenvolvidas pela NVIDIA.

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Aplicando AutoML para a detecção de anomalias em tempo real

Flávio Henrique Moura Stakoviak / Daniel Franco

Para vários tipos de negócios, é comum a necessidade de preventivamente identificar cenários anômalos e tomar ações em tempo hábil a fim de evitar impactos operacionais. Nesse sentido, modelos estatísticos que aprendem o comportamento de dados operacionais e identificam anomalias em tempo real são bastante interessantes. Através da adoção de ferramentas de AutoML, usuários com perfis menos técnicos conseguem aplicar modelos de machine learning em problemas reais sem que tenham que lidar diretamente com o desenvolvimento e a parametrizações desses modelos. Esta palestra compartilha experiências sobre o uso de uma feature do Kibana para a detecção automática de anomalias em tempo real.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização