TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha INTERNET DAS COISAS

Que tal se conectar ao novo futuro? Conheça hoje a Internet das Coisas da sua vida do amanhã
Internet das coisas é um conceito tão disruptivo, que em breve, não será mais necessário falar que uma coisa tem conexão à internet, será algo tão normal, que deixará de fazer sentido ressaltar essa conexão. Hoje, por conta da pandemia, também temos visto o quanto um mundo conectado nos permite reinventar a nossa forma de trabalhar e se relacionar. Venha entender como o IoT já vem colaborando com a nossa nova realidade e o que ainda está por vir.

Data

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Tecnologia e o combate à desigualdade.

Fausto Vanin
Em um país majoritariamente preto, qual a representatividade você vê em ambientes de tecnologia? Em um mercado com tanta demanda e oportunidade para tecnologia, porque tem tanta gente em situação de miséria e minorização? Esse papo é uma provocação e uma convocação a agir para mudarmos o contexto social, criarmos novas tecnologias e promover a elevação do povo preto através da tecnologia.

O impacto da diversidade no desempenho de times de desenvolvimento de software

Karina Kohl
A diversidade vem sendo discutida por diferentes áreas de conhecimento da sociedade e essas discussões vem também aumentando no contexto da engenharia de software. Diferentes pessoas formam equipes de desenvolvimento de software e sabe-se que temos grupos sub-representado como, por exemplo, gênero, raça e etnia, idade, cultura e outros. A pesquisadora Margareth-Anne Storey diz que a engenharia de software está na vanguarda da inovação e da pesquisa e isso envolve a consideração de aspectos humanos e técnicos. Nessa talk, serão trazidas as definições de diversidade cognitiva e de diversidade de identidade. Os diferentes atributos de identidade levam a construção de diferentes conjuntos de ferramentas cognitivas. Falaremos como elas se relacionam e como geram benefícios a times e grupos.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Mudando o rumo de um projeto para combater o COVID

Pedro Minatel

Quando a pandemia chegou forte na Europa, houve uma grande mobilização para de alguma forma, utilizar a tecnologia para combater e frear a contaminação. Para isto, fora criado um grupo em Portugal chamado Tech4Covid, onde um grupo de startups criaram soluções para ajudar a combater o vírus. Vou mostrar como o nosso projeto de hardware se tornou uma ferramenta para ajudar nesta guerra, utilizado na detecção de aglomeração de pessoas em locais fechados.

11:25 às 12:20

Onde estão os bilhões de dispositivos conectados que foram previstos para 2020?

André Márcio de Lima Curvello / Pedro Henrique Fonseca Bertoleti
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

"Suas definições de saúde foram atualizadas!"

Isabelle Zacara Vieira da Silva

De uma pedrada na cabeça para melhorar dores de cabeça à moldes de orgãos em impressoras 3D, não há dúvidas em dizer de como a medicina avançou com o passar dos anos, o que se destaca é em como a tecnologia participou dessa evolução, mas quais podem ser os próximos passos? O mercado já está desenvolvendo tecnologias novas como a aplicação da telemedicina e próteses inteligentes, e com a utilização da IOT, teremos uma nova revolução na área de saúde

14:40 às 15:15

Contribuições do projeto Azure Sphere para evolução dos padrões de segurança em soluções de Internet das Coisas

Walter Silvestre Coan

A proposta desta palestra é apresentar o conjunto das melhores práticas de segurança implementadas pela Microsoft em sua plataforma de IoT, o Azure Sphere. Essas práticas são resultado de vários anos de pesquisa desenvolvidos pelo Microsoft Research e compiladas em um artigo publicado por Ed Nightingale (Partner Director of Engineering of Azure Sphere) e Penny Orwick (Principal Program Manager of Azure Sphere). Além de apresentar os conceitos de segurança, será demonstrado sua aplicação na plataforma Azure Sphere através de demonstrações reais.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

LibSodium - uma biblioteca segura, eficiente, rápida e "a prova do desenvolvedor incauto"

Sean Wykes

Criptografia é amplamente conhecida como sendo um assunto complexo, de difícil compreensão e implementação, mas ao mesmo tempo, virou um "MUST" nos projetos modernos.

Neste talk, vamos apresentar a biblioteca libSodium e suas funcionalidades de segurança criptográfica de alto nível. Ela pode ser de grande auxílio para quem busca incrementar a segurança dos seus projetos IOT, pois foi projetada para ser simples, eficiente e segura, desde a clareza e simplicidade do seu API até as primitivas criptográficas disponibilizadas, e assim auxilia o dev a evitar boa parte dos erros comuns.

16:25 às 17:00

Qual LPWAN utilizar em meu projeto: LoRaWAN ou SigFox?

Pedro Henrique Fonseca Bertoleti

Esta apresentação irá ser uma visão geral sobre o uso, características, vantagens e desvantagens das LPWANs LoRaWAN e SigFox. Nesta apresentação, será abordado:

  • Principais características das LPWANs LoRaWAN e SigFox
  • A importância destas LPWAns no mundo da Internet das Coisas
  • Características técnicas de ambas LPWAns (cobertura, modos de transmissão, etc.) * Aspectos gerais na contratação do serviço de conectividade a uma LPWAN
  • Vantagens e desvantagens de cada tecnologia
  • Alguns casos de uso reais de ambas LPWANs
17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

IoT: Como se comunicar com baixíssimo consumo

João Dullius

O conceito mais básico do IoT é bem claro: comunicação. Porém fazer essa comunicação com baixo consumo pode ser um grande desafio. Como fazer para seu projeto não morrer na praia devido com sua autonomia sendo sugada pela comunicação? Abordaremos tecnologias como BLE, LTE-M e NB-Iot.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha INTERNET DAS COISAS


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização