TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JAVASCRIPT E NODE.JS

Aplicações Web Escaláveis de Alta Performance Usando JavaScript

JavaScript é uma linguagem multi-paradigma, interpretada (compilada em tempo de execução) e dinamicamente tipada. Essa flexibilidade permite que seja usada de inúmeras formas, sendo ao mesmo tempo uma linguagem fácil de aprender e difícil de dominar. É atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. É também bastante utilizada do lado do servidor através de ambientes como o node.js.

Node.js é a plataforma de desenvolvimento que mais cresce no mundo, sendo usada desde startups até grandes empresas. Hoje a plataforma amadureceu pelo apoio e suporte da comunidade e se tornou uma das principais opções para quem precisa de alto desempenho e escalabilidade em suas aplicações.

Data

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

E se fosse diferente?

Luciano Braga

Como o jantar poderia ser diferente? Como o seu currículo poderia ser diferente? Como o seu feed do Instagram poderia ser diferente? Como as roupas do seu armário poderiam estar organizadas de uma forma diferente? Como os móveis da sua sala poderiam estar distribuídos de um jeito diferente? Como o seu pedido de casamento poderia ser diferente?

A criatividade não é exclusiva para artistas, designers ou escritores. Por natureza somos seres criativos, mas vivemos em ambientes padronizados, que julgam as coisas feitas de outra maneira, e acabamos nos rendendo a modelos que são limitados. No entanto, assim como outras habilidades, a criatividade pode ser aprendida, estimulada e treinada, e perguntas como estas são um ponto de partida. Em vez de pensar em soluções extraordinárias, que tal pensar primeiro em como poderia ser diferente, e quem sabe se surpreender com o seu próprio poder criativo?

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

O poder da programação reativa com RXJS

Matheus do Nascimento Gomes

O objetivo desta palestra é expor conceitos e exemplos práticos de alguns operadores do RxJS (rxjs.dev) e como aplicamos no dia a dia da Justa Pagamentos em aplicações Angular.

O RxJS, embora seja uma lib que vem por default em aplicações geradas pelo Angular/CLI, é completamente agnóstico de framework e pode facilmente ser integrada junto a aplicações React, Vue ou até mesmo NodeJS, além disso também existem abordagens em outras linguagens como Java, Python, Go e até Dart! através do conjunto de API's do ReactiveX (reactivex.io).

11:25 às 12:20

Node.JS como vantagens no seu negócios. Quais razões, técnicas ou de negócio que sua empresa decidiu utilizar o Node.JS na sua arquitetura?

William Grasel / Rodrigo Branas / Rafaelly Gruber Schoeffel
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Rastreamento em aplicações Cloud-Native: Do Stack trace até o Opentracing

Rafael Benevides

Nós, desenvolvedores, estávamos acostumados a depurar a execução de uma aplicação uma Thread por vez. Entretanto, com o advento das arquiteturas orientadas a micro-serviços, o que costumava ser apenas uma pilha de execução em uma única máquina, passou a ser de várias pilhas de execução espalhadas por diversos computadores. Venha para esta sessão e veja como funciona, e como fazer um tracing distribuído da sua aplicação utilizando Jaeger com o Opentracing. E se você quiser automatizar a depuração utilizando técnicas de Service-mesh com Istio, esta sessão também é para você.

14:40 às 15:15

TypeScript - Indo além do arroz com feijão

Lucas Teles

Nesse palestra iremos explorar os recursos mais complexos do TypeScript, de forma didática vamos entender como não se sentir engessado pelos tipos, e mais que isso, ter toda ajuda que a tipagem estática provê.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Single-SPA: Como este framework pode me ajudar na construção de Micro Front-Ends

Daiana Cambruzzi Ávila

Nos últimos tempos escutamos muito sobre a onda do Micro Front-End, quando utilizar, os benefícios e tudo mais, mas como faço para implementar e colocar em prática todo esse conceito? Nessa talk irei explanar sobre um framework JavaScript que permite a construção de Micro Front-End: o Single SPA, demonstrando a construção de um projeto utilizando outros frameworks front-end, explicando o conceito por trás desse framework no modo de fazer os rotamentos e instanciar os Micro Front-Ends, os benefícios de utilizá-lo para que os programadores vejam na prática e não fiquem apenas no conceito.

16:25 às 17:00

Web Scraping com Chrome Headless, Puppeteer e Ramda

Marcel Gonçalves dos Santos

Web scraping é uma técnica de extração de dados de sites da web. Ela é bastante útil pois permite a obtenção de dados de forma automatizada de sites que não fornecem uma API oficial. Nesta palestra veremos como podemos utilizar o Chrome Headless (uma forma de executar o Chrome de maneira automatizada e sem interface gráfica), o Puppeteer (uma biblioteca de automatização do Chrome) e a Ramda.js (uma biblioteca de JavaScript com foco em programação funcional) para realizar a tarefa de extração de dados de sites de forma automatizada.

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Sem ORM: Migração de banco com Javascript!

Lays Rodrigues

Existem prós e contras no uso de um ORM. E quando escolhemos um modelo dados sem uso de ORM para acesso ao banco, preferindo o bom e velho sql para as queries, ficamos com a questão de como gerenciar as migrações do banco. Existem algumas soluções open source para isso, e nesta palestra pretendo apresentar o Knex.Js. Com o Knex é possível gerenciar migrações de um banco como um mestre com o bom e velho javascript.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha JAVASCRIPT E NODE.JS


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização