TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha MANAGEMENT 3.0 E GESTÃO ÁGIL

O novo estilo da liderança facilitadora

Management 3.0 é um movimento de inovação e gestão facilitadora, que redefine o conceito de liderança, tendo a gestão ágil como uma responsabilidade de todos.

É sobre trabalhar colaborativamente para encontrar a forma mais eficiente para que o negócio atinja os seus objetivos enquanto se mantém a felicidade dos colaboradores.

Vamos fugir do óbvio! Nossa abordagem baseia-se nas práticas, cases e resultados.

Venha aprender um pouco mais sobre esse novo estilo de gestão , e sobre temas tradicionais apresentados de maneira inovadora, para você se engajar e aplicar no seu dia a dia.

Data

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Tecnologia e o combate à desigualdade.

Fausto Vanin
Em um país majoritariamente preto, qual a representatividade você vê em ambientes de tecnologia? Em um mercado com tanta demanda e oportunidade para tecnologia, porque tem tanta gente em situação de miséria e minorização? Esse papo é uma provocação e uma convocação a agir para mudarmos o contexto social, criarmos novas tecnologias e promover a elevação do povo preto através da tecnologia.

O impacto da diversidade no desempenho de times de desenvolvimento de software

Karina Kohl
A diversidade vem sendo discutida por diferentes áreas de conhecimento da sociedade e essas discussões vem também aumentando no contexto da engenharia de software. Diferentes pessoas formam equipes de desenvolvimento de software e sabe-se que temos grupos sub-representado como, por exemplo, gênero, raça e etnia, idade, cultura e outros. A pesquisadora Margareth-Anne Storey diz que a engenharia de software está na vanguarda da inovação e da pesquisa e isso envolve a consideração de aspectos humanos e técnicos. Nessa talk, serão trazidas as definições de diversidade cognitiva e de diversidade de identidade. Os diferentes atributos de identidade levam a construção de diferentes conjuntos de ferramentas cognitivas. Falaremos como elas se relacionam e como geram benefícios a times e grupos.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Servir X Facilitar - Qual é a do líder do futuro?

Thiago Brant

Líder servidor é um termo nascido com o Management 2.0, mas será que somente servir é suficiente no mundo complexo e VUCA em que vivemos? No Management 3.0 falamos em gerenciar o sistema, e não as pessoas. Isso não tem mais a ver com facilitação? Servir, está obsoleto? Vamos refletir um pouco sobre o real papel do líder do futuro e quais habilidades farão realmente a diferença daqui pra frente.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Organizações complexas também podem ter agilidade! SAFe para maior previsibilidade, qualidade e valor ao cliente

Luís Aguirre / Angela Mazzorani

Entregue mais rápido, com maior previsibilidade e qualidade que sua concorrência! Para quem não conhece, o SAFe (Scaled Agile Framework) é um guia para organizações complexas aplicarem as práticas de Lean, Ágil e DevOps. Nessa palestra iremos mostrar como o SAFe nos ajudou a realizar um número maior de entregas de software, com melhor qualidade, engajamento e satisfação dos times e clientes. Junte-se a nós nessa sessão.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Gestão de Tempo: como criar uma cadência de entregas eficazes na sua organização.

Marcely Santos

Liderando equipes de desenvolvimento de produtos digitais por vários anos, percebe-se que normalmente as pessoas possuem muita dificuldade em gerir seu tempo de forma eficaz dentro de seu dia a dia de trabalho. Baseando-se em vivências e feedback de clientes, identifica-se a necessidade de conversar sobre a gestão do tempo com a equipe, uma excelente alternativa para alcançar entregas de sucesso do projeto. O objetivo nessa talk é falar como a gestão do tempo vem ajudando nesse desafio de apoiar as pessoas nesse caminho de usar o seu tempo da forma mais efetiva e focar em entregas de sucesso.

14:40 às 15:15

Ascensão e queda de um time ágil de desenvolvimento

VICENTE ANDRETTI FILHO

Essa história um time altamente performático que foi construído do zero, atingiu o auge em menos de um ano, que amparado por conceitos do Management 3.0 e da Gestão ágil, encontrou seu declínio repentino durante a quarentena.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

5 práticas para evoluir times remotos em meio a pandemia!

Paulo Boccaletti

O que define um time como sendo de alta performance? E como evoluir um time até esse ponto? Nosso foco deve estar nas habilidades técnicas ou na satisfação das pessoas? Responderemos essas perguntas com um case de 5 práticas utilizadas para evolução de um time ágil com trabalho remoto devido a pandemia.

16:25 às 17:00

Modern Agile: os novos pilares da agilidade

Guilherme Senna Rossoni

Entregar valor ao seu cliente está relacionado a entrega de horas de desenvolvimento? A evolução dos princípios ágeis ficaram esquecidas no tempo? Através destas perguntas, desafio você a me acompanhar nesta apresentação e mostrar como utilizar os princípios do Modern Agile utilizando o Management 3.0 como catalisador por meio de nosso dia a dia da Plathanus, uma empresa que vivencia os princípios do Modern Agile.

17:05 às 18:00

Liderança remota: Como manter o equiíbrio entre controle e autonomia e não se tornar uma liderança tóxica?

Graziella Pusinhol / Diego Schiochet / Gabriela Dias
Painel Digital da Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha MANAGEMENT 3.0 E GESTÃO ÁGIL


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização