TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha PYTHON

Descubra o poder de Python
Sabemos que Python vem com as baterias inclusas, mas pouco exploramos todo o potencial da linguagem. Nesta trilha estaremos trazendo um conteúdo que só a experiência do TDC Online pode proporcionar. Venha participar conosco nessa aventura e descubra todo o potencial do Python.

Data

Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

The People Runway for Business Agility

Michael Stump

To achieve Business Agility, leadership's challenge, within the SAFe context, is to provide the right environment for the employees to prosper, grow and deliver customer value. At the heart of this challenge is, ?how??

In client engagements and trainings, there are always questions such as: Who is creating growth plans for individuals? Who is addressing HR / People related topics like Performance Acceleration? Who is working on the EVP (Employee Value Proposition)? Who is involved in workforce planning and talent scouting? Basically, who is focusing on the People Runway of the ART? Could Dave Ulrich's HR Business Partner be an answer?

In this session, designed with introverts and extroverts in mind, we will discuss potential solutions to these questions leaving you with valuable input for your own organization.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

A magia do Python com Kafka - Um passeio na praia sem sair de casa em tempo real

Jennifer Cristina Evangelista da Silva

Nesta palestra mostrarei como fazer uma aplicação streaming utilizando Python, Kafka (Flask e Pykafka) e Leaflet Javascript, consumindo dados de latitude e longitude, simulando um passeio na praia.

11:25 às 12:20

Ensino de programação

Tiago Bacciotti Moreira
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Ambientes Virtuais, o que são e pra que servem?

Maria Fernanda Souza

Você já teve problema na hora de instalar pacotes ou executar um projeto antigo? Você sabe o que é uma árvore de dependecias e qual a importância das versões dos pacotes que você instala? Se você já passou por momentos de sufoco instalando pacotes no Python e não sabe muito bem o que fazer, relaxa eu sei como é isso, por isso vem comigo desbravar os ambientes virtuais.

14:40 às 15:15

Python como ferramenta de ensino de POO no curso de Sistemas de Informação

Tiago Bacciotti Moreira
O objetivo dessa apresentação é compartilhar a experiência de usar a linguagem Python para o ensino da disciplina de Programação orientada a Objetos II. Dificuldades encontradas, abordagem pedagógica utilizada, práticas de exercícios realizadas com os alunos além, claro, da experiência em desenvolver isso de forma online durante a pandemia da COVID-19.
15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Segmentação de Clientes em Python

Solano Campos

Nesta palestra será apresentado um dos mais conhecidos algoritmos de Clustering em Python, o K-Means, como é o seu funcionamento e como usá-lo junto com o método RFM (Recency, Frequency & Monetary Value) do Marketing para Segmentar uma malha de clientes da forma mais precisa possível! Esta palestra é essencial para aqueles que buscam conhecer diferentes algoritmos em Python e se aprofundar em seus funcionamentos e casos aplicados na vida real!

16:25 às 17:00

ScanAPI: Automatização de Testes de Integração para a sua API

Camila Maia

A ScanAPI é um framework de código aberto escrito em Python que possibilita a criação de testes de integração para REST APIs.

Através de um arquivo de configuração (YAML/JSON), você consegue implementar testes automatizados para os endpoints da sua API. O framework gera um relatório de execução dos testes que também pode ser utilizado como a própria documentação da API.

Essa palestra visa mostrar um pouco do funcionamento da ScanAPI, da sua implementação, discutir os próximos passos a serem seguidos e também divulgar a ferramenta para quem possa ter interesse, seja para sua utilização ou contribuição com o projeto.

https://github.com/scanapi/scanapi https://scanapi.dev

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Transformando o seu Telegram em um Pokedex

Walter Ritzel Paixão Côrtes / Vanessa S. Machado Paixão-Cortes / Lilian Rodrigues Paixão Côrtes

Através de um exemplo prático e simples, este hands-on mostra os princípios básicos da criação de bots em telegram, utilizando a linguagem python. O passo a passo pretende mostrar como criar bots usando o BothFather, e então desenvolver um código python para disponibilizar um bot que entrega para informações sobre Pokemons (com imagem), além de permitir simulações de batalhas pokemon. O passo a passo também mostrará como realizar o deploy do bot na nuvem da Heroku.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha PYTHON


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização