TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUARTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Tecnologia e o combate à desigualdade.

Fausto Vanin
Em um país majoritariamente preto, qual a representatividade você vê em ambientes de tecnologia? Em um mercado com tanta demanda e oportunidade para tecnologia, porque tem tanta gente em situação de miséria e minorização? Esse papo é uma provocação e uma convocação a agir para mudarmos o contexto social, criarmos novas tecnologias e promover a elevação do povo preto através da tecnologia.

O impacto da diversidade no desempenho de times de desenvolvimento de software

Karina Kohl
A diversidade vem sendo discutida por diferentes áreas de conhecimento da sociedade e essas discussões vem também aumentando no contexto da engenharia de software. Diferentes pessoas formam equipes de desenvolvimento de software e sabe-se que temos grupos sub-representado como, por exemplo, gênero, raça e etnia, idade, cultura e outros. A pesquisadora Margareth-Anne Storey diz que a engenharia de software está na vanguarda da inovação e da pesquisa e isso envolve a consideração de aspectos humanos e técnicos. Nessa talk, serão trazidas as definições de diversidade cognitiva e de diversidade de identidade. Os diferentes atributos de identidade levam a construção de diferentes conjuntos de ferramentas cognitivas. Falaremos como elas se relacionam e como geram benefícios a times e grupos.
10:25 às 10:40

Introdução ao Elastic Stack

Priscilla Parodi
O que é o Elastic Stack? Conheça o conjunto de projetos open source: Elasticsearch, Kibana, Logstash e Beats, e saiba como essas ferramentas, juntas, estão sendo utilizadas por startups e grandes empresas de todo o mundo para diferentes casos de uso.
10:45 às 11:20

Servir X Facilitar - Qual é a do líder do futuro?

Thiago Brant

Líder servidor é um termo nascido com o Management 2.0, mas será que somente servir é suficiente no mundo complexo e VUCA em que vivemos? No Management 3.0 falamos em gerenciar o sistema, e não as pessoas. Isso não tem mais a ver com facilitação? Servir, está obsoleto? Vamos refletir um pouco sobre o real papel do líder do futuro e quais habilidades farão realmente a diferença daqui pra frente.

11:25 às 11:40

Incluir para inovar e inovar para incluir

Rodrigo Paiva
Nesta palestra vamos discutir como a inclusão pode trazer inovação - e vice-versa.
11:45 às 12:20

Nem casou com a demanda, mas já estão perguntando quando fica pronto. E agora?

Henrique Fernandes Gonçalves / Paulo Cassin

Me passa um cheiro de data? Essa é uma das perguntas que muitas pessoas, mesmo aquelas experientes em projetos ágeis, se fazem. Pois é, será que conseguimos passar uma previsibilidade de data, sem casar com a demanda (ponto de comprometimento do time) ? Aqui vamos entender a essência do fluxo Upstream, quais as melhores táticas de trabalho, como é o fluxo do dia a dia dentro do Upstream, entender o porque a demanda deve chegar no ponto de comprometimento do time. Passaremos por todas as práticas do Método Kanban, de maneira que seja possível, enfim eliminar esta pergunta, dando um cheiro de data para as pessoas à partir do casamento com a demanda e entender por completo o Upstream.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55

O que considerar em projetos de Blockchain para Redes Permissionadas

Marco Righetti
Hoje em dia muitos projetos estão considerando o uso de blockchain para a o registro, disseminação e transparência de transações comerciais entre participantes diversos, seja numa cadeia de suprimentos, seja em pagamentos de terceiros, seja em relações internacionais de mercados. Vamos entender quais pontos a serem considerados numa implemnentação deste tipo de projeto em blockchain do tipo permissionado, amplamente utilizado em deployments corporativos. Caso de uso de Hyperledger para rastreamento de tantalium de Ruanda será comentado.
14:00 às 14:35

Inovando no processo de verificação de erros através de machine learning e testes automatizados em ambientes distribuídos

Flávio Henrique Moura Stakoviak / Ricardo Fernandes

Essa palestra apresenta uma exposição sobre detecção de anomalias em sistemas web, podendo utilizar graus de severidade e notificações automáticas para acionar os recursos adequados em diversos níveis de suporte. Como utilizar navegação não-assistida para validar e também verificar proativamente inconsistências no fluxo da aplicação, mimetizando a experiência do usuário. A execução dos mesmos passos que um usuário específico ou do caminho mais comum que apresenta erro é determinada através de machine learning. A execução automatizada em navegadores pode ser facilmente expandida horizontalmente através de ferramentas de automação distribuídas, o que alivia os custos de manutenção da solução.

14:40 às 15:15

Métricas, Logs e APM em 35 minutos

Eduardo Neves

Como você faz hoje para detectar comportamentos indesejáveis em produção de forma rápida? Ou buscar a causa raiz de um problema em produção no menor tempo possível e de forma efetiva? Nesta palestra mostrarei os conceitos necessários para você ter um sistema observável e abraçar a cultura da observabilidade.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Do Legado a Cloud (+WhatsApp Business): Como padrões de arquitetura aceleram as entregas e trazem valor ao negócio

Taiolor Delgado de Morais

A palestra aborda de forma geral tecnologias de integração de sistemas, com base em entregar mais agilidade e ganhos para o negócio, através de uma arquitetura definida e com base em plataforma como serviço. Fundamentada com base no livro de assinatura de Martin Fowler (EIP - Enterprise Integration Partners), apresentação de forma macro as melhores práticas e uso de tecnologias como Gateway, Lambdas e mensagerias. Ao final, temos uma demo com hands-on que mostra a integração de um sistema legado (VB6) integrando com AWS com conceitos Serverless , Lambdas, banco NoSql e interativo: quem estiver assistindo consegue interagir através do WhatsApp com as informações integradas do legado a cloud.

16:25 às 17:00

O que aprendemos com o Vale do Silício para construir MVP's de sucesso remotamente em meio a uma pandemia global.

Andressa Schiessl / Iago Maciel

Na pandemia vimos projetos pessoais e profissionais virarem de pernas para o ar. Como fazer para reinventar como tocamos nossos negócios do dia para a noite? Nós fomos selecionados para participar de um programa global de inovação da AB Inbev e morar 4 meses no Vale do Silício para construir produtos baseados em deep tech. A viagem não aconteceu, mas a isso foi só um detalhe. Em 11 semanas, de forma 100% remota e com times diversos construímos MVP's de sucesso. Vamos compartilhar nossos aprendizados com experts de Google, Facebook, Stanford  e muitos outros na construção dos projetos. Vem saber mais sobre o que gente dos 6 continentes fizeram juntos e como aplicar as técnicas no dia-a-dia.

17:05 às 17:20

Como Developer Experience (DX) impacta o negócio da sua empresa

Lisandro Tessaro Ramos
17:25 às 18:00

Domando a fera: conhecendo a JVM

Otávio Santana / Karina Macedo Varela

Com a maturidade de uma linguagem de vinte e cinco anos, o Java se tornou uma das linguagens mais populares e estando presente em todo tipo de aplicativos e finalidades, de pequenos dispositivos, a aplicações de missão crítica. Um dos motivos dessa popularidade é a JVM - Java Virtual Machine. A JVM foi aperfeiçoada para superar cada novo desafio, dentre eles, novos ambientes containerizados e ambientes de clouds..

Nesta palestra você conhecerá mais sobre o funcionamento interno da JVM e a sua arquitetura (baseado na implementação de referência). E para fechar com chave de ouro, te daremos dicas e melhores práticas de que te permitirão tirar o melhor proveito de suas aplicações Java.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM QUARTA


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização