TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO

Conheça os pilares, os números, as principais práticas de quem já acordou para essa nova era e descubra como você pode seguir o mesmo caminho para não parar no tempo.

Momentos de crise impulsionam a transformação digital e a inovação. Venha conhecer conceitos, ideias, além de cases de organizações que estão nessa jornada pela transformação, conhecendo suas dificuldades, desafios e benefícios, vivenciado as mudanças dos novos paradigmas da era digital.

Vamos desbravar conceitos, ideias e cases numa jornada que não só apresenta soluções, como também provoca novos questionamentos.

Data

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Tecnologia e o combate à desigualdade.

Fausto Vanin
Em um país majoritariamente preto, qual a representatividade você vê em ambientes de tecnologia? Em um mercado com tanta demanda e oportunidade para tecnologia, porque tem tanta gente em situação de miséria e minorização? Esse papo é uma provocação e uma convocação a agir para mudarmos o contexto social, criarmos novas tecnologias e promover a elevação do povo preto através da tecnologia.

O impacto da diversidade no desempenho de times de desenvolvimento de software

Karina Kohl
A diversidade vem sendo discutida por diferentes áreas de conhecimento da sociedade e essas discussões vem também aumentando no contexto da engenharia de software. Diferentes pessoas formam equipes de desenvolvimento de software e sabe-se que temos grupos sub-representado como, por exemplo, gênero, raça e etnia, idade, cultura e outros. A pesquisadora Margareth-Anne Storey diz que a engenharia de software está na vanguarda da inovação e da pesquisa e isso envolve a consideração de aspectos humanos e técnicos. Nessa talk, serão trazidas as definições de diversidade cognitiva e de diversidade de identidade. Os diferentes atributos de identidade levam a construção de diferentes conjuntos de ferramentas cognitivas. Falaremos como elas se relacionam e como geram benefícios a times e grupos.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

O "jeitão" de inovar que vem do agro

Eduardo Hoff

Já se vão 20 anos de atuação da Agriness na produção animal. Algo que começou literalmente no chão de uma granja de suínos, gerou tanta inovação que hoje é lider na América do Sul e está ganhando o mundo como uma empresa disruptiva no seu jeito de acelera a eficiência na produção animal e de inovar. Essa palestra irá trazer os bastidores de como é o "jeitão" de fazer inovação dessa empresa e com isso vem impulsionando a prosperidade no agro.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

A crise aumenta a velocidade da ação

Guilherme Santos

O mundo está em dois grandes momentos, a transformação digital e a crise do COVID-19. Esses dois momentos se somados, potencializam a AÇÃO para a inovAÇÃO e a transformAÇÃO que precisamos. Nesta palestra, teremos uma visão do mundo de oportunidades que se criou e desenvolveu uma jornada de mudanças com respostas rápidas e valor para o cliente no menor tempo possível gerando produtividade, efetividade e resultado!

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Transformação Digital para executivos C-Level

Diego A. Dias

Um dos maiores desafios dessas organizações é a necessidade de estabelecer práticas gerenciais para governar essas transformações complexas (MATT et al., 2015). Diante da alta complexidade do tema em questão e da possível escassez de recursos (tempo, capital e humano), executivos C-Level podem encontrar dificuldades para dirigirem o processo de TD em suas empresas. Portanto, mister se faz apresentar os fatores e processos relevantes para tal, através da análise de frameworks, métodos, conceitos pertinentes ao tópico em questão e suas aplicabilidades

14:40 às 15:15

A importância de inovar com o Mindset Fail Fast

Alexandre Uehara

A tecnologia é um meio para se inovar. A mudança tem que vir das pessoas. As pessoas precisam estar abertas a novos aprendizados e novas mentalidades. Falhar é bom desde que a gente aprenda. Mas será que temos um ambiente propício para isso? Ou as empresas ainda entendem que o risco é alto em toda a corporação? Onde podemos errar? O quanto podemos errar? Erre rápido, erre com barato, erre com frequencia.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Segurança e legitimidade no trabalho remoto - Relato de experiência em um Hospital Público e Universitário

Silvia Regina Gralha / Milena Peres

Apresentar os esforços necessários em uma das ações de enfrentamento à COVID-19 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre: viabilizar tele trabalho. Na iminência de criar uma estrutura tecnológica de preservação da operacionalidade da força de trabalho, foi necessário adotar medidas que permitissem a atuação remota dos colaboradores em atividade administrativas de apoio à assistência. Com este desafio desenvolveu-se, em curto espaço de tempo, uma solução técnica segura que permitisse acesso externo aos sistemas corporativos e registro eletrônico de frequência em regime de trabalho remoto.

16:25 às 17:00

O que aprendemos com o Vale do Silício para construir MVP's de sucesso remotamente em meio a uma pandemia global.

Andressa Schiessl / Iago Maciel

Na pandemia vimos projetos pessoais e profissionais virarem de pernas para o ar. Como fazer para reinventar como tocamos nossos negócios do dia para a noite? Nós fomos selecionados para participar de um programa global de inovação da AB Inbev e morar 4 meses no Vale do Silício para construir produtos baseados em deep tech. A viagem não aconteceu, mas a isso foi só um detalhe. Em 11 semanas, de forma 100% remota e com times diversos construímos MVP's de sucesso. Vamos compartilhar nossos aprendizados com experts de Google, Facebook, Stanford  e muitos outros na construção dos projetos. Vem saber mais sobre o que gente dos 6 continentes fizeram juntos e como aplicar as técnicas no dia-a-dia.

17:05 às 18:00

Transformação Digital e Inovação ocorrem sem uma Transformação Ágil?

Débora Machado Pazzim / Marcelo Luis Walter / Eduardo Avila Alvim / Dian Costa
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização