TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX E DESIGN THINKING

Design, Produto, Serviço, Colaboração e Experiência em tempos de crise.
Nessa Trilha abordaremos trabalhos de design digital, UX Design, UI Design, Design Thinking e Service Design.

Data

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

E se fosse diferente?

Luciano Braga

Como o jantar poderia ser diferente? Como o seu currículo poderia ser diferente? Como o seu feed do Instagram poderia ser diferente? Como as roupas do seu armário poderiam estar organizadas de uma forma diferente? Como os móveis da sua sala poderiam estar distribuídos de um jeito diferente? Como o seu pedido de casamento poderia ser diferente?

A criatividade não é exclusiva para artistas, designers ou escritores. Por natureza somos seres criativos, mas vivemos em ambientes padronizados, que julgam as coisas feitas de outra maneira, e acabamos nos rendendo a modelos que são limitados. No entanto, assim como outras habilidades, a criatividade pode ser aprendida, estimulada e treinada, e perguntas como estas são um ponto de partida. Em vez de pensar em soluções extraordinárias, que tal pensar primeiro em como poderia ser diferente, e quem sabe se surpreender com o seu próprio poder criativo?

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

O design e o processo: transformações que vão além do digital

Eluza Pinheiro
11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Como designers podem conquistar influência nos comitês de negócios?

Beatriz Figueiredo / Brunno Apolonio

Apresentação do case "Journey Management" que teve como objetivo o entendimento de quem são os usuários da plataforma e quais seus valores percebidos para então desenhar jornadas de uso, encontrar o product market fit e direcionar a estratégia do negócio.

Com este projeto os designers de negócio do iti construíram influência na tomada de decisões que ditam o futuro da plataforma. Os passos mostrados podem ser replicados em outras empresas para fortalecer a comunidade de design em cada instituição.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Métricas de User Experience

Rafael Brandão

A palestra traz sugestões de métricas para acompanharmos assim que cada incremento de produto, feature ou projeto vai pro ar. Acompanhar nossas entregas é uma forma de reforçar o valor de UX e também de mostrar que todos os incrementos que tratamos devem ser medidos. De forma recorrente não fazemos isso da melhor forma. Assim, considerar Click Through Rate (CTR), Time to Discover e Engajamento, é fundamental para que possamos avaliar, de forma criteriosa e, com maturidade, essas entregas. A palestra explica cada métrica, como podemos acompanhá-las de forma simples e correlaciona o viés data driven à ganhos de experiência, com exemplos reais do Telecine e do Grupo Globo, em produtos D2C.

14:40 às 15:15

Personas: indo além dos casos de uso e criando métricas individuais de experiência com machine learning

Ana Bertol

A TAG é um clube de assinatura que entrega, mensalmente, um livro surpresa com edição exclusiva, material de apoio à leitura, um mimo e acesso ao app exclusivo. Para garantir que o associado viva uma experiência incrível desde a sua primeira caixinha é necessário mais do que encaixá-lo em um caso de uso esperado ou em padrões de idade e gênero. A partir de um questionário individual e do uso de ferramentas de machine learning, definimos personas - e encaixamos cada associado nelas desde o momento da assinatura - conforme semelhanças na vivência da leitura independente da TAG, entendendo como cada perfil se engaja com o nosso produto e as diferentes experiências resultantes.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Design Thinking remoto - ter empatia com o cliente para adaptar os processos

Michele Citolin

Workshops presenciais marcados e começa a quarentena, todos os clientes decidem esperar ?voltar ao normal? para recomeçar o trabalho. O tempo passou estamos no novo normal e é preciso retomar o trabalho. Como a escuta ativa pode nos ajudar a realizar workshops remotos com clientes que nunca tiveram essa experiência antes e tem dúvidas se funciona. Dando exemplos a partir de cases vivenciados, vou mostrar a necessidade da escuta ativa e empática do cliente para adequar e avaliar quais as melhores metodologias de design devem ser utilizadas no planejamento de dinâmicas remotas, e como podemos criar ferramentas para melhorar a experiência entregando assim o melhor produto para o cliente.

16:25 às 17:00

A importância dos momentos de pico na experiência do usuário

Tiago Nobre da Penha

Nossa vida é feita de experiências e momentos que se destacam em nossa memória e muitas acontecem por acaso. Mas pera ai! Será que algumas experiências que ficam em nossa memória não podem ser criadas por nós mesmos?

Trazendo essa reflexão para o mundo de produtos, se tivermos o controle da jornada de nosso usuário, será que não podemos criar momentos de pico para que aquela experiência seja algo que fique na sua lembrança ou que o marque de alguma forma?

17:05 às 18:00

Design e Ativismo: como o designer pode e deve agir em casos de preconceito.

Gabriela Oliveira / Eduardo Silva Mendes
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha UX E DESIGN THINKING


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização