TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha WEB E FRONT-END

Venha conhecer as novidades em desenvolvimento web e front-end

O desenvolvimento web / front-end é uma área que envolve diversas tecnologias e são os principais responsáveis pela interface e apresentação de um site ou sistema, além de utilizar técnicas de usabilidade e acessibilidade para garantir uma navegabilidade melhor nos sites ou sistemas criados.

Venha expandir os seus conhecimentos, ficar por dentro das tecnologias, ferramentas e boas práticas que estão sendo mais utilizadas no momento que podem aumentar sua produtividade e facilitar o seu dia-a-dia como desenvolvedor.

Data

Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

The People Runway for Business Agility

Michael Stump

To achieve Business Agility, leadership's challenge, within the SAFe context, is to provide the right environment for the employees to prosper, grow and deliver customer value. At the heart of this challenge is, ?how??

In client engagements and trainings, there are always questions such as: Who is creating growth plans for individuals? Who is addressing HR / People related topics like Performance Acceleration? Who is working on the EVP (Employee Value Proposition)? Who is involved in workforce planning and talent scouting? Basically, who is focusing on the People Runway of the ART? Could Dave Ulrich's HR Business Partner be an answer?

In this session, designed with introverts and extroverts in mind, we will discuss potential solutions to these questions leaving you with valuable input for your own organization.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Acessibilidade: um caso real que transformou os times de design e front-end.

Bruno Arruda / Leandro Diniz

O objetivo é proporcionar a reflexão sobre os desafios da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência nos produtos digitais, trazendo alguns recursos para resolver e discutir a questão na perspectiva de um caso real.

11:25 às 12:20
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Desafios de front-end na ferramenta de analytics do iFood

Luan Orlandi

O iFood recebe milhões de eventos de analyitcs, realiza testes A/B e controla as funcionalidades dos usuários por feature flag todos dias. Uma de suas inovações é o desenvolvimento de uma ferramenta própria para atender todas essas necessidades do iFood. O objetivo da talk é dar uma introdução sobre esse tópico na área de front-end quando o desafio não é mais de interface, e sim a criação de uma ferramenta em JavaScript, será compartilhado sobre as bibliotecas que usamos e quais os desafios enfrentados para garantir uma ferramenta robusta, rápida e segura.

14:40 às 15:15

Microfrontends com Serverless

Rodrigo D'avila

Nesta palestra será apresentado uma forma de utilizar Microfrontends de maneira Serverless com o Cloudfront, Lambda@Edge e S3. Vamos ver como é possível a junção dessas tecnologias para promover a coexistência de aplicações desenvolvidas em diferentes frameworks como AngularJs, React e Vue.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

RxJS Avançado: compondo interfaces visuais reativamente

William Grasel

Programação reativa no mundo do Front End não é sobre usar um framework ou outro, é sobre como estruturar seu código e toda sua arquitetura de modo que esse paradigma faça sentido. Quem já brincou com qualquer implementação do ReactiveX sabe que é muito fácil dar um nó nas nossas cabeças, sem saber como estruturar os stream de modo que tudo se encaixem corretamente, ou mesmo sem encontrar o operador ideal para cada situação. Essa não é uma palestra introdutória ao tema, essa é uma palestra para ajudar aqueles que já queimaram muitos neurônios e querem melhorar seus skills com exemplos práticos.

16:25 às 17:00

RA e Javascript, deu match?

Rafaelly Gruber Schoeffel

Realidade aumentada na web agora é uma realidade com a biblioteca AR.js que está crescendo cada vez mais no Github. É possível fazer isso em 10 linhas de código HTML inclusive. Mas como ela funciona e quais são as possibilidades?

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Web Apps Performance: Técnicas e Otimizações

Andrey Bidinotto

A talk apresentará as técnicas e otimizações para desenvolvimento de Web Apps, como identificar gargalos e evitar problemas de performance em produção, também será apresentado os conceitos envolvidos, boas práticas, técnicas e cuidados necessários através de exemplos práticos com React e webpack.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha WEB E FRONT-END


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização