TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha AGILE e AGILE COACHING

Muito mais sobre cultura e pessoas do que processos e modelos
Ser ágil não é necessariamente entregar com maior velocidade, mas se adaptar mais rápido às mudanças. E um dos principais papéis nessa jornada, é o do Agile Coach, um verdadeiro agente de transformação. É aquela pessoa que está sempre disseminando a cultura da agilidade na organização, evangelizando os times desde a operação até o C-Level. E se você quer se manter atualizado neste universo que se transforma a cada minuto, você está no lugar certo! Seja bem vindo à Trilha de Agile e Agile Coaching do TDC Recife 2020!

Data

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Impacto Social: Tecnologia e Afeto

Maria Flávia Bastos

Já faz algum tempo que falo sobre um novo capitalismo, uma economia baseada no afeto!

Em função da pandemia apresento meu 4° livro, e agora palestra, num desejo de provocar a tomada de consciência para a necessidade, urgente e real, da retomada de processos coletivos e humanos, onde todos precisam entender que os problemas que temos, seja na economia, nos relacionamentos ou no meio ambiente, somente serão resolvidos por meio de uma ação cooperativa!

Então, se o caos que parecia distante se tornou real, como poderemos enxergar para além dele? Nesta palestra falaremos como a pandemia pode ser a grande chance que temos de mudar a nossa vida e a das pessoas que estão ao nosso lado e, pouco a pouco, a do mundo em que vivemos!

Keynote

Keynote de abertura
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

O papel da Pessoa Facilitadora nos Times Ágeis: 7 lições que aprendi errando

Renata de Lima

Já faz algum tempo que os times ágeis deixaram de seguir instruções à risca ou receitas de bolo de um determinado manual e método para obterem sucesso nos seus resultados. Times ágeis modernos se adaptam, experimentam e criam diferentes tipos de interações entre seus membros. Nesse contexto, o papel da pessoa facilitadora é de extrema importância, pois cabe a ela orquestrar as cerimônias e reuniões do time, de forma ágil, efetiva e satisfatória para todos. Como esse papel não está descrito nos manuais, eu reuni estes 7 aprendizados que tive na prática, facilitando reuniões em diferentes times ágeis, quando literalmente precisei errar para aprender.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Como ser ágil se meu cliente pede escopo, preço e data no início do projeto?

Matheus Jaschke

Em fábricas de software uma grande dificuldade é conseguir aplicar alguma metodologia ágil em um projeto. Os clientes quando compram um projeto eles querem saber o escopo, preço e data. Dado este escopo fechado, como ser ágil? Como realizar a abordagem para o cliente entender que o ágil é mais produtivo e eficiente para as suas demandas? Como identificar as oportunidades de mudança no cliente e mudar seu mindset para ágil? Nesta palestra, através de um case prático no qual fiz a condução da transformação ágil, compartilharei como foi o processo de transformação onde partimos de um modelo de escopo fechado (5000 horas) para abordagens ágeis, utilizando sprints curtas e com entregas de valor.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Seu time com entregas previsíveis. Um passo a passo para responder "Quando fica pronto?" com previsibilidade estatística.

Caco Mafra

Quando fica pronto? Vamos conseguir entregar no prazo? Tenho certeza que essas são perguntas que estão presentes no seu dia a dia. Principalmente no desenvolvimento de software, em empresas de tecnologia ou ainda em projetos, já tentamos de inúmeras maneiras responder essas perguntas e a única certeza é de que vamos errar, mas posso garantir que calcular o prazo é a melhor abordagem e não é difícil. Vem comigo, pois nessa palestra foi te explicar o passo-a-passo para você responder de forma super fácil usando os dados do seu time.

14:40 às 15:15

5 Disfunções de Patrick Lencioni em um Time de Homo Sapiens Sapiens.

Jéssica Ferrari

Okay, você já deve ter ouvido falar do livro 5 desafios das equipes do Patrick Lencioni. Mas parou para pensar o por que é tão difícil superar estes desafios? A psicologia, sociologia, neurociência e filosofia conseguem além de explicar, resolver! Nesta palestra veremos como o efeito manada, Nietzche, Viktor Frankl e até mesmo o estoicismo explicam estes desafios, dando uma ótica completamente diferente que nos ajuda a enxergar uma luz no fim do túnel para superar os 5 desafios.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

AGILE DEVOPS COACH: A transição técnica do Agile Coaching para complementar os processos de desenvolvimento de software

Thiago Oliveira

Com a competitividade cada vez mais compreendida em detalhes, focando a centralidade no cliente e time-to-market, surge um papel que permeia a disseminação de praticas e estratégias, que otimiza o work-in-progress e o feedback rápido entre as equipes, protagonizando melhoria continua e resultados rápidos. A consolidação das organizações ágeis, cria times multidisciplinares envolvendo Negocios, Devs, Sustentação e Operação, tornando cada vez mais complexo o papel do AC, que vai além de mentorar equipes sobre praticas e o flow, a atuação deverá extrapolar os silos e implementar novas técnicas para que os produtos sejam entregues com cada vez mais qualidade, velocidade e redução de desperdicio

16:25 às 17:00

5 dicas de alto impacto que não te contaram para evoluir a sua carreira com agilidade!

Erasto Meneses

Já parou para refletir sobre a sua carreira e o caminho que ela esta seguindo? chegou numa previa de conclusão onde se sente desconfortável e sente que está faltando alguma coisa, tipo "propósito"?

Se eu falar que existe um método cientifico que pode ajudar você a tomar uma decisão alinhada a seus valores e aptidões? Ficaria interessado em conhece-la? Então chega aí e deixa te falar o COMO!

Vou apresentar para vocês como repensar o seu propósito e em consequência a sua carreira profissional com agilidade para evoluir na sua jornada!

17:05 às 18:00

Impor ou Influenciar? Como inspirar pessoas no processo de transformação ágil

Marcely Santos / Ana Carolina Freitas / Guilherme Villanova
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha AGILE e AGILE COACHING


Patrocinadores