TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ARQUITETURA DE DADOS

Discutir e compartilhar experiências sobre arquitetura de dados RDBMS, NoSQL, BigData e tudo mais relacionado ao universo de dados!

Nos dias de hoje com a infinidade de tecnologias de armazenamento de dados disponíveis, é imprescindível que tenhamos uma arquitetura bem definida para tirarmos melhor proveito de nossas bases de dados.

Utilizar um conceito ou uma classe específica de banco de dados para uma ou outra aplicação dependendo do que ela se trata!

Data

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Impacto Social: Tecnologia e Afeto

Maria Flávia Bastos

Já faz algum tempo que falo sobre um novo capitalismo, uma economia baseada no afeto!

Em função da pandemia apresento meu 4° livro, e agora palestra, num desejo de provocar a tomada de consciência para a necessidade, urgente e real, da retomada de processos coletivos e humanos, onde todos precisam entender que os problemas que temos, seja na economia, nos relacionamentos ou no meio ambiente, somente serão resolvidos por meio de uma ação cooperativa!

Então, se o caos que parecia distante se tornou real, como poderemos enxergar para além dele? Nesta palestra falaremos como a pandemia pode ser a grande chance que temos de mudar a nossa vida e a das pessoas que estão ao nosso lado e, pouco a pouco, a do mundo em que vivemos!

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Data Convergence

FLAVIO FARIAS

Com as nuvens vieram um mundo de possibilidades, mas uma pergunta sempre paira no ar. Qual a melhor solução para um problema usando Nuvem? E a resposta tende a ser sempre: Depende ! Com essa palestra mais do que mostrar uma ferramenta ou solução específica, o objetivo é mostrar diversas possibilidades para realizar uma integração de dados de ponta a ponta no ambiente cloud

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Uma Breve História da Arquitetura de Dados Lakehouse

Lourenço Taborda

A modernização das arquiteturas de dados é constante na geração de novas vantagens competitivas para os negócios. Nesta breve história, iniciamos nossa jornada a partir das origens do data warehouse. Veremos a ascensão dos data lakes e a sua promessa de agilidade. Observaremos data warehouses e data lakes independentemente e a combinação destes na moderna arquitetura de dados. Isto tudo abre caminho para mais um passo na convergência de soluções e os primeiros esboços de arquitetura Lakehouse de plataforma única para persistência, integração, visualização e ciência de dados. Apresentaremos o que é Lakehouse, suas características e possibilidades de adoção bem como alternativas de solução.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Como automatizar a criação de recursos de banco de dados no Azure

Tiago Crespi

Imagine um ambiente de teste que precise ser recriado diariamente que este tenha diversos recursos. Venha aprender a automatizar a criação de recursos no Azure.

14:40 às 15:15

Arquitetura Sustentável - Transformando uma arquitetura monolítica em uma arquitetura modular

Luís Rúdi Afonso Silva

A maioria das grandes companhias possui um cenário monolítico, bastante segmentado e, mesmo com a aplicação das boas práticas de normalização, engessado. Isso acaba dificultando a integração das plataformas sistêmicas, sobrecarregando a digitalização das jornadas e minando a capacidade analítica durante o refinamento dos dados. A solução para esses problemas é trabalhar com uma arquitetura sustentável. Nessa apresentação, vou comentar sobre o caminho para uma revolução na arquitetura de dados que permita a evolução das organizações para um contexto modular, reaproveitável e que acelere a transformação digital.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Más Práticas no SQL Server - Tudo o que você NÃO deve fazer

Jessica de Lima / Dirceu Resende

Nessa apresentação, iremos demonstrar práticas ruins e erros comuns que as pessoas cometem ao utilizar o SQL Server, e os motivos e solução para cada um dos problemas abordados durante a palestra.

16:25 às 17:00

LGPD - Como implantar na prática

Patricia Castro

Apresentação sobre LGPD com um olhar crítico de dados e na prática. Como controlar as iniciativas de forma ágil. Dicas de organização de um comitê. Exemplos para o time de dados das situações onde uma arquitetura de Dados pode se tornar uma vulnerabilidade perante a lei. E como corrigir de forma simples.

17:05 às 18:00

Segurança de Dados e a LGPD

Patricia Castro / Paula Antunes / Raissa Moura
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha ARQUITETURA DE DADOS


Patrocinadores